7 sinais de um ambiente de trabalho tóxico para ficar alerta

Postado em 2 de ago de 2022
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Você não se sente à vontade em seu ambiente de trabalho? Tem medo constante de errar? Não consegue se sentir seguro em seu cargo? Talvez você esteja em um ambiente de trabalho tóxico.

Um ambiente de trabalho tóxico mina, gradualmente, toda a criatividade e motivação dos colaboradores, além de diminuir a produtividade e criar um clima de competitividade e medo.

Trabalhar em um ambiente como esse pode trazer diversas consequências para a saúde mental, como: insegurança quanto ao trabalho feito, sensação de incapacidade, ansiedade relacionada ao período de trabalho, cansaço mental constante, burnout ou outras doenças relacionadas ao trabalho, medo de falar suas ideias e opiniões, em todos os âmbitos da vida, entre outros.

Mas como saber se está em um ambiente tóxico? E o que fazer nesses casos? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

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7 sinais de que você está em um ambiente de trabalho tóxico

Veja, a seguir, sete sinais que podem indicar que se está em um ambiente de trabalho tóxico e o que pode ser feito para driblar esse problema:

1. Seu gestor microgerencia suas atividades

Uma das práticas que mais leva ao ambiente de trabalho tóxico é o microgerenciamento de atividades. Isso acontece quando um gestor quer fazer parte de todo processo da equipe, por menor que seja.

É quando ele quer acompanhar todas as tarefas, reuniões, atividades, verificar todos os relatórios ou estar copiado em todos os e-mails. Esse microgerenciamento cria uma sensação de vigilância sobre os colaboradores e resulta em falta de confiança.

Com o tempo, todos passam a se sentir inseguros e incapazes em suas carreiras, além do trabalho ficar mais lento e muito menos produtivo.

2. Você sente que não pode pedir o que precisa para realizar seu trabalho

Outro sinal de que o ambiente de trabalho não está dos melhores é o receio de solicitar algo necessário para realizar suas atividades. É o medo de cobrar um relatório do seu superior ou de solicitar aquele documento que está com prazo apertado.

Isso porque se entende que, ao fazer isso, terá consequências, como ouvir um comentário grosseiro na frente do resto da equipe ou, até mesmo, de ser mandado embora.

Situações como essas fazem o colaborador acreditar que seu emprego é frágil e que pode perdê-lo a qualquer momento, criando uma sensação de desvalorização e incapacidade.

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3. Nem você nem seus colegas se posicionam em reuniões

O medo de se posicionar pode surgir em alguns momentos de maneira natural, como em reuniões muito importantes. Porém, quando mesmo conversas mais simples são acompanhadas por esse medo, você está em um ambiente de trabalho tóxico.

Isso porque reuniões são, de maneira geral, um espaço de troca.

E, se mesmo respeitando o que outras pessoas falam, vocês e seus colegas não são respeitados ao se posicionarem, isso indica que suas ideias não são bem-vindas.

O que acontece é que, aos poucos, os colaboradores simplesmente deixam de dar suas ideias por acreditarem que não são boas o suficiente. Além disso, sentem-se incapazes.

4. Os colaboradores só criticam uns aos outros

Estar em um ambiente de competitividade e julgamento o tempo todo nos deixa sempre em alerta e cria uma sensação de medo e vergonha. Lentamente, as relações sociais se desmancham e o indivíduo perde sua confiança pessoal e profissional.

Não precisa nem dizer o quanto isso diminui a produtividade de maneira geral e cria uma sensação de inadequação e incapacidade em todos. Assim, o trabalho em equipe fica impossível de ser feito e nenhum projeto sai do papel, no final das contas.

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5. Seu humor oscila fora do trabalho

Um ótimo termômetro para entender se você sente que seu ambiente de trabalho é tóxico é sua variação de humor. Se você sente mau humor e tem pensamentos negativos no seu trabalho, pode ser que algo esteja errado.

Essas sensações são consequências de que o ambiente incentiva competitividade e julgamento e, por isso, leva a comportamentos negativos e individualistas dentro da empresa.

6. Você sente que precisa estar disponível o tempo todo

Essa é uma sensação que se tornou muito comum com o trabalho remoto combinado com o microgerenciamento. Isso porque, trabalhando de longe, muitos gestores querem “vigiar” seus colaboradores, sabendo o que estão fazendo a todo momento.

O colaborador, por sua vez, fica com a sensação de que, se não responder aos chamados no mesmo segundo, seu gestor vai pensar que ele não está trabalhando, levando a possibilidade de uma demissão.

Essa sensação leva o indivíduo a considerar seu emprego como algo frágil e inseguro, aumentando sua ansiedade para entregas. Porém, com o ambiente tóxico, fazer isso se torna mais difícil, tornando a vida profissional angustiante.

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7. Há alta rotatividade na empresa

A alta rotatividade de colaboradores em uma empresa, seja por demissões ou pedidos de desligamento, é uma das métricas mais importantes para entender se está em um ambiente de trabalho tóxico.

Alta rotatividade pode mostrar uma insegurança do gestor, que desliga todos os que não correspondem com seu microgerenciamento.

Ou que o ambiente é tão tóxico que todos saem assim que encontram outra oportunidade (e já estão com o currículo pronto para isso!).

Contornando o ambiente tóxico com habilidades comportamentais

Contornar esses problemas dentro do ambiente de trabalho pode ser um desafio, mas algumas atitudes podem transformar o local tanto para você quanto para seus colegas de trabalho.

Muitas vezes o ambiente de trabalho tóxico foi acontecendo gradualmente e os colaboradores se veem imersos, sem saber o que fazer. Porém, habilidades comportamentais bem desenvolvidas podem ajudar a todos.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é visto hoje como um dos pontos principais de uma boa gestão. Por isso, uma dica importante é desenvolver as suas competências de trabalho em equipe e liderança.

Dessa forma, você consegue identificar um ambiente de trabalho tóxico mais rápido e consegue pensar em maneiras de contornar o problema.

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Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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