Cursos de graduação EAD

Engenharia Mecânica semipresencial é um bom curso? Descubra agora!

Por Redação   | 

 Tag: Cursos de graduação EAD

Quando falamos de profissões ligadas às engenharias, é natural que surjam dúvidas sobre as diferentes possibilidades que o setor oferece no mercado. Você sabe qual engenharia paga os melhores salários? Se responder engenharia mecânica, acertou! Por isso, o curso de engenharia mecânica semipresencial é hoje um dos mais procurados por quem busca um diploma no ensino superior.

Responsável por todas as etapas mecânicas de um projeto – planejamento, fabricação, operação e manutenção –, o profissional de engenharia mecânica é hoje peça requisitada no mercado brasileiro, e possui um amplo escopo de atuação. Ele pode trabalhar na indústria automotiva e de aeronáutica, e tem ganhado espaço até mesmo no campo da informática.

Com tantas boas notícias sobre o setor, o curso de engenharia mecânica semipresencial surge como uma excelente opção para quem deseja se formar na faculdade pronto para encarar um mercado de trabalho repleto de boas oportunidades. Modalidade ainda recente no país, o curso a distância mescla aulas disponibilizadas online e presencial, para que o aluno possa conciliar estudos e trabalho de maneira flexível.

Ficou interessado no curso e quer saber como ele pode te ajudar a conseguir um bom emprego para o seu futuro? Então confira a seguir tudo que a faculdade de engenharia mecânica semipresencial reserva para você.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis

Como é o curso de engenharia mecânica semipresencial

Foi-se o tempo em que o ensino a distância no Brasil se limitava a alguns poucos cursos, geralmente focados para a área das humanas. Hoje, é possível encontrar inúmeras opções de graduação EAD – mesmo para áreas ligadas às exatas.

Por isso, se você sonha se formar em engenharia mecânica, mas possui uma rotina atarefada que te impede de dedicar tempo integral a um curso presencial, nós temos uma ótima notícia: há mais de dez faculdades brasileiras que já disponibilizam o curso de engenharia mecânica na modalidade EAD.

Separamos as principais características do curso para você compreender quais são as diferenças com a modalidade presencial e como o ensino flexível pode fortalecer ainda mais a sua formação. Confira.

Aulas flexíveis e semipresenciais

Uma das maiores vantagens do curso de engenharia mecânica EAD é que ele é oferecido em um formato híbrido, isso é: você aprende a teoria em casa e depois desenvolve a prática no campus da faculdade. Dessa forma, o curso é oferecido pela modalidade semipresencial.

O curso de engenharia mecânica semipresencial da FAESA, por exemplo, foi desenvolvido para alunos que buscam uma graduação flexível sem abrir mão do conhecimento prático. Os encontros presenciais acontecem a cada 15 dias, sempre aos sábados.

Dessa forma, não é preciso abdicar de outras atividades cotidianas. Você pode estudar no conforto de casa e visitar o campus apenas nos momentos de colocar a mão na massa.

Outra vantagem do ensino a distância é que a maioria das universidades disponibilizam o vestibular online: você agenda a prova para o dia que preferir e realiza de onde quiser. Muito mais prático, não é mesmo?

Grade curricular completa

As principais disciplinas ofertadas no curso de engenharia mecânica semipresencial não se diferenciam do curso presencial. O aluno terá um aprendizado completo, com foco principalmente nas matérias de exatas, além de práticas complementares em laboratório.

Essas são algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso, reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC.

  • Pensamento Matemático;
  • Desenho Técnico;
  • Química Geral;
  • Técnicas de Programação;
  • Algebra Linear;
  • Dinâmica das Máquinas e Vibrações;
  • Engenharia Automotiva;
  • Ciência e Tecnologia dos Materiais;
  • Termodinâmica Aplicada;
  • Materiais de Construção Mecânica,
  • Sistemas Hidráulicos.

Aulas práticas

Como você pode perceber, a grade curricular da graduação de engenharia mecânica semipresencial apresenta ao estudante uma vasta lista de disciplinas focadas no aprendizado prático, desenvolvidas especialmente para que o aluno se forme no curso e já saia da faculdade preparado para o mercado de trabalho.

Portanto, os encontros presenciais são de extrema importância para moldar o aluno por meio da prática. É no laboratório que você terá o contato direto com os professores para aprender a manejar os materiais e a realizar todas as etapas do processo mecânico da profissão.

Estudo online

Para além dos encontros presenciais – que acontecem a cada 15 dias –, o dia a dia do aluno se dará de maneira online. Por meio de uma plataforma digital de aprendizado, você poderá acessar as aulas de onde e quando quiser, já que elas permanecem à disposição nas 24 horas do dia.

Essa é uma das grandes vantagens do EAD, que permite ao aluno montar o próprio cronograma de estudos baseado no tempo que tiver disponível para estudar. Portanto, se você trabalha em horário comercial e só tem algumas horas da noite, por exemplo, a plataforma digital ficará à disposição independentemente do horário. O mesmo vale para os finais de semana.

Curso e diploma reconhecidos pelo MEC

Por último, mas não menos importante, é o reconhecimento do curso perante o MEC. A graduação em engenharia mecânica é considerada uma das mais tradicionais do ensino superior, existente desde 1947. Já a modalidade EAD surgiu nos últimos anos, mas hoje é totalmente reconhecida pelo Ministério da Educação.

A partir do momento que o curso de engenharia mecânica a distância é reconhecido pelo MEC, o mesmo acontecerá com o diploma, que é emitido no mesmo padrão tanto para cursos presenciais como para cursos EAD.

Engana-se quem pensa que um diploma EAD vale menos que o de um curso presencial. Com a mesma grade curricular e o mesmo corpo docente da modalidade presencial, o EAD de engenharia mecânica é tratado com seriedade e tem respaldo do mercado.

Está em dúvida se a universidade preterida é reconhecida pelo MEC para ofertar o curso? Você pode fazer uma pesquisa pelo nome da instituição no site do ministério para conferir se a mesma é autorizada e cumpre com todas as regras da instituição. É fácil, prático e rápido.

engenharia mecanica

O que faz um engenheiro mecânico

Se muitas das engenharias possuem oportunidades de atuação em diferentes setores do mercado, isso também não seria diferente para a engenharia mecânica. O profissional da área pode atuar em vários ramos da indústria, tanto em etapas mais focadas em planejamento como no desenvolvimento de ferramentas em si.

O profissional de engenharia mecânica carrega em seu escopo habilidades que vão muito além da criação de ferramentas no setor industrial. Se você se interessa mais pela área de vistoria, por exemplo, saiba que é possível desempenhar trabalhos muito valorizados no ramo das pesquisas operacionais.

Portanto, a área de atuação de um engenheiro mecânico é ampla e repleta de oportunidades de desenvolvimento. Confira algumas da atividades principais deste profissional:

  • Elaboração de projetos de peças, ferramentas e outros equipamentos mecânicos;
  • Planejamento e controle das normas de segurança da indústria;
  • Fiscalização de qualidade dos equipamentos utilizados;
  • Emissão de laudos e pareceres técnicos em diversas empresas;
  • Desenvolvimento de ferramentas eletrônicas, mecânicas e de termodinâmica,
  • Aperfeiçoamento de técnicas e processos de produção, por meio de práticas gerenciais.

>>> Conheça as profissões em alta no pós-pandemia

Como é o mercado de trabalho em engenharia mecânica

Agora que você já sabe mais sobre o curso de engenharia mecânica EAD e as principais atividades desempenhadas pelo profissional da área, vamos falar de outro fator determinante para quem opta por essa carreira: as boas oportunidades de emprego e o salário ganho em média.

O mercado de trabalho do engenheiro mecânico leva vantagem em decorrência da revolução tecnológica constante que o mundo todo enfrenta. Países que investem em mão de obra qualificada no setor de manufatura possuem maior demanda de profissionais qualificados.

O Brasil é hoje um dos países que mais investem no setor de infraestrutura, portanto não faltam empregos até mesmo para recém-formados. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, o Brasil necessita entre 600 mil e 1,15 milhão de engenheiros em 2020.

Há ainda um forte investimento na área das tecnologias da informação, e a engenharia mecânica é impactada positivamente por esse movimento eletrônico da indústria. As carreiras do futuro ligadas a engenharia mecânica oferecem excelentes oportunidades.

Quais as principais áreas de atuação?

Com tantas habilidades aprendidas durante a graduação, o profissional de engenharia mecânica encontra no mercado diversas possibilidades para desenvolver um bom trabalho. As principais áreas de atuação podem ser classificadas em:

  • Indústria Automobilística: responsável por todas as fases de produção das ferramentas e materiais necessários;
  • Indústria Petroquímica: responsável pela elaboração de projetos que envolvam o refinamento, processamento e distribuição dos produtos;
  • Indústria Metalúrgica: responsável por todas as etapas de planejamento, produção e gerenciamento da cadeia de recursos,
  • Setor Público: responsável pelo desenvolvimento de projetos de infraestrutura de mobilidade urbana, ferramentas para áreas da saúde e da educação etc.

Salários em engenharia mecânica

Outro fator a se levar em conta na hora de decidir pela carreira como engenheiro mecânico é analisar a média salarial da categoria. Mas já adiantamos uma boa notícia: o salário desse profissional é hoje um dos mais altos do Brasil.

Segundo dados disponibilizados online, os salários de um engenheiro mecânico giram em torno de R$ 9.157 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais, com teto salarial de R$ 19.705 – se considerarmos os profissionais de carteira assinada em todo o Brasil.

A média salarial da profissão é excelente tanto para quem busca um estágio quanto para os recém-formados que buscam o primeiro emprego.

Vantagens de estudar engenharia mecânica semipresencial

O ensino a distância ganhou um papel de destaque no Brasil, e hoje já é considerada a modalidade de ensino mais popular entre os jovens que buscam por um curso de especialização.

As vantagens são inúmeras! A graduação EAD proporciona ao aluno maior autonomia para planejar a rotina dos estudos, podendo, inclusive, conciliar melhor a vida acadêmica e profissional. Sem a necessidade de se deslocar ao campus todos os dias, fica mais fácil de economizar e ter mais tempo com a família.

Na faculdade de engenharia mecânica semipresencial da Faesa, o aluno conta com aulas presenciais a cada 15 dias, mas tem a liberdade de utilizar a estrutura completa do polo físico da instituição sempre que achar necessário para complementar seus estudos.

Há ainda diversas opções de bolsas de estudos que incentivam o aluno a voltar a estudar. Portanto, quando falamos nas vantagens que um curso a distância pode proporcionar ao aluno, não faltam bons argumentos.

  • Flexibilidade de horários;
  • Tutores exclusivos para o ambiente online;
  • Diploma com reconhecimento do MEC;
  • Custo-benefício que cabe no bolso,
  • Métodos de ingresso simplificados.

Onde estudar engenharia mecânica EAD

A lista de instituições que oferecem o curso de engenharia mecânica semipresencial tem crescido dia após dia. Mas antes de realizar o processo seletivo para começar a graduação, é importante que você atente-se a alguns critérios para escolher a melhor faculdade.

Atenção para a dica de ouro: faça uma pesquisa sobre cada instituição. Comece pesquisando sobre as sedes físicas presentes na sua região, afinal o curso de engenharia mecânica é ofertado na modalidade semipresencial. Isso é: você terá que se deslocar até o campus semanalmente.

Outro ponto importante a ser analisado durante a sua escolha pela melhor instituição é confirmar se a mesma tem uma boa reputação no mercado.

A faculdade é reconhecida pelo MEC? Há quantos anos ela está no mercado de ensino? Há facilidade para conversar com professores e demais instrutores pela plataforma digital de ensino? Há descontos para quem já é formado ou mesmo bolsas de estudo? Tudo isso deve ser levado em conta.

Estrutura física e digital devem ser complementares

Que tal fazer uma visita presencial ao campus para conhecer todas as instalações e laboratórios? Dessa forma, você pode entrar em contato direto com os coordenadores e conhecer de perto os locais onde a prática profissional será colocada em teste.

Lembre-se que, para o estudante de engenharia mecânica, é essencial que a universidade disponibilize bons espaços físicos para estágios e supervisão, visando sempre o melhor desenvolvimento do aluno para o mercado de trabalho.

Portanto, a instituição de ensino deve estar preparada para oferecer ao aluno uma estrutura completa para que ele se forme como um bom profissional, pronto para abraçar ótimas oportunidades.

Está convencido de que o curso de engenharia mecânica semipresencial é a melhor opção para o seu futuro acadêmico e profissional Então acesse o link a seguir e saiba mais sobre: Engenharia Mecânica Semipresencial é na Faesa.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.