Cursos para trabalhar com Docência no Ensino Superior

Postado em 19 de ago de 2022
Loading...

Fazer uma especialização para trabalhar com docência no ensino superior pode ser o caminho ideal para profissionais que querem ministrar aulas em instituições de ensino superior.

É o seu caso? Se sim, continue acompanhando este artigo, pois vamos apresentar os cursos de especialização mais indicados para quem deseja trabalhar na área. Confira:

  1. Design Educacional
  2. Docência no Ensino Superior
  3. Educação a Distância
  4. Gestão e Liderança no Ensino a Distância
  5. Libras
  6. Metodologias Ativas de Aprendizagem
  7. Processos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais
  8. Práticas Inovadoras em Educação
  9. Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
  10. Supervisão Educacional
  11. Gestão Educacional
 

 

Cursos para trabalhar com Docência no Ensino Superior

A pós-graduação aprofunda seus conhecimentos na área de atuação de sua escolha.

No caso de quem opta pelos cursos de pós-graduação para atuar com docência no ensino superior, a especialização garante os conhecimentos pedagógicos necessários para ministrar aulas na graduação.

Conheça abaixo uma série de especializações para ajudar você a adquirir o conhecimento necessário para se tornar docente no ensino superior:

1. Design Educacional

A especialização em Design Educacional busca aperfeiçoar e modernizar os processos de aprendizagem por meio do uso de tecnologias de comunicação, conteúdos de apoio, técnicas de acompanhamento do aluno, entre outros recursos.

O designer educacional trabalha com os processos de aprendizagem. Sua responsabilidade é planejar, coordenar e avaliar estratégias educacionais. Um bom exemplo são as aulas online, uma modalidade cada vez mais presente na rotina das pessoas.

Para que essa adaptação aconteça de forma segura, garantindo o aprendizado dos alunos, é preciso um designer educacional para fazer as conexões necessárias.

Veja onde fazer essa pós-graduação:

2. Docência no Ensino Superior

A especialização em Docência no Ensino Superior foi criada para capacitar o profissional a atuar diretamente com o ensino superior, seja como professor, diretor, supervisor ou coordenador de curso de graduação.

Você aprende todas as particularidades desse ensino, a didática da profissão, as metodologias mais indicadas, entre outros temas.

Confira em quais instituições fazer essa pós:

3. Educação a Distância

O curso de pós-graduação em Educação a Distância visa especializar o docente em temas de alta relevância dentro do cenário didático da educação e ensino a distância.

O profissional se capacita para lidar com gestão de equipes, disciplinas, aulas, alunos e até mesmo com o conteúdo dos cursos ofertados pelas instituições de ensino.

Você fica preparado para lidar com tutoria de alunos e turmas, contribuindo para uma educação transformadora em um cenário cada vez mais moderno.

Veja onde cursar:

4. Gestão e Liderança no Ensino a Distância

O propósito do curso de Gestão e Liderança no Ensino a Distância é capacitar o aluno para atuação diversificada, responsável e sustentável em cargos de docente, de liderança e gestão em instituições de ensino a distância.

A grade curricular foi estruturada levando em conta todas as dificuldades de um ensino a distância. Você tem acesso a soluções inovadoras para desafios recentes da educação.

Além disso, desenvolve conhecimento para gerir as equipes, incentivar a qualidade de ensino e promover ações que garantam o sucesso dos negócios de ensino a distância.

Confira onde fazer a especialização:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

5. Libras

O curso de pós-graduação em Libras foi preparado para qualificar o aluno na Língua Brasileira de Sinais, tanto para uso profissional quanto pessoal.

Independentemente da graduação, o profissional pode lecionar matérias em LIBRAS, como também desenvolver projetos de inclusão social e/ou trabalhar junto a instituições públicas prestando serviços para a população.

Veja onde cursar:

6. Metodologias Ativas de Aprendizagem

Este curso atualiza os docentes com relação às mais modernas metodologias de aprendizagem e aumenta o portfólio de ações do professor para que ele tenha ferramentas adequadas para lidar com os desafios da sala de aula.

Esta pós-graduação é dedicada à formação de profissionais com capacidade de análise, decisão e proatividade. Você aprende como possibilitar um ambiente de criação de conhecimento pelos aprendizes, seja por meio de jogos, apresentações, desafios, entre outros métodos eficazes.

Confira onde fazer a pós:

7. Processos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais

O objetivo da especialização em Processos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais é preparar profissionais para lidar com os desafios atuais do ensino online.

Você entende como acontece a aprendizagem nesses ambientes e como se preparar e adaptar a sua docência para essa nova realidade. Ou seja, pode conduzir as aulas tanto no modelo híbrido, quanto no formato online.

Este curso é bastante recomendado para profissionais que atuam com ensino, cursos, palestras e outros processos de aprendizagem em ambiente virtual.

Confira instituições onde cursar:

8. Práticas Inovadoras em Educação

Trata-se de um curso que reflete o ensino e aprendizagem contemporâneo, considerando a realidade atual dos alunos e dos ambientes de aprendizagem.

Os profissionais aprendem novas metodologias e práticas pedagógicas que podem ser implantadas dentro das escolas, a fim de modernizar e transformar a aprendizagem.

O curso Práticas Inovadoras em Educação traz ainda reflexões atuais, como diversidade e inclusão, além de novas abordagens para o professor do Século XXI.

Além disso, apresenta diferentes práticas para cada uma das disciplinas: ciências, história, geografia, matemática e linguagens.

Veja onde cursar:

9. Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação

A pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação prepara profissionais para modernizar suas aulas, levando mais dinamismo e qualidade aos estudantes.

Você fica habilitado para planejar, executar e acompanhar os resultados das atividades por meio das tecnologias, possibilitando a modernização da educação e seu acompanhamento no avanço de nossa sociedade.

Confira onde fazer o curso:

10. Supervisão Educacional

Neste curso, o profissional aprimorará habilidades de planejamento, criação e avaliação de atividades educacionais, tudo o que for referente a controle e foco na busca pelo melhor desempenho.

Além disso, desenvolverá competências a respeito de gestão, ética e comprometimento com uma educação de qualidade. Veja onde cursar:

11. Gestão Educacional

Com essa especialização, você estará apto para atuar em instituições de todos os níveis e portes, além de também estar apto para lidar com projetos educacionais e organizações dentro da área do ensino, não se limitando somente a instituições, escolas e universidades.

É um curso que visa capacitar você para realizar o gerenciamento educacional em instituições públicas e privadas levando em consideração todos os aspectos únicos, orçamentos, profissionais processos educacionais e metodologias.

Confira onde fazer a pós:

E então, encontrou o curso de pós-graduação que vai ajudar você a ingressar na carreira de docência no ensino superior?

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!