Como criar uma rotina de estudos em 4 passos

Postado em 19 de jan de 2022
Loading...

Independente de qual seja seu objetivo, passar no vestibular, ir bem no Enem ou potencializar seu aprendizado na faculdade, uma boa rotina de estudos só tem a ajudar.

Por isso, neste artigo, reunimos dicas e um passo a passo de como criar uma rotina de estudos em quatro passos, um cronograma que funciona de acordo com suas possibilidades e necessidades. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que é importante ter uma rotina de estudos 

A rotina tem um papel fundamental na construção de aprendizados duradouros.

Isso ocorre porque nosso cérebro passa a reconhecer o estudo como um hábito, preparando-se para um ciclo de maior concentração.

Além disso, a rotina aumenta a produtividade dos estudos e cria uma constância de aprendizagem, que permite ao estudante perceber seu progresso ao longo do tempo, o que impacta na motivação e na autoconfiança.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Passo a passo de como criar uma rotina de estudos

E agora que você já conhece a importância de ter uma rotina, vamos ao passo a passo de como criar a sua. Confira abaixo:

Passo 1 - Identifique quanto tempo você tem disponível para estudar

O primeiro passo de como criar uma rotina de estudos é identificar quanto tempo você tem disponível para estudar e onde fica esse tempo na sua rotina já existente.

Para identificar, será preciso que você mapeie as atividades recorrentes que realiza (como trabalho, faculdade ou escola, transporte e atividades domésticas) e qual é o tempo utilizado em cada uma delas.

Tendo a quantidade de horas, e os momentos em que elas acontecem no calendário, em mãos, já é possível apontar quando você poderá encaixar os estudos.

Por exemplo, digamos que você é uma pessoa que trabalha em período integral e que pega uma horas de ônibus todos os dias para ir trabalhar.

Colocando no calendário os momentos que você dedica a cuidar da casa e cozinhar, percebe que sobrou um tempo livre de duas horas entre as 20h e 22h da noite todos os dias da semana.

Se você quiser criar uma rotina de estudos, pode usar esse intervalo como momento de estudo.

Passo 2 - Marque esse intervalo de estudo como compromisso

Depois de identificar o momento da sua rotina que pode ser utilizado para estudar, é importante que você marque esse intervalo como compromisso. Ou seja, é importante que você bloqueie o seu calendário, nesse intervalo de tempo, de qualquer outra coisa que não seja o estudo.

Dessa forma, você vai estar delimitando um momento do dia que deverá ser usado para estudar. Assim como você delimita o tempo que dedica ao transporte até o trabalho e o trabalho em si.

A ideia é que você veja esse intervalo de tempo como um compromisso, e não como escolha. Isso facilita que você crie o hábito de estudar todos os dias nesse horário.

Passo 3 - Defina o que você vai estudar

Agora que você já identificou seu horário de estudo e já marcou na agenda esse compromisso com você mesmo, é preciso definir o que você vai estudar.

Esse é um passo importante porque dá mais importância ao momento. Imagine você sentar para estudar no horário estipulado sem ter certeza do assunto? As chances de você se distrair ou decidir fazer outra coisa enquanto decide são grandes.

Então, é preciso montar uma planilha de estudos.

As planilhas de estudos são cronogramas de assuntos e matérias que você precisa estudar distribuídas no seu período disponível. Por exemplo, se você precisa estudar para o Enem, pode selecionar os conteúdos que mais tem dificuldade e espalhá-los nos dias da semana.

Ficaria, mais ou menos, assim:

 

  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

19h - 20h

         
20h - 21h Figuras de linguagem Análise combinatória Análise combinatória tabela periódica tabela periódica
21h - 22h Figuras de linguagem Análise combinatória Análise combinatória tabela periódica tabela periódica
22h - 23h          

 

Ou seja, você seleciona todos os assuntos que quer estudar e estipula dias e horários para estudá-los. E caso você não saiba exatamente o que precisa estudar em cada dia, pode colocar como meta a revisão do que viu na faculdade naquela semana ou simulados.

O importante é ter um calendário de conteúdos para guiar a sua rotina.

Passo 4 - Persista na rotina para não desistir

Criar novos hábitos é muito difícil, especialmente se você já tem uma rotina atarefada.

Por isso, o último passo nesse guia de como criar uma rotina de estudos é persistir. Haverá momentos em que você vai querer desistir, momentos em que você vai duvidar do que está fazendo e até momentos em que você deixa a rotina de lado.

O importante é se lembrar do seu objetivo. Você não criou uma rotina de estudos apenas porque queria. Você criou porque precisava se aplicar nos estudos para chegar em um objetivo.

Então, seja persistente e insista, mesmo que a única coisa que você queira é desistir.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!