Cursos de pós-graduação EAD

Escrita Criativa: o curso para deixar seus textos ainda mais incríveis

Por Redação   | 

 Tag: Cursos de pós-graduação EAD

Mesmo que você não seja do campo do jornalismo, literatura, letras ou publicidade, você provavelmente já deve ter ouvido falar de escrita criativa. 

Esse termo é comumente associado à prática literária, mas ele vai muito além disso. Na atualidade, a atividade tem sido cada vez mais importante para diferentes profissões. 

Afinal, escrever bem faz parte do dia a dia de inúmeros profissionais, e a escrita criativa é a área do conhecimento que reúne as melhores técnicas para isso. 

Talvez você não saiba, mas já existe uma pós-graduação especificamente voltada para essa área de estudo. E, neste artigo, vamos falar mais sobre ela, trazendo também algumas dicas para aperfeiçoar a sua escrita. 

Vamos lá? Boa leitura!

Você vai conferir: 
O que é escrita criativa?
Por que estudar escrita criativa
Como é o curso de escrita criativa
4 dicas para aprimorar a sua escrita
5 livros para conhecer mais sobre escrita criativa

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é escrita criativa? 

Quando falamos sobre escrita criativa, podemos estar nos referindo a dois significados: escrever literatura de ficção e ser mais criativo na hora de escrever. 

Isso porque o termo nos permite pensar sobre escrever novas histórias, mas também existem exercícios de criatividade dentro da prática que nos ajudam a sair da caixa na hora de criar textos para outros fins – como a publicidade, por exemplo. 

De forma geral, podemos dizer que o objetivo da escrita criativa é levar os profissionais a pensarem novas formas de produção textual. 

Diferente da redação técnica ou administrativa, a escrita criativa trabalha diferentes possibilidades para narrar uma história. 

E ao contrário do que se imagina, a escrita não depende apenas de um dom natural. É preciso muito estudo e treinamento para que ela seja aperfeiçoada.

Não é à toa que na atualidade existem diversos cursos que tratam especificamente desse campo do conhecimento. Escrever bem e de forma criativa exige o conhecimento de uma série de técnicas e habilidades.

Por isso, tanto para aqueles que trabalham com redação quanto para aqueles que se interessam por esse campo, um curso de escrita criativa pode ser a melhor alternativa. 

Por que estudar escrita criativa

Para aqueles que já trabalham no campo da redação – seja ficcional, documental ou jornalística, estudar escrita criativa proporciona o domínio de novas técnicas que podem aperfeiçoar os seus processos narrativos. 

E para os profissionais de outras áreas, essa formação também pode ser um ótimo diferencial. Afinal, a necessidade de escrita pode aparecer em diferentes momentos da sua rotina.

Além de melhorar as suas habilidades de produção textual, quem passa por uma formação na área de escrita criativa trabalha a sua concentração, criatividade e melhora o seu hábito de leitura. 

Ou seja, são só vantagens! Estudar escrita criativa é para todos que tenham interesse em melhorar sua redação e capacidade de expressão. 

Como é curso Escrita Criativa

Se você quer estudar escrita criativa, saiba que existem três opções para aprofundar seus estudos nesse campo: cursos livres, cursos de extensão e pós-graduação

Neste artigo, vamos nos deter a falar sobre a pós-graduação em Escrita Criativa, que é a formação mais completa entre as opções citadas.  

A pós-graduação Escrita Criativa tem como objetivo principal capacitar profissionais para atuar de forma criativa e inovadora com o campo da escrita e da produção literária.

Nos tópicos a seguir, trazemos mais detalhes sobre os conteúdos, duração e onde fazer o curso:

O que se aprende no curso de Escrita Criativa?

Durante uma especialização em Escrita Criativa, os alunos aperfeiçoam habilidades relacionadas a:

  • Leitura: aprendendo como interpretar e analisar textos dos diversos gêneros.
  • Produção textual: conhecendo as técnicas de construção narrativas de texto ficcional e não-ficcionais. 
  • Construção do estilo e da autoria: entendendo como criar e consolidar o seu próprio estilo de escrita. 
  • Campos de atuação para o escritor criativo: compreendendo as possibilidades de atuação profissional dentro dessa área.
escrita criativa - pessoa escrevendo em caderno à lápis

Para quem é indicado o curso de Escrita Criativa?

O curso de pós-graduação Escrita Criativa é destinado a diversos profissionais com diploma superior nas áreas de letras, redação, pedagogia, licenciatura, entre outros campos correlatos.

Contudo, é importante ressaltar que profissionais de outras áreas também podem fazer essa especialização, aperfeiçoando suas habilidades de escrita e aplicando-as em seu contexto profissional. 

Quanto tempo dura a pós-graduação em Escrita Criativa?

1 ano.

Onde estudar Escrita Criativa?

Existem diversas instituições de ensino superior que oferecem o curso de pós-graduação em Escrita Criativa.

Aqui no EAD FAESA, temos essa formação na modalidade EAD. É a especialização Escrita Criativa e Produção Literária. 

Na Pós +Carreira EAD FAESA, as aulas são 100% online, e a matriz curricular é dividida em eixos do conhecimento. 

Ao concluir cada um dos eixos, os alunos ganham certificados de extensão universitária, inserindo novas linhas em seu currículo antes mesmo de concluir a formação completa. 

Em paralelo às disciplinas curriculares, você também terá um acompanhamento completo para alcançar o seu sonho profissional, é o Programa de Aceleração de Carreira. 

Nesse programa, a cada 15 dias, você participa de encontros com consultores da área, que poderão orientá-lo sobre as melhores práticas para alcançar seus objetivos profissionais.

Nele, você também trabalha as habilidades essenciais para o futuro, bem como as competências socioemocionais indispensáveis para o seu desenvolvimento profissional 

Ou seja, a Pós +Carreira EAD FAESA vai muito além do conteúdo programático, pensando no desenvolvimento profissional como um todo, desde os conhecimentos técnicos e profissionais até as habilidades interpessoais

Para conhecer mais sobre a pós em Escrita Criativa e Produção Literária do EAD FAESA, acesse aqui

4 dicas para aprimorar a sua escrita

Agora que você já conhece mais sobre o curso de Escrita Criativa, que tal conferir algumas dicas para aperfeiçoar suas habilidades hoje mesmo?

1. Tenha o hábito de ler

Pode parecer óbvio, mas nos dias de hoje não é fácil ser disciplinado a ponto de ter um horário fixo para se dedicar à leitura. 

Contudo, habituar-se a ler não é tão difícil, desde que você realmente queira melhorar a sua capacidade criativa. Leitura e escrita estão estritamente ligadas. 

Se você não tem o hábito, comece aos poucos, afinal, 5 páginas por dia é mais que 0 páginas por dia, né? Depois, conforme você for se habituando, aumente o número de páginas por dia. O segredo é ter uma meta que você possa atingir de forma constante.

Ao cultivar esse hábito, você amplia seu vocabulário e seu pensamento crítico e analítico.

2. Não espere a inspiração chegar

Uma das queixas mais comuns daqueles que trabalham com escrita é a falta de inspiração. 

Contudo, criatividade não é um dom e nem algo que surge “do nada”. É um processo que se origina da concentração e, principalmente, do estímulo.

Por isso, não cometa o erro de “esperar a inspiração chegar”. Ela não baterá na sua porta, é preciso ir atrás dela.

Algumas alternativas para se inspirar é fazer uma lista de palavras e frases sobre o assunto que você pretende escrever, isso vai ajudar a diminuir os bloqueios criativos. 

Além disso, mesmo que a inspiração não chegue, não deixe de escrever: comece pelo básico e vá aperfeiçoando: assim, você vai chegar no resultado que deseja.

3. Encontre tempo para escrever diariamente

A escrita, como qualquer habilidade, deve ser exercitada. Ela precisa estar em constante movimento para que você desenvolva uma redação criativa. Portanto, é importante escrever diariamente, mesmo que seja por pouco tempo. 

Você só tem 20 minutos por dia para escrever? Perfeito! Não precisa ser mais do que isso, desde que seja uma atividade constante.

4. Faça anotações das ideias que surgem durante o dia

As ideias surgem do nada, quando menos esperamos. Por isso, é essencial estar sempre pronto para anotá-las, mesmo que no momento você não saiba exatamente o que fazer com elas. 

Como resultado, você sempre terá referências ao seu alcance, o que aumenta a sua produtividade e a agilidade para desenvolver os conteúdos.

5 livros para conhecer mais sobre escrita criativa

Abaixo, trazemos uma pesquisa lista de leituras para ampliar seu horizonte da escrita criativa. Confira:

Sobre a escrita: A arte em memórias, de Stephen King

Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de Stephen King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem contada.

Sobre a escrita é tanto uma autobiografia quanto uma aula de um mestre, eleita pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção do mundo e vencedora dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção.

A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores, de  Christopher Vogler 

Em 1949, no clássico O herói de mil faces, o estudioso Joseph Campbell conceituou a chamada Jornada do Herói: uma estrutura presente nos mitos e replicada em todas as boas histórias já contadas e recontadas pela humanidade. 

Em A Jornada do Escritor, Christopher Vogler faz uma detalhada e esclarecedora análise desse conceito, tomando como base diversos filmes importantes. Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, somados à experiência de Vogler na indústria cinematográfica norte-americana, esta edição, revisada pelo autor, é uma obra de referência fundamental não apenas para quem deseja escrever boas histórias – bebendo da fonte dos mais belos e fascinantes mitos já criados pela mente humana –, como para quem quer entendê-las melhor, relacionando-as à própria vida.

Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade, de Austin Kleon 

Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI. Nesta obra, Austin mostra através de mensagens positivas um olhar gráfico diferenciado, ilustrações, exercícios e exemplos de como o leitor pode “ativar” seu lado criativo. Austin Kleon, corajosamente, desfila novas verdades sobre criatividade: nada é original, então abrace as influências, colete ideias, misture e reimagine para achar seu próprio caminho.