Ensino Superior

Como funciona o vestibular online?

Por Redação   | 

 Tag: Ensino Superior

Quer começar uma faculdade em breve, mas não sabe o que é necessário para retomar seus estudos?

Saiba que essa dúvida é muito frequente, e por isso vamos explicar aqui nesse texto uma forma simples, segura e que permitirá você começar um curso superior antes que imagina.

Já ouviu falar no vestibular online?

Ao longo deste artigo, vamos explicar em detalhes como funciona esse tipo de processo seletivo para os cursos EAD e semipresenciais da FAESA.

Ao final do texto, você saberá o que é necessário para ser aprovado no vestibular ainda hoje e dar início a uma nova trajetória.

Nunca foi tão simples e rápido ingressar no curso dos seus sonhos, e é isso que vamos mostrar nos próximos parágrafos.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é vestibular online?

O vestibular online é um processo seletivo similar ao que ocorre de forma presencial, porém com a diferença de que o estudante faz a prova na internet.

Existem diferentes formas de fazer um vestibular online.

Em muitos casos, o estudante vai até um local determinado pela instituição de ensino e faz a prova num computador pré-definido e preparado para a prova.

Outra maneira é o vestibulando prestar a prova diretamente de casa, a partir do seu próprio computador.

O que varia é a abordagem e a maneira como as questões são colocadas para o estudante.

No caso de quem faz o vestibular online em casa, muitas vezes a prova consiste numa redação, que irá testar o nível de escrita, português e argumentação de um candidato antes de entrar na faculdade.

>>> Como começar a estudar: veja como se organizar para a faculdade

Como é o vestibular online da FAESA?

Quem opta por fazer um vestibular online para os cursos EAD e semipresenciais da FAESA, o processo seletivo é muito simples.

Basta o estudante fazer uma inscrição no site da instituição e aguardar um e-mail com as instruções para a prova.

A seleção, neste caso, ocorre através de uma redação, na qual o aluno precisa explicar os motivos pelos quais quer ingressar em um dos cursos a distância da FAESA.

Após concluir o texto, o estudante envia a redação para a avaliação da instituição.

Se aprovado, estará apto a fazer a matrícula.

Tudo de forma online, rápida, segura e sem burocracia.

Outra vantagem de quem faz o vestibular online é a possibilidade de realizar a prova de forma flexível, dentro do seu tempo.

Nossa dica aqui é escolher um horário no qual esteja relaxado e descrever com calma o porquê de querer entrar na faculdade.

Dessa maneira, o texto ficará mais claro e de fácil compreensão.

Para quais os cursos posso prestar o vestibular online?

Atualmente, a FAESA oferece mais de 20 cursos entre EAD e graduações semipresenciais.

Para todos eles, é possível ingressar por meio do vestibular on-line.

Confira a lista de cursos disponíveis e suas respectivas durações:

estudante EAD

E se eu passar no vestibular online, como são as aulas?

Após a aprovação no vestibular online, o estudante terá dois formatos de aula.

Se tiver escolhido um curso EAD, as aulas acontecem por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), uma plataforma online na qual ficam armazenados todos os materiais necessários para estudar, como livros, apostilas, videoaulas, infográficos e exercícios.

No caso de o estudante ter sido aprovado em um curso semipresencial, o formato de ensino é híbrido. As aulas acontecem de forma virtual, no AVA, alternando com encontros presenciais, na instituição.

Tanto no semipresencial quanto no EAD, as provas acontecem de forma presencial, no polo escolhido pelo estudante no momento da matrícula.

Vale a pena fazer uma graduação EAD?

O EAD permitiu a ampliação do acesso ao ensino superior, e a maior prova disso é que, atualmente existem mais vagas para cursos a distância do que para presenciais, nas instituições particulares do Brasil.

Um dos motivos para esse aumento é a flexibilidade para estudar.

Uma pessoa que faz faculdade a distância consegue definir uma rotina de estudos que o permita conciliar a graduação com as atividades do trabalho e vida pessoal.

Provavelmente você conhece alguém que em algum momento precisou escolher entre estudar e trabalhar, por conta do conflito de horários.

Nos cursos EAD, isso não acontece. Esse, aliás, é um fator que tem motivado milhares de pessoas a retornarem aos estudos ou até fazerem a segunda graduação, em busca de novas oportunidades profissionais.

No entanto, antes de ingressar numa faculdade a distância, é importante que o estudante entenda a necessidade de dedicação – em alguns casos, até maior do que num curso presencial, uma vez que é o próprio aluno quem estabelece seu cronograma de estudos.

Ter disciplina, organização e foco são quase pré-requisitos para conseguir bons resultados estudando de forma remota, online.

Vantagens de um curso EAD

Atualmente, quem se forma num curso a distância recebe um diploma equivalente ao de uma graduação presencial, sem diferenças entre as duas modalidades.

Isso garante que o profissional que fez uma graduação EAD possa concorrer às mesmas vagas no mercado de trabalho.

Quem opta por uma formação a distância, também economiza, já que as mensalidades de cursos EAD costumam ser mais baratas do que as do ensino presencial.

Mas a economia não para por aí.

Estudando em casa, uma pessoa deixa de gastar em transportes, deslocamentos e também em alimentação.

Além disso, a flexibilidade e possibilidade de fazer as aulas quando e onde quiser é um diferencial importante e que é levado muito em conta na hora de escolher um curso.

O estudante que faz uma faculdade EAD na FAESA agrega ao currículo a formação em uma instituição com quase 50 anos de tradição e reconhecimento pelo ensino de qualidade.

3 Dicas para ter uma rotina produtiva estudando a distância

Fazer uma graduação requer uma série de cuidados e adaptações na rotina.

Separamos algumas dicas para que você possa aproveitar melhor o tempo.

  1. Tenha um local adequado para estudar: como você vai passar algumas horas do dia envolvido com os estudos, é recomendável escolher um lugar claro, arejado e de preferência silencioso. Para o estudo ser efetivo e dar resultado, é importante manter o foco e concentração
  2. Se afaste das redes sociais: sabe aquela espiadinha no que está acontecendo no Facebook ou no Instagram? Ela pode dispersar e comprometer a qualidade do que está aprendendo nas aulas remotas. Então, se puder, desligue o celular enquanto estiver estudando.
  3. Obedeça sua rotina de estudos: se você definiu que irá estudar todos os dias, das 19h às 21h, tente cumprir esse cronograma. Obviamente que imprevistos podem acontecer, mas o ideal é ser rigoroso com a rotina que você estabeleceu como ideal para se dedicar à faculdade. Isso o ajudará inclusive a se sentir como um real acadêmico, estudante universitário.

Conclusão

O ensino a distância oportunizou para milhões de pessoas a chance de fazer uma graduação de qualidade, sem a necessidade de sair de casa - em tempos de distanciamento social, isso é ainda mais importante.

As tecnologias de hoje permitem fazer o vestibular online diretamente de casa, com toda a comodidade possível.

Mas antes de participar de um processo seletivo, é importante que o estudante se certifique de que a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC, para evitar transtornos futuros.

Neste caso, temos uma boa notícia: a FAESA é reconhecida pelo Ministério da Educação e, mais do que isso, é uma das instituições de maior tradição na região, com quase meio século de história.

Uma pessoa com diploma universitário no Brasil costuma ganhar mais do que o dobro do que alguém que tenha apenas o ensino médio.

Se você sonha em se formar numa graduação e abrir novas portas profissionais, que tal começar fazendo o vestibular on-line?

Mas caso você já esteja estudando em outra instituição, é possível transferir para a FAESA sem processo seletivo, com desconto nas mensalidades.

Demais, né?

Confira mais detalhes em nosso site agora mesmo.

Um novo futuro é possível, e ele está mais perto do que você imagina.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.