Enem

Como começar um parágrafo de desenvolvimento [Redação do Enem]

Por Redação   | 

 Tag: Enem

Você sabe como começar um parágrafo de desenvolvimento da sua redação do Enem? 

Essa é uma dúvida muito comum para os candidatos, pois a parte do desenvolvimento é a mais importante em uma redação e precisa estar coesa e coerente com a introdução e a conclusão.

Para entender como começar um parágrafo de desenvolvimento e construir uma boa argumentação, acompanhe o material que preparamos para você!

Você vai conferir:

A estrutura da redação dissertativa argumentativa
Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação
Expressões para usar no desenvolvimento da redação

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

A estrutura da redação dissertativa argumentativa 

A redação do Enem precisa ser construída em forma de texto dissertativo-argumentativo. 

Um texto dissertativo-argumentativo nada mais é do que um conteúdo que conta com teses para resolver um problema específico (que é definido pela prova).

É escrito em prosa, ou seja, em “linha corrida”.

Também precisa ser feito dentro das normas cultas da língua portuguesa, considerando as regras de gramática e ortografia, e conta com regras de número mínimo e máximo de linhas, que também será informado junto com as instruções para fazer a redação.

Um ponto importante é a coesão e coerência do texto, que é construída tanto a partir das expressões utilizadas na escrita quanto também na maneira que suas ideias são escritas.

Sabendo isso, veja qual é a estrutura padrão esperada pelo Enem para que sua redação seja aceita e bem avaliada - garantindo uma ótima vaga no ensino superior! 

Introdução (1 parágrafo de 5 linhas) 

A introdução é a primeira informação do texto e, por isso, é nesse momento que o candidato precisa contextualizar o tema e já apresentar as teses que serão defendidas durante o desenvolvimento.

Definir quais serão essas teses é, na verdade, o primeiro passo, antes mesmo de começar a escrever.  

Desenvolvimento (2 a 3 parágrafos de 5 a 7 linhas) 

O desenvolvimento, sem dúvidas, é a parte mais importante de um texto dissertativo-argumentativo, pois é nesse espaço que o candidato irá explicar suas teses.

Ou seja, é nos parágrafos de desenvolvimento que a ideia de solução é explicada de fato.

Por isso, esse passo merece uma atenção maior do candidato, já que é aqui que vai conseguir mostrar seus conhecimentos de maneira mais abrangente.

Como veremos no próximo tópico, algumas dicas podem ajudar você na hora de escrever seu desenvolvimento e também a começar esses parágrafos.

As frases iniciais dos parágrafos de desenvolvimento são muito importantes, pois são responsáveis pela coesão textual e pela conexão entre as ideias, como veremos a seguir.  

Conclusão (1 parágrafo de 5 linhas) 

A conclusão é o fechamento do texto, não precisa ser algo longo. O intuito aqui é dar um “resumo” do que foi falado anteriormente.

É interessante pensar nas seguintes informações: ações sugeridas, quem seria responsável por elas, quais seriam seus efeitos e como isso será feito.  

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação 

Como foi possível notar, o desenvolvimento é a parte mais importante da redação do Enem, o que faz com que muita gente ache sua escrita difícil. Para saber o que escrever no desenvolvimento, é só voltar no planejamento do texto.

Para cada tese que você definiu como solução para o problema apresentado, busque entender porque você pensa que aquilo é uma solução.

Veja também quais informações dos textos de apoio (motivadores) podem ser utilizadas como forma de embasar sua ideia.

Assim, cada tese que você pensou se torna um parágrafo diferente no desenvolvimento.

Para construir esses parágrafos de desenvolvimento você precisa: 

  • deixar claro de qual “parte” do problema você está falando; 
  • colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese); 
  • explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Lembre-se que os parágrafos de desenvolvimento precisam fazer sentido entre si. Isso quer dizer que: 

  • a ideia de um não pode contradizer a anterior, apenas se realmente for esse o objetivo (cuidado com os conectivos utilizados); 
  • as ideias precisam estar coerentes entre si e fazerem sentido dentro da ideia geral; 
  • busque argumentos e embasamentos relacionados, mas indicar que suas teses podem ser trabalhadas juntas para solucionar um problema.

Escrever bem é uma questão de prática e, por isso, a dica mesmo é treinar cada vez mais para conseguir se acostumar com o formato e encontrar as melhores construções para sua maneira de escrever.

Outro ponto muito importante é treinar a interpretação textual a fim de conseguir entender de fato qual o tema abordado (amplo) e qual problema está sendo discutido de fato (específico).

Para isso, uma boa dica é praticar a leitura de diferentes tipos de texto, desde informativos até de ficção. Isso faz com que o cérebro se esforce cada vez mais e seja treinado para atender diferentes estilos. 

Expressões para usar no desenvolvimento da redação 

Como vimos, os parágrafos de desenvolvimento são os mais importantes de uma redação de Enem e precisam, antes de tudo, ter coerência e coesão entre si.

Isso quer dizer que as ideias precisam ser complementares, sem que um parágrafo “negue” ou contradiga o anterior, por exemplo.

Além disso, outro ponto muito importante é o uso dos conectivos.

Saber utilizar as expressões corretamente na hora de fazer a redação contribui para que o texto fique mais fluido e coeso.

Veja algumas das principais expressões para começar seu parágrafo de desenvolvimento da redação do Enem!

  • Alguns argumentam que...   
  • Além disso... 
  • Isso sem contar que... 
  • Outros, porém, ...  
  • Os registros históricos de ___ e _____ indicam que…
  • Em consequência disso, é possível notar que…
  • Dentre as razões que levaram _____, é possível destacar…
  • A partir dessa ideia, é possível considerar que… 
  • Outro fator existente ... 
  • Da mesma forma,...
  • Outra preocupação constante... 
  • Ainda convém lembrar... 
  • Por outro lado... 
  • Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto...

A redação do enem é um dos pontos principais e mais relevantes da pontuação do candidato e, por isso, é essencial que ele estude sobre as melhores maneiras de criar uma boa redação!

Agora que você já sabe como começar um parágrafo de desenvolvimento na redação, veja um guia para estudar para outras seções do Enem!

Leia também:

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.