O que você vai aprender em uma pós em Educação a Distância

Postado em 3 de mai de 2023
Loading...

Nos últimos anos, a educação a distância tem se intensificado em todo o mundo.

Com a pandemia da Covid-19 e as orientações de distanciamento social, essa modalidade de ensino ganhou ainda mais relevância durante 2020 e 2021.

Mesmo após a pandemia, a tendência é que a educação a distância siga se consolidando como uma das principais modalidades de ensino.

Não é à toa que números anteriores ao vírus já demonstravam a importância do EAD para educação brasileira. 

De 2009 a 2019, o número de novos alunos em cursos superiores à distância aumentou 4,7 vezes. Foi um salto de cerca de 330 mil estudantes para mais de 1 milhão e meio em dez anos. Ou seja, um crescimento de 378,9%. Os dados são do Censo de Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Essas informações demonstram que a modalidade que veio para ficar, sendo essencial que professores, pedagogos, gestores escolares e demais educadores estejam familiarizados com esse formato. 

A seguir, você vai conhecer a pós-graduação em Educação a Distância, uma formação indispensável para os profissionais que buscam se atualizar sobre as mudanças no ensino. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é educação a distância?

Educação a distância é uma modalidade educacional mediada por tecnologias em que alunos e docentes estão separados física ou temporalmente. Ou seja, eles não estão presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.

No EAD, as aulas online são armazenadas e transmitidas a partir de uma plataforma virtual.

Essas plataformas simulam uma sala de aula, mas possuem elementos mais interativos e dinâmicos do que o ambiente tradicional.

Videoaulas, textos, aplicativos e demais materiais de variados formatos são a base de um curso a distância.

As práticas de EAD já são conhecidas desde o século XIX. Contudo, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas.

A educação a distância se popularizou pela necessidade de uma alternativa de estudos mais acessível do que o ensino presencial.

Por vários motivos, milhões de pessoas não tinham condições de frequentar presencialmente instituições de ensino, o que as prejudicava no mercado de trabalho.

Com as novas tecnologias, foi possível construir um ambiente educativo digital que oferece mais flexibilidade e novas possibilidades para esse público.

No Brasil, a modalidade de educação a distância é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.

🔵Leia também: O que é educação especial e inclusiva e como atuar na área

Quais mudanças o EAD trouxe para a sociedade?

A educação a distância impactou de forma profunda a sociedade, possibilitando que estudantes do mundo todo tivessem mais oportunidades de estudos — especialmente quando nos referimos ao ensino superior.

São poucos os jovens que têm condições de se dedicar exclusivamente aos estudos após concluir o ensino médio.

Dessa forma, era muito comum que jovens ingressassem direto no mercado de trabalho e deixassem o sonho da faculdade de lado. Afinal, os custos de vida deveriam ser priorizados em detrimento dos estudos

Felizmente, com o EAD, essa realidade vem se transformando.

Com as aulas online, os estudantes podem conciliar trabalho e estudos, tendo flexibilidade para assistir aos conteúdos quando e de onde estiverem.

Essa possibilidade oportunizou que diversos jovens ingressassem no Ensino Superior e se qualificassem.

Através do EAD, a sociedade vem ganhando cada vez mais profissionais especializados e com maiores perspectivas de empregabilidade e remuneração.

Segundo estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, profissionais com ensino superior ganham mais do que o dobro do que aqueles que têm apenas o ensino médio completo.

Ter diploma de ensino superior garante ao brasileiro uma remuneração média 144% acima dos que terminaram o ensino médio, de acordo com a OCDE.

Ou seja, a educação oferece mais possibilidades de ascensão econômica e social à população. O EAD é parte importante dessas transformações ao oferecer uma modalidade educacional mais acessível.

Qual a importância dos professores e educadores se inteirarem das novas tecnologias?

Conforme observamos nos tópicos anteriores, o EAD é uma modalidade que vem crescendo muito e vem ganhando cada vez mais espaço nas instituições de ensino.

Contudo, ainda existem muitos profissionais que ainda não dominam totalmente as ferramentas, tecnologias e metodologias associados à educação a distância.

A pandemia da Covid-19 escancarou essa situação.

Nesse período, tornou-se muito comum ouvir relatos de professores com dificuldades para lidar com o ensino remoto, após anos trabalhando apenas no regime presencial.

Dessa forma, é essencial que professores e educadores insistam em especialização na área. Afinal, o EAD é uma tendência que vai muito além da pandemia e tende a se consolidar como uma das principais modalidades do futuro.

🔵Leia também: Trabalha com educação? Aposte na produção de material didático

Como funciona a formação em Educação a Distância?

Uma das formações mais completas e atuais quando falamos de EAD é a pós-graduação em Educação a Distância.

Esse curso traz uma formação mais aprofundada e específica sobre as diretrizes de ensino não presencial. Nele, os estudantes aprendem as melhores formas de desenvolver a docência diante dos novos processos de aprendizagem.

Essa especialização é ideal não apenas para profissionais da área de educação, mas para todos que se interessem pelo tema de docência a distância. Assim como aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos em ensino não presencial, modelo mais atual no universo da educação.

A pós em Educação a Distância tem duração média de um ano, com aulas 100% online. Confira a grade curricular:

  • Fundamentos da Educação a Distância 
  • Educação a Distância e as Diferentes Mídias para Aprendizagem 
  • Teorias Pedagógicas e a Educação a Distância
  • A Atuação do Gestor na Educação a Distância 
  • Gerenciamento de Projetos em EAD 
  • Gestão da Equipe de Produção em EAD
  • Educação Corporativa e EAD: Lifelong Learning em Perspectiva 
  • Tutoria em Ambiente Alternativos de Aprendizagem 
  • O Papel da Tutoria em Situações de Aprendizagem
  • Experiência de Aprendizagem: Um Olhar para o Aprendiz EAD 
  • Avaliação do Tutor em Práticas da EAD 
  • Avaliação do Aprendiz em Ambientes Alternativos de Aprendizagem

Onde estudar Educação a Distância

Como você viu, para se tornar um profissional da área é preciso traçar uma jornada até a pós-graduação.

Escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha nota máxima na avaliação de qualidade da pasta. Não deixe de considerar aquelas que oferecem bolsas de estudos e benefícios para os ingressantes.

Caso queira nos confiar sua formação, deixe seus dados abaixo!

 

 

Boa sorte na sua jornada!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!