6 cursos de gestão para quem quer iniciar uma carreira de sucesso

Postado em 17 de dez de 2020
Loading...

A decisão de escolher um curso de ensino superior envolve diversos fatores: área de interesse, aptidões, mercado de trabalho, acesso a universidades, concorrência, mensalidades, entre outros motivos.  Uma área bastante interessante para iniciar a carreira é a de gestão. Você conhece os cursos de gestão disponíveis? 

Os cursos focados em gestão, estimulam uma visão multidisciplinar das organizações, diferencial que garante mais oportunidades de trabalho em pequenas e grandes cidades. Além disso, são graduações do tipo tecnológicas, com menor tempo de duração e ainda estão disponíveis no formato a distância! 

Essa modalidade de ensino foi desenvolvida justamente para ser um grande facilitador e democratizar o acesso ao diploma. O EAD oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, as mensalidades cabem no bolso e os horários para estudo são flexíveis. 

Continue a leitura e conheça algumas opções em cursos de gestão EAD e entenda por que são excelentes escolhas para iniciar a carreira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que escolher um curso de gestão para iniciar a carreira? 

Toda empresa de pequeno, médio e grande porte, seja ela pública ou privada, necessita de profissionais qualificados e com visão multidisciplinar, para gerir departamentos e processos da organização. 

Os cursos na área de gestão são opções interessantíssimas para quem busca iniciar carreira em uma área com alta empregabilidade e garantia de demanda futura. Conheça alguns dos benefícios. 

Curta duração 

Muitos cursos de gestão podem ser encontrados na modalidade tecnólogo. Formato em que a graduação tem uma duração menor, a conclusão acontece em 2 ou 3 anos. Para que isso aconteça, a grade curricular é adaptada com diversas disciplinas e atividades práticas, o que torna os cursos dinâmicos e atuais. 

A metodologia de ensino dos cursos tecnológicos, permite a aplicação direta dos estudos no ambiente corporativo. Um excelente diferencial para o mercado de trabalho, até mesmo para quem não possui muita experiência em áreas administrativas.

🔵Leia também: Conheça os tipos de bolsas de estudo parcial e integral para começar sua faculdade

Alta demanda no mercado de trabalho

Uma rápida pesquisa na internet, é o suficiente para entender a alta empregabilidade que a graduação em cursos de gestão oferece. As empresas buscam cada vez mais por profissionais capacitados em otimizar processos, melhorar as relações humanas e enxergar as oportunidades no mercado. 

Todos os setores de uma empresa precisam de um gestor preparado para resolver conflitos, organizar fluxos e promover o bem estar entre os colaboradores. Esta necessidade, faz do profissional em gestão uma peça chave para o sucesso da organização. 

Essa procura tem um preço. Devido a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho, as empresas apostam em boas remunerações para atrair gestores que tenham interesse em integrar seu quadro de colaboradores. 

Uma pesquisa realizada pelo Guia de Profissões e Salários da Catho, mostra que diversos empregos para formados em cursos tecnólogos da área da gestão oferecem salários acima de R$ 4 mil. São eles: Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos. 

Possibilidade de especialização

Os cursos de gestão são atrativos por terem curta duração, mensalidades que cabem no bolso e diploma de nível superior, o que permite a continuidade dos estudos através de pós-graduação e demais especializações. 

Como escolher uma faculdade EAD

6 cursos de gestão para você

Agora que já sabe as principais vantagens em optar por um graduação na área de gestão, conheça 6 carreiras que você pode seguir: 

1. Gestão Comercial 

A formação em Gestão Comercial EAD permite que o profissional desenvolva estratégias comerciais e incentive equipes de trabalho, além de ser uma oportunidade para conquistar o sonho do ensino superior e atrair novos negócios para as organizações. 

A grade curricular do curso de Gestão Comercial, é composta por atividades específicas e focadas na formação técnica. Disciplinas como empreendedorismo, negociação, gestão de vendas, marketing, planejamento estratégico, pesquisa de mercados, finanças, orçamentos entre outras, capacitam os alunos  e possibilita a aplicação do conhecimento adquirido na prática no ambiente corporativo. 

O curso capacita o profissional em Gestão Comercial para organizar departamentos, aplicar estratégias, auxiliar em pesquisas de mercado e concorrência, além desenvolver as habilidades com vendas, técnicas e metas. 

As oportunidades de trabalho para os profissionais com formação em Gestão Comercial, são encontradas em qualquer empresa que faça operações de compra e vendas, tais como:  indústrias de diversos setores, escritórios de representação, bancos , cooperativas de crédito, administração de shopping e demais empresas com departamento comercial.

O curso EAD em Gestão Comercial é ideal para quem tem facilidade em comunicação, gosta de negociar e também de atrair novas oportunidades para as organizações. 

2. Gestão da Produção Industrial 

O curso EAD de Gestão da Produção Industrial tem o objetivo de formar profissionais qualificados, aptos para otimizar processos dentro de uma indústria, antecipar problemas, pensar em estratégias, além de desenvolver visão de negócios e oportunidades. 

Disciplinas como administração da produção, planejamento estratégico e empreendedorismo, gestão de projetos, gestão e inovação, administração financeira, métodos de produção, logística e cadeia de suprimentos, controle e automação, entre outras matérias específicas relacionadas ao curso. 

Após a formação, o profissional pode atuar em organizações industriais como analista de operações industriais, analista de produção, analista de operação e manutenção e analista de custos. 

3. Gestão de Recursos Humanos

Por mais tecnológica que seja uma empresa, ela sempre vai depender do trabalho e dedicação de pessoas para garantir o seu funcionamento. E se você tem facilidade em lidar com pessoas e sonha em contribuir com o desenvolvimento de carreiras promissoras, então saiba que o curso EAD em Gestão de Recursos Humanos é a opção perfeita para o seu perfil. 

A graduação a distância em Recursos Humanos tem o objetivo de formar profissionais capazes de estimular as pessoas que compõem uma organização e identificar seus pontos fortes. Após a formação, o profissional pode gerenciar planos de carreira, analisar estratégias institucionais e desenvolver planos operacionais que envolvem recrutamento, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. 

A grade curricular do curso é composta por matérias como desenvolvimento humano e organizacional, direito do trabalho, gestão e desempenho de carreiras, rotinas de pessoal, planejamento estratégico dentre outras. 

O mercado de trabalho para os gestores em recursos humanos é aquecido. Por ser um departamento indispensável nas organizações públicas e privadas de qualquer setor, a demanda por profissionais qualificados na área cresce a cada dia e paga bem

Após a formação, o profissional formado no curso de gestão de Recursos Humanos pode atuar com consultoria, recrutamento e seleção de pessoas, programas de treinamento e desenvolvimento de equipes, avaliação e elaboração de estratégias, controle do clima organizacional, gestão do pessoal e demais burocracias que envolvem essas atividades.

4. Gestão do Agronegócio 

O curso de Gestão do Agronegócio EAD é perfeito para quem tem interesse em processos e suas otimizações na agricultura ou pecuária. O profissional com formação na área desenvolve as competências necessárias para desenvolver planejamentos de produção, cultivo, distribuição e exportação dos produtos. 

Ao longo dos 3 anos de curso, a grade curricular aborda temas relacionados a cadeias produtivas do agronegócio, fundamentos da extensão rural, políticas públicas para o agro, meio ambiente, marketing, empreendedorismo entre outras disciplinas. 

E se a economia de sua cidade ou arredores for relacionada a atividades agrícolas, o curso em Gestão de Agronegócio é a opção que vai de deixar por dentro das novas tecnologias do setor.

O mercado de trabalho para o profissional formado é aquecido, afinal, a humanidade precisa de energia, nutrientes, vitaminas e proteínas para sobreviver. O nosso alimento, roupas e combustível depende do campo, clima e de profissionais qualificados para lidar com esses recursos.  

5. Gestão Financeira

O curso a distância em Gestão Financeira é o primeiro passo para ter uma carreira no mundo das finanças. E se você tem perfil analítico, gosta de números e tem interesse em trabalhar no mercado financeiro, esta é a graduação perfeita para você.

Toda organização, independentemente de seu tamanho e segmento, precisa de um profissional capacitado e de confiança para cuidar das finanças, fluxo de caixa, livros contábeis, controladoria e investimentos. 

O  curso possui uma grade curricular composta por matérias que estimulam as habilidades lógicas do aluno, formando profissionais seguros para tomar decisões e com visão multidisciplinar para gerir o financeiro de empresas. 

Ao longo dos 3 anos de curso, disciplinas como matemática financeira, investimentos, mercado de capitais, economia, gestão de crédito, diagnóstico organizacional, cobrança de riscos, compõem os estudos. 

Após a formação, as oportunidades são encontradas em indústrias de todos os setores, fábricas, escritórios administrativos, supermercados, administração de shopping, restaurante, bancos, corretoras e demais negócios que tenham transações em dinheiro.

6. Gestão Pública 

O curso de graduação em Gestão Pública EAD tem o objetivo de formar servidores públicos de alta performance, capazes de fazer a diferença na vida da população. E se você é organizado e tem interesse em assuntos que envolvam legislação e políticas públicas, este pode ser o curso que procura. 

O profissional com formação em Gestão Pública EAD, desenvolve competências em assuntos relacionados a processos de gestão, planejamento, técnicas de negociação, gestão de pessoas, recursos e materiais, gestão do estado, princípios de ética, direitos humanos e diversidade, funcionamento de políticas públicas e uma série de especificidades do campo público. 

Após a formação, este profissional vai encontrar oportunidades de trabalho em instituições públicas, onde é possível garantir sua vaga por meio de concursos, cargos de comissionados e processo seletivos. 

Nesta área, é possível ser um servidor público a nível municipal, estadual, federal e nos três poderes: legislativo, judiciário, executivo e também nos demais órgãos relacionados ao Estado. 

E em instituições privadas, nas empresas que participam de licitações, nas organizações da sociedade civil, entidades filantrópicas e na captação e na administração de recursos públicos. 

Perfil do profissional de gestão

Um bom gestor, é o profissional que desenvolveu as competências necessárias para se automotivar e extrair o melhor dos integrantes de uma equipe. Desta forma, o resultado pelo bom trabalho é uma consequência. O perfil deste profissional, geralmente é composto pelos 4 pilares aa seguir.

Comunicação

O diálogo é a base de todo relacionamento. O mesmo se replica para o ambiente corporativo. A comunicação com a equipe precisa ser clara, para que todos entendam o que precisa ser feito. 

Lembre-se de ser o mais claro possível sobre as metas, ações e prioridades de trabalho. É importante não deixar espaço para mal entendidos.  

Liderança e trabalho em equipe

O primeiro passo para ser um bom líder, é reconhecer que nem sempre terá todas as respostas para solucionar os problemas e confiar na capacidade de sua equipe. O trabalho em toda organização é coletivo, saber sincronizar todos os profissionais, identificar e estimular o melhor de cada um deles, é uma habilidade que cabe ao gestor.

É importante também sempre lembrar que a responsabilidade de um trabalho em equipe não deve ser direcionada a um único profissional, afinal, os projetos precisam do envolvimento e profissionalismo de todos os participantes do processo.

Proatividade

A proatividade é a característica dos profissionais que se esforçam para que algo aconteça sem imprevistos. As pessoas que possuem essa habilidade, conseguem antecipar possíveis problemas e consequências, tendo sempre um plano B e C para solucionar possíveis inconvenientes. 

Visão estratégica 

A bagagem multidisciplinar da graduação em cursos de gestão, somado a objetivos bem definidos, visão de mercado, equipe engajada e ação, é a combinação da alta performance. 

Estude o cenário que a organização compete, pesquise por soluções e esteja sempre atento a feedback. O mercado não perdoa os desatentos.

🔵Leia também: O que faz um administrador de empresas

Onde fazer cursos de gestão? 

Na hora de procurar o curso de graduação em gestão que mais combina com você, pesquise por universidades de tradição e com boas referências, analise se a grade curricular atende as necessidades do mercado que pretende atuar e se tiver alguma dúvida, além das informações encontradas em pesquisas, entre em contato com a condenação do curso. 

Outro ponto muito importante, é verificar se a instituição em questão é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esse credenciamento garante a validade de seu diploma em todo o território nacional, além de certificar que a universidade cumpre com as exigências necessárias. A consulta é gratuita e você pode fazer online.  

Estude a distância

Os cursos EAD não devem ser resumidos apenas como uma alternativa para quem não pode estudar na modalidade presencial. A modalidade a distância possibilita a adequação dos estudos a qualquer rotina, inclusive a sua.

Tudo acontece pela plataforma de ensino a distância fornecido pela instituição: as aulas, acesso a apostilas, vídeos, atividades, chat e fórum com os colegas de turma, suporte de tutores, pagamento de mensalidades, acompanhamento de boletim, entre outras funcionalidades. 

Agora que você conhece boas opções de cursos na área de gestão, suas respectivas grades curriculares, o mercado de trabalho e o perfil de um bom líder, chegou a hora de escolher o curso que mais te chamou atenção. 

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!