O que não pode faltar no seu currículo de assistente social

Postado em 19 de abr de 2021
Loading...

A área de Assistência Social é uma das mais importantes na sociedade atualmente, mas mesmo com tamanha importância, saber valorizar seu currículo de assistente social é imprescindível para conseguir um bom cargo.

Montar um currículo de qualidade é, por si só, um desafio para muitas pessoas, já que a trajetória e carreira de cada pessoa é única.

Se você fez curso de Serviço Social e está em busca do seu primeiro emprego ou quer crescer cada vez mais nessa carreira, veja o que não pode faltar no seu currículo de Assistente Social!

Você vai conferir:

 

 

A estrutura de um currículo de assistente social 

Todo currículo apresenta uma estrutura base que precisa ser utilizada. A estrutura base de um currículo conta com as seguintes informações:

  • Dados pessoais: é sua identificação. Coloque seu nome, dados de contato e a cidade onde mora. Se for em cidades muito grandes, vale a pena colocar o bairro também.  
  • Objetivo: frase curta para indicar qual a vaga está se candidatando.  
  • Descrição: precisa ser objetiva, falando sobre suas principais qualidades como profissional e como pessoa. Faça isso de acordo com o que a vaga pede, mas seja sincero e verdadeiro. Colocar também informações sobre perfil comportamental, como ter uma boa comunicação, ser organizado, etc, é uma boa escolha.
  • Formação acadêmica: coloque o nome do curso, a instituição e as datas de início e finalização. Organize sempre da sua formação mais recente para a mais antiga. É também aqui que coloca-se os cursos de pós-graduação. Os cursos livres são colocados em outro local;
  • Experiências profissionais: hora de listar suas experiências, explicando brevemente o que fazia em cada uma delas. Neste caso, é interessante descrever de acordo com o que é mais esperado para a vaga que deseja. Colocar a mais recente primeiro.  
  • Diferenciais: hora de mostrar o que você tem de diferente. Aqui você pode colocar cursos livres, trabalhos voluntários, projetos que participa, assuntos que domina (como outras línguas), soft skills (habilidades comportamentais) e o que mais for um diferencial para sua carreira.

A partir dessa estrutura de base você consegue inserir suas informações mais relevantes e, assim, tornar seu currículo mais atraente.

Lembre-se que o currículo precisa ser claro, objetivo e trazer as informações mais relevantes da sua trajetória como assistente social.

Se está em busca de seu primeiro emprego na área e não tem experiência para indicar no currículo, a dica é focar em suas atividades extracurriculares, cursos livres e outras informações relacionadas à carreira.  

Lembre-se também de colocar na descrição e no objetivo do currículo que está em busca de sua primeira oportunidade na área.

Isso será o suficiente para o recrutador entender por que seu currículo não conta com atividades na área.  

🔵 Leia também: Como fazer um bom currículo para chamar a atenção dos recrutadores

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que não pode faltar no currículo de assistente social 

A área de Serviço Social envolve muito mais do que o conhecimento técnico no assunto.

Por isso, um dos pontos mais importantes de um bom currículo de assistente social é mostrar o que você faz, na prática.

Entre as informações que não podem faltar no seu currículo de assistente social, estão: 

  • a lista de atividades que já exerceu; 
  • trabalhos voluntários que participa; 
  • atividades extracurriculares que realizou;
  • cursos livres e de aperfeiçoamento; 
  • curso de especialização ou pós-graduação; 
  • seus conhecimentos além da área (outras línguas, etc.); 
  • suas soft skills (habilidades comportamentais); 
  • detalhar as funções exercidas;
  • sua pretensão salarial (caso seja solicitado).

Porém, três tipos de informações são principais e merecem atenção redobrada na hora de escrever seu currículo de assistente social. Veja a seguir. 

🔵 Leia também: O que escrever no e-mail para envio de currículo? Descubra aqui!

Suas funções

Se já trabalha na área, é preciso descrever suas atividades em cada emprego, focando em informações como: função principal, pessoas atendidas, burocracias realizadas, como contribuía com o trabalho, entre outras informações.  

Nessa parte, tente focar nas funções que mais contribuíram com o trabalho e diversificar o que está escrito em cada experiência.

Por exemplo, se você já disse que trabalhou com burocracias em um deles, foque em outras habilidades em um próximo.  

🔵 Leia também: 6 aplicativos para currículo: monte o seu pelo celular!

Projetos além do trabalho 

No caso de pessoas que estão buscando a primeira oportunidade, uma dica de ouro é participar de projetos sociais como voluntário.

Isso pode trazer a experiência que falta para você ser chamado para seu primeiro emprego.

O trabalho voluntário, de maneira geral, é muito bem visto pelos recrutadores e empresas.

No caso do assistente social, isso se torna ainda mais importante, pois serve também como experiência.  

🔵 Leia também: Modelo de currículo em inglês para concorrer a vagas fora do país!

Cursos e pós-graduação 

Um ponto muito importante para quem quer trilhar sua carreira no Serviço Social são os cursos de especialização e pós-graduação.

Isso porque, durante a faculdade, o estudante aprende sobre a profissão de maneira ampla, para estar preparado para diversas situações.

Porém, na prática o que acontece é que o assistente social acaba focando em um tipo de trabalho específico, com um público mais definido também (crianças, idosos, pessoas com vulnerabilidade financeira, etc.).

Nesse sentido, uma pós-graduação pode destacar muito o currículo do assistente social, pois mostra um interesse em continuar aprendendo e que ele tem um conhecimento específico, além do mais amplo.

Com essas dicas, as chances de você ser chamado para mais entrevistas de emprego e conseguir uma vaga que seja a sua cara dentro do Serviço Social aumentam muito.

🔵 Leia também: 4 textos prontos para enviar currículo por e-mail

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!