Por que você deveria apostar na escuta ativa na sua carreira

Postado em 19 de nov de 2020
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Ter escuta ativa significa que você ouve o que a outra pessoa está dizendo de maneira atenta e empática, não mais passiva e distraída.

Essa é uma técnica muito utilizada em vendas e na comunicação, mas que pode ajudar você a navegar bem dentro do mundo corporativo e construir uma carreira de sucesso.

Neste artigo, nós vamos falar sobre o que é a escuta ativa, quais são os benefícios dessa técnica para o seu dia a dia no trabalho e como se tornar um bom ouvinte. Confira:

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O que significa ser um bom ouvinte?

Por diversos motivos, seja excesso de informação, estresse ou ansiedade de falar, as pessoas têm dificuldade em escutar com atenção. Apesar disso, a maioria de nós se julga um ótimo ouvinte.

Dar espaço para o outro falar, entretanto, não nos torna, automaticamente, bons ouvintes. Estes têm 3 características marcantes, que são as seguintes:

  • entender o contexto de quem está falando;
  • transmitir empatia quando for sua vez de falar;
  • oferecer soluções adequadas ao problema que a pessoa está descrevendo.

Dessa maneira, o bom ouvinte não é aquela pessoa que deixa o outro falar e concorda com tudo porque não escutou direito. Mas quem entende o que a outra está dizendo e deixa o outro seguro de que está sendo entendido.

Por fim, o bom ouvinte oferece soluções adequadas, dentro do seu conhecimento, justamente porque tem empatia e entende o contexto.

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O que é escuta ativa?

A escuta ativa tira o ouvinte da posição passiva e o coloca em uma posição de atenção e empatia.

O ato de “ouvir” é mecânico, nós fazemos isso normalmente enquanto seres humanos. Porém, o ato de “escutar” é algo mais seletivo. Escutar envolve ter plena atenção em quem está falando, participação ativa no diálogo e interpretação do que está sendo dito.

A escuta ativa, então, envolve aprender a ter foco total durante uma conversa, não exprimir julgamentos e ter capacidade de entender diferentes pontos de vista.

Como surgiu o termo?

A escuta ativa é um conceito que vem sendo trabalhado na psicologia desde os anos 1950, mas que apenas apareceu na literatura técnica como um termo nos anos 1970.

Pode-se dizer que o conceito da escuta ativa começou a surgir com os estudos do psicólogo Carl Ransom Rogers, que falava sobre o “poder da escuta”.

Esses estudos resultaram no conceito da “escuta reflexiva”. Já o termo “escuta ativa” em si foi usado pela primeira vez em 1970 no trabalho do psicólogo clínico Thomas Gordon.

Reconhecido como pioneiro no ensino de técnicas de comunicação e métodos de resolução de conflitos entre pais e filhos, ele apresentou a escuta ativa no artigo intitulado: Parent Effectiveness Training (P.E.T.), publicado na American Psychological Associativo.

Quais são os princípios da escuta ativa?

Enquanto técnica, a escuta ativa tem alguns princípios fundamentais. Eles são os seguintes:

  • ter foco total no que está sendo dito, sem distrações e interrupções;
  • observar atentamente ao que influencia o significado da mensagem, como tom de voz, expressão facial e linguagem corporal;
  • participar ativamente com perguntas coerentes que confirmem o que está sendo dito;
  • dar feedback durante a escuta, o que mostra interesse e compreensão;
  • concluir a conversa com os devidos encaminhamentos.

 

 

 

Os 3 níveis de escuta ativa

Para começar a exercitar a escuta ativa, primeiro você precisa entender que ela funciona em níveis. É importante aprender a identificar esses níveis, que são:

  • Nível 1 – Escuta interna: neste nível, a atenção ainda está voltada para quem está ouvindo. Seus pensamentos, ambiente, atividades, etc. Nesse nível, a pessoa pode estar falando, mas o ouvinte está pensando em outras coisas, sem prestar realmente atenção.
  • Nível 2 – Escuta focada: no segundo nível, o ouvinte está motivado e prestando atenção ativamente ao diálogo. O foco está no que o outro está dizendo, então fica mais fácil assimilar e entender o que está sendo dito. É a escuta reflexiva.
  • Nível 3 – Escuta global: neste nível, o ouvinte não só está prestando atenção, como também está pronto para interagir e fazer inserções. É o nível mais profundo, que não engloba só o que é dito, mas a linguagem corporal, expressões faciais e tom de voz. É a escuta ativa.

Escuta ativa X Escuta reflexiva

Falamos acima sobre os estudos de escuta reflexiva e escuta ativa terem a mesma origem e, apesar disso, as duas técnicas são bastante diferentes.

A escuta ativa, como vimos, preza pela participação de ambas as pessoas no diálogo. A intenção é ouvir com atenção e devolver esse foco em forma de feedbacks, o que ajuda a criar uma conexão verdadeira e profunda entre as duas pessoas.

Já a escuta reflexiva tem um objetivo um pouco diferente, já que é anterior.

Sua intenção é de garantir que o outro será ouvido sem julgamentos e sem interrupções. Porém, não exige que o ouvinte participe ativamente, apenas que escute. Elas não são técnicas excludentes, pelo contrário, a escuta reflexiva está dentro da escuta ativa.

Porém, hoje, a primeira é considerada muito mecânica para ser utilizada sozinha.

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Quais são os 7 benefícios da escuta ativa para sua carreira?

Quando pensamos nos benefícios da escuta ativa, normalmente pensamos no que ela pode trazer para o nosso dia a dia e nossa relação com quem nos cerca.

Porém, essa também é uma prática importante de se manter no ambiente de trabalho.

Isso porque entre as vantagens estão uma melhor comunicação entre o time, menos falhas de comunicação, clareza quanto aos objetivos e aumento de segurança para atuação profissional.

A escuta ativa não traz só benefícios para o time e o ambiente de trabalho, mas para a performance do profissional. Por isso, ela é importante para a construção de carreira.

Veja abaixo os 7 principais benefícios da escuta ativa para a sua carreira e sua equipe:

  1. Promoção de relações interpessoais: escutando ativamente, você cria conexões mais profundas e significativas com as pessoas ao seu redor.
  2. Desenvolvimento de empatia: parte integrante da escuta ativa é ter empatia, então esse é um benefício que se retroalimenta.
  3. Geração de confiança: se comunicar melhor com as pessoas ao seu redor traz mais confiança na hora de agir. Você sabe como as pessoas se sentem genuinamente e como suas ações impactam, logo pode confiar em si próprio antes de tomar uma decisão.
  4. Estímulo do trabalho em equipe: esse é um benefício trazido pela melhora na relação entre as pessoas. O trabalho em equipe depende de uma boa comunicação e de confiança entre os pares.
  5. Diminuição dos conflitos: escutar ativamente ajuda a entender os motivos de uma situação, evitando conflitos desnecessários causados por falta, ou falha, de comunicação.
  6. Proporciona ter informações relevantes: grande parte do sucesso de uma equipe está em todos estarem na mesma página e com as mesmas informações, algo que a escuta ativa pode trazer.
  7. Aumento da segurança no trabalho: em posse de informações relevantes e tendo confiança em suas ações, se torna mais seguro tomar decisões e atitudes no dia a dia.

Chegando ao final deste artigo, esperamos que você tenha conseguido entender a importância da escuta ativa para a sua jornada de carreira.

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Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

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Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.