Ensino Superior

Dê um novo rumo à sua carreira. Faça um teste de aptidão profissional!

Por Redação   | 

 Tag: Ensino Superior

"Quando eu crescer, quero ser…". Desde a infância, somos apresentados à pergunta que objetiva descobrir o que desejamos fazer da vida no futuro. Por anos, essa conversa é uma mera brincadeira ou algo ainda sem grande importância. Mas e agora, você já sabe qual profissão escolher?

Ter dúvidas quanto ao futuro profissional é natural. No decorrer da vida escolar, os estudantes nem sempre têm a oportunidade de conhecer as opções que o mercado oferece e descobrir com qual se identificam. Uma forma de solucionar essa questão é fazendo um teste de aptidão profissional.

O que é um teste de aptidão profissional, afinal?

O teste de aptidão profissional é também conhecido como teste vocacional. Essa aptidão é a "habilidade específica de cada indivíduo que vai determinar a escolha de sua futura profissão". É também o indica os "interesses, os valores e o talento" que apontam o futuro profissional de cada um.

Assim sendo, um teste para saber qual profissão seguir é um mecanismo que pode ajudar você a identificar quais são as suas principais habilidades e interesses, além de mostrar com quais atuações profissionais essas suas características se relacionam.

Como funciona o teste de aptidão

Existem diferentes tipos de teste de aptidão profissional e muitos deles são encontrados facilmente por meio de uma pesquisa no Google. O número e o formato das questões variam, assim como o nível de detalhamento dos testes. Por isso, é recomendado buscar opções mais completas.

Em geral, todos os testes envolvem a coleta das respostas que você fornece a perguntas como "qual foi sua matéria preferida no Ensino Médio?", "Quais os seus hobbies?", "Qual dessas matérias você acha que seria mais difícil na faculdade?". Vale notar, nem sempre as perguntas se relacionam com o universo dos estudos ou com o do mercado e pensar na resposta que melhor se encaixa à sua realidade faz toda a diferença.

É interessante saber que cada resposta determina a natureza da próxima pergunta. Para uma pessoa que diz que a Matemática era sua matéria favorita, é improvável que o teste pergunte se ela gostaria de trabalhar com Teatro, por exemplo. Já para quem diz que preferia as aulas de Português e que tem como hobby ir a programas culturais, a situação seria diferente.

O teste realmente ajuda na escolha da profissão?

Algo importante que você precisa saber sobre os testes de aptidão profissional encontrados pela internet é que eles podem ser bons norteadores, mas não são a sua melhor opção. Caso você esteja com muitas dúvidas e não se sinta confortável com as respostas que receber, pode ser interessante recorrer à ajuda profissional.

Existem psicólogos que oferecem orientação vocacional em parceria com instituições de ensino ou em consultas individuais. As vantagens de buscar esse serviço se relacionam à garantia de um teste mais detalhado, da possibilidade de expor e conversar sobre suas ideias para, então, chegar a um resultado mais seguro.

Em todo o caso, um teste de aptidão profissional não é um recurso mágico, certeiro ou infalível. No fim das contas, a decisão precisa ser sua e isso significa usar o resultado obtido como ponto de partida para pesquisar sobre o curso, a rotina da profissão e as perspectivas do mercado de trabalho. Só assim é possível ter clareza para escolher qual carreira seguir.

Gostou do post? Compartilhe-o com amigos que também estão em dúvida sobre qual profissão escolher!