Mercado de Trabalho

O que não pode faltar no seu currículo de engenheiro

Por Redação   | 

 Tag: Mercado de Trabalho

Tentando uma vaga de engenharia em uma empresa?

Confira algumas dicas de como montar um currículo ideal e chamar a atenção dos recrutadores!

Aqui você vai ver:

  1. A estrutura ideal de um currículo
  2. O que colocar no currículo de engenheiro
  3. Como colocar no currículo o CREA
  4. Como fazer um currículo de recém-formado em engenharia
  5. Aplicativos de currículo para instalar no seu celular
  6. O EAD FAESA é a opção certa para quem sonha com a engenharia!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

A estrutura ideal de um currículo

Um bom currículo foca em ações e resultados. O estilo ideal ainda é em papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível.

Comece o currículo de engenheiro pelo cabeçalho. Ele deve conter apenas o básico para que os recrutadores possam te contatar. Inclua:

  • Nome completo;
  • Profissão;
  • Número de telefone;
  • Endereço de e-mail;
  • LinkedIn (se tiver).

Depois dividida seu currículo em 5 partes:

  1. Resumo profissional;
  2. Experiência laboral;
  3. Formação acadêmica;
  4. Habilidades;
  5. Informações adicionais.

Formatação desejada:

  • Fonte profissional, como Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho de letra 12 ou 11;
  • Margens iguais dos dois lados da folha;
  • Espaçamento 1,15;
  • Documento de uma página se você tiver pouca experiência laboral, ou no máximo duas páginas se tiver um histórico profissional robusto.

Para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente e experimente com itálicos, sublinhados, e negritos para destaque. Conclua exportando o documento no formato PDF, para não perder a formatação.

Uma dica importante é ser sincero e verdadeiro sempre, tanto no currículo como na entrevista de emprego. Isso porque a honestidade é uma das características imprescindíveis para se trabalhar em qualquer organização.

>>> O que falar em uma entrevista de emprego (e o que não falar)

O que colocar no currículo de engenheiro

Para a maior parte dos recrutadores, a seção de experiência laboral do currículo de engenheiro é decisiva na hora de escolher o candidato certo para a vaga. Se você tem trabalhos para colocar, liste-os de maneira cronológica invertida.

Comece listando o emprego atual (ou o último) já que ele é, provavelmente, o trabalho mais relevante para a vaga. Você não precisa listar todos os empregos. Se seu currículo passar de uma página, filtre pelos mais relevantes.

Para cada emprego, liste o título da posição, o nome da empresa, data de início e término e algumas conquistas ou responsabilidades no cargo. Sempre que possível, quantifique as conquistas com números.

É comum as empresas exigirem certificações nas informações inseridas no currículo, como uma maneira de comprovar que, de fato, você tem conhecimento sobre o assunto.

Entre essas certificações, existem algumas bastante vantajosas para o currículo do engenheiro e que valem a pena serem conferidas, como a Green Belt do programa Six Sigma.

Como colocar no currículo o CREA

Se você tem documentos profissionais como CREA, informe apenas “com CREA”, sem mencionar o número.

>>> A importância da gestão de carreiras para o profissional

Como fazer um currículo de recém-formado em engenharia

Se você é um recém-formado ou um graduando em engenharia, uma alternativa é focar nos cursos, estágios e projetos de extensão que desenvolveu ao longo do seu caminho até aqui.

Quando estiver elaborando seu currículo de engenheiro, pense em todas as atividades que realizou fora do ambiente da faculdade ou em trabalhos anteriores. Nesse caso, identifique aquelas que podem te ajudar a se destacar dos demais candidatos.

Você pode levar em consideração experiências diversas, como projetos de caráter voluntário, intercâmbios e imersões. Também foque em objetivos profissionais que lhe permitam conquistar a sua primeira oportunidade profissional na área.

>>> Saiba o que colocar no currículo quando não se tem experiência na área

Aplicativos de currículo para instalar no seu celular

aplicativos-para-curriculo

1. Canva 

Para quem deseja um currículo mais colorido e com um design mais elaborado, o Canva é uma das melhores opções. 

O App é compatível com smartphones IOS e Android e pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular. Também está disponível na versão para PC. 

O Canva oferece variados modelos de currículo, que podem ser editados tanto no conteúdo como na aparência visual. 

2. Go2Job 

O Go2Job é outro aplicativo que oferece modelos prontos e editáveis para currículos. 

Ele está disponível apenas na versão IOS e na versão web para PC. São seis opções de modelos gratuitos, sendo o restante limitado à versão paga do aplicativo. 

Neste App, além de preencher a parte de texto, você pode alterar a foto e definir o tamanho da margem, da cor e dos elementos gráficos. 

3. Meu currículo  

O App Meu currículo é gratuito e está disponível na versão Android. Ele também oferece uma grande variedade de modelos personalizáveis de acordo com a sua preferência. 

A ferramenta oferece uma maneira prática e rápida de editar seu currículo. 

4. Google Docs 

O Google Docs, editor de texto gratuito do Google, também oferece uma série de modelos de currículo para preenchimento automático. 

Basta entrar no aplicativo e conferir a galeria de modelos. 

5. Word 

Por fim, o famoso editor de texto Word, da Microsoft, também oferece algumas opções de template para currículos. 

No App, são disponibilizados dois modelos apenas, mas é possível editar conforme a necessidade.

O EAD FAESA é a opção certa para quem sonha com a engenharia!

Os cursos do EAD FAESA são uma grande oportunidade de crescimento profissional para os futuros engenheiros. Afinal, a formação universitária abre portas para ter as primeiras experiências de trabalho, um dos aspectos mais valorizados em um currículo de engenheiro.

Confira as graduações semipresenciais na área de engenharia do EAD FAESA:

Engenharia Civil

A formação do curso de Engenharia Civil Semipresencial do EAD FAESA prepara para trabalhar em construção civil, obras hidráulicas, refinarias, entre outros locais em que um engenheiro com tal especialização será necessário.

O curso envolve muita matemática e física, então é importante que você goste das áreas exatas.

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação Semipresencial do EAD FAESA prepara profissionais para criarem sistemas seguros, rápidos e eficientes.

Você vai aprender a desenvolver e a implementar hardwares e softwares para dar suporte a empresas de tecnologia, comunicação, entretenimento e demais segmentos.

Entre os conteúdos abordados na graduação estão sistemas computacionais, eletrônica, redes de computadores, bancos de dado e linguagens de programação.

Engenharia de Controle e Automação

A automação já é uma realidade nas organizações, que precisam de profissionais aptos para criar e operar sistemas inteligentes. O curso de Engenharia de Controle e Automação Semipresencial do EAD FAESA vai ajudar você a ser esse profissional!

Ao longo do curso você vai aprender a criar e implementar projetos de manufatura inteligente, a partir do desenvolvimento de competências lógicas e analíticas. Também vai conhecer fundamentos da engenharia, ciência, matemática, inteligência artificial, aprendizado de máquina, Internet das Coisas e Big Data.

Engenharia de Software

O curso de Engenharia de Software Semipresencial do EAD FAESA vai te capacitar a desenvolver sistemas e programas para computadores, smartphones e até maquinário industrial.

Você vai aprender fundamentos de matemática, engenharia, programação, inteligência artificial, cibersegurança, Big Data, Internet das Coisas e aprendizado de máquina ao longo da faculdade.

Engenharia de Produção

Otimize e aperfeiçoe projetos e a implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia para a produção de bens e de serviços de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais.

O curso de Engenharia de Produção do EAD FAESA torna você capaz de tudo isso – associando uma série de conhecimentos específicos e as habilidades relacionadas às ciências físicas, matemáticas e sociais.

Engenharia Elétrica

A graduação em Engenharia Elétrica Semipresencial do EAD FAESA oferece estudos dos projetos e das especificações de materiais, de componentes, de dispositivos e de equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas.

Engenharia Mecânica

O estudante da graduação em Engenharia Mecânica do EAD FAESA desenvolve seus conhecimentos em matemática, física, química e outras ciências para resolver problemas tecnológicos da sociedade. Desenvolve-se, inclusive, o desenho, indispensável para o projeto de máquinas.

Engenharia Química

O curso de Engenharia Química Semipresencial do EAD FAESA capacita profissionais para atuarem na indústria, lidando com a transformação físico-química da matéria.

Você vai aprender fundamentos da química, física, biotecnologia, logística e cálculo, além de conhecer técnicas de gestão de projetos. Todo esse conhecimento pode ser colocado em ação com a ajuda do núcleo de estágios da FAESA.

Invista em você mesmo e escolha uma das graduações em engenharia da EAD FAESA!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.