Como funciona o curso de Engenharia Química EAD?

Postado em 21 de jul de 2020
Loading...

Se você se interessa por química e pensa em se aventurar nessa carreira, o curso de Engenharia Química EAD é uma excelente porta de entrada.

Mas não pense que é só isso que você verá ao longo do curso: essa graduação vai muito além do campo laboratorial, sendo interessante também para quem gosta da engenharia e das Ciências Exatas, além de tecnologia e outras curiosidades.

Mas afinal, como funciona o curso de Engenharia Química EAD e o que é aprendido durante a graduação? Quais as áreas de atuação do engenheiro químico e como está o mercado de trabalho?

Encontre as respostas para essas perguntas a seguir:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como é o curso de Engenharia Química EAD?

O curso de Engenharia Química tem duração de 5 anos e é oferecido geralmente na modalidade presencial. No entanto, as melhores universidades possuem a opção do EAD personalizado para que o aluno consiga conciliar os estudos e a vida profissional. Dessa forma, fica mais fácil ingressar em um curso tão sonhado de maneira mais flexível e se formar com um ensino de qualidade.

As aulas do curso de Engenharia EAD mesclam conteúdos online e encontros presenciais para colocar em prática todo o conhecimento adquirido no ambiente digital. Dessa forma, o aluno aprende as matérias teóricas de casa e depois aplica no campus, por meio de experiências em laboratórios e participação em eventos.

A grade curricular regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) é composta por disciplinas de diversas áreas da engenharia, além de Matemática, Física e, claro, Química. Ao longo dos 5 anos de graduação, essas são algumas das matérias que o aluno encontrará:

  • Ciência dos Materiais;
  • Química Analítica (Qualitativa, Quantitativa e Instrumental);
  • Bioquímica;
  • Processos de Transferência de Calor, Massa e Quantidade de Movimento;
  • Termodinâmica;
  • Modelagem, Controle, Simulação e Otimização de Processos;
  • Tecnologia Ambiental;
  • Tecnologia de Alimentos e Bebidas;
  • Tecnologia Inorgânica e de Materiais;
  • Processos Industriais e Qualidade;
  • Ética e Meio Ambiente.

É interessante notar que o curso de Engenharia Química EAD oferece uma abrangência maior que o de Química – que geralmente se limita a processos laboratoriais. Durante o curso, você aprenderá sobre todo o processo que envolve a profissão, desde identificar reações e analisar compostos químicos até projetar equipamentos de produção alimentícia e de bebidas na indústria.

Outro ponto importante é sobre a prática em laboratório: grande parte das disciplinas oferecidas no online também são ministradas presencialmente. As aulas do curso são bastante dinâmicas e práticas, repletas de experimentos e descobertas, o que pode ser uma grande vantagem caso você esteja procurando um curso diferente. Quer oportunidade melhor para desenvolver sua capacidade criativa?

Aulas online x Aulas práticas

Por ser um curso que abrange bastante prática, a graduação em Engenharia Química EAD é geralmente ofertada na modalidade semipresencial. Isso significa que os ensinamentos são intercalados entre aulas online e encontros presenciais que complementam o aprendizado.

Dessa forma, o curso de Engenharia Química a distância se torna uma excelente opção para quem precisa conciliar as carreiras acadêmica e profissional. Com um método de ensino mais flexível, o aluno conta com a opção de criar seu próprio cronograma de estudos: é possível dedicar tempo para as aulas de acordo com a sua rotina de compromissos. Já imaginou poder entrar na faculdade sem abrir mão do trabalho?

Com menos deslocamentos até o campus, você terá mais tempo para assistir às aulas em casa, enquanto as práticas em laboratório servirão para aprimorar ainda mais os estudos, para torná-lo um profissional completo e preparado para o mercado de trabalho.

🔵Leia também: Como funciona uma faculdade semipresencial

Onde o engenheiro químico pode trabalhar?

O engenheiro químico tem uma área de atuação mais abrangente que o profissional de Química, podendo desempenhar seu trabalho em diferentes etapas da produção industrial, desde pesquisas laboratoriais até segurança e logística do trabalho. O dia a dia desse profissional é repleto de descobertas, e por isso é uma excelente área para quem já está trabalhando no campo da Engenharia, mas deseja mudar o foco da profissão.

Confira a seguir algumas das áreas de atuação onde o engenheiro químico pode desempenhar seu trabalho e se destacar no mercado.

Pesquisa e Desenvolvimento

Sabe aquela cena clássica de desenho animado, de um químico vestindo um jaleco branco dentro do laboratório? É nessa categoria de trabalho que ela se encaixa. Na área de pesquisa, o engenheiro químico desenvolve testes para analisar o material dos produtos antes de eles serem inseridos no mercado.

E aqui não estamos falando só da área farmacêutica: alimentos e bebidas também necessitam passar pelo processo de análise laboratorial antes de ir para as prateleiras. Essa etapa é de extrema importância para o processo produtivo, afinal ninguém quer que seu produto coloque em risco a vida de outras pessoas.

Processo Industrial

Ao trabalhar no setor da indústria, o profissional de Engenharia Química será responsável por todos os cuidados logísticos e sanitários da cadeia produtiva, desde planejar e comandar as equipes de produção – para que o trabalho seja feito de acordo com as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores – até realizar testes de insalubridade sobre o ambiente de trabalho.

Ao final da etapa de produção, o engenheiro químico ainda deve conferir se o produto atende às especificações de análise prévia que citamos na etapa anterior. Se tudo estiver certinho e seguir o protocolo de pesquisa, o produto já pode ser distribuído para seus destinos de mercado.

Meio Ambiente

Quando falamos em respeitar as análises clínicas e as determinações sanitárias impostas por órgãos reguladores, também estamos falando dos trabalhos desempenhados pelo engenheiro químico.

E isso significa mais um campo de atuação interessante para esse profissional: como auditor ou fiscalizador do setor produtivo, definindo normas e técnicas de preservação ambiental. É também papel importante para o engenheiro químico desenvolver produtos menos agressivos ao meio ambiente por meio de práticas sustentáveis.

A indústria já percebeu que a população busca consumir produtos cada vez mais saudáveis, de preferência de marcas que se importam com o meio ambiente. E não estamos falando só dos alimentos orgânicos, mas também dos produtos de beleza, das roupas e dos meios de transporte. É papel do engenheiro químico apresentar soluções inovadoras para transformar os hábitos de consumo da sociedade.

🔵Leia também: Procura-se analista de sustentabilidade. Aproveite essa oportunidade!

Como está o mercado de trabalho para os engenheiros químicos?

Antes de falarmos sobre o mercado de trabalho, é importante que você saiba que, para atuar na área de Engenharia Química, assim como em outras engenharias, é necessário se registrar profissionalmente no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado após o término da graduação. É por meio desse registro que você estará apto para atuar em diferentes campos da profissão.

Mas afinal, com tantas oportunidades profissionais para seguir, será que o mercado de trabalho está vantajoso para o engenheiro químico? Pode apostar que sim!

Um dos mercados mais abrangentes para o engenheiro químico é o setor da indústria: esse profissional é peça importante na produção de alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos e até acessórios – garrafas, brinquedos, embalagens. Logo, as melhores oportunidades de trabalho estarão concentradas nas regiões do país onde estão sediadas as grandes indústrias.

Um campo que ganhou bastante destaque em 2020 foi o da indústria farmacêutica: por conta da crise causada pelo Covid-19, os profissionais químicos se tornaram protagonistas na luta para conter a pandemia. Além de estarem envolvidos na produção de itens de higiene e limpeza, também tiveram papel importante no campo de pesquisa e desenvolvimento de uma vacina eficaz para a população.

Qual o salário do engenheiro químico?

Não está convencido de que o curso de Engenharia Química EAD é a melhor opção para a sua graduação? Então este pode ser um belo empurrão para facilitar a sua decisão: os salários são bastante vantajosos.

O engenheiro químico encontrará um mercado repleto de oportunidades, principalmente em empresas de grande porte e multinacionais, geralmente as principais responsáveis por desenvolver produção em larga escala.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o engenheiro químico ganha em média R$ 9.371,20 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. O teto salarial da profissão pode chegar a aproximadamente 20 mil reais, dependendo da área de atuação específica.

Onde cursar Engenharia Química EAD com bolsa de estudos?

Confira uma lista de universidades e centros universitários que oferecem o curso de Engenharia Química EAD e contam programas de bolsa de estudos:

Todos os cursos têm aulas remotas e presenciais obrigatórias, seguindo o formato híbrido de ensino. As graduações são reconhecidas pelo MEC e têm altos índices de qualidade nos principais indicadores da pasta.

Outras áreas da engenharia que podem te interessar:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!