É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Veja dicas!

Postado em 11 de mar de 2023
Loading...

É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

A resposta curta para esta pergunta é: sim! Mas conciliar as duas coisas exige autoconhecimento, gestão de tempo e cuidados com a sua saúde mental e física.

E pensando em ajudar você nessa tarefa, trouxemos dicas de como trabalhar e estudar ao mesmo tempo aproveitando ao máximo sua graduação e experiência profissional.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Assim como tudo na vida, trabalhar e estudar tem suas vantagens e suas desvantagens.

A principal vantagem, com certeza, é a independência financeira. Para fazer uma pós-graduação, é muito comum que o estudante recorra a cortes no orçamento para poder arcar com os custos das mensalidades.

Mas se você já tem uma fonte de renda, essa dificuldade se torna menor e você tem mais liberdade financeira.

Outra vantagem é a experiência no mercado de trabalho. Quem faz uma pós e trabalha ao mesmo tempo consegue colocar em prática o que aprendeu no dia a dia, resolvendo problemas que, muitas vezes, seriam impossíveis de serem solucionados sem o conhecimento adquirido.

Quanto às desvantagens, podemos citar especialmente a exaustão que trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode trazer. Nesse caso, o estudante precisa cumprir com os horários da pós somados a sua carga horária de trabalho.

Essa soma é perigosa porque pode trazer cansaço extremo e, eventualmente, evasão, caso o estudante não saiba como equilibrar estudo, trabalho e família.

É lei a empresa liberar o funcionário para estudar?

Você pode ter visto essa pergunta no Google ao pesquisar sobre o assunto, mas a resposta para ela é que: não, a empresa não tem obrigação de liberar o funcionário para estudar.

Isso não impede, entretanto, que você e seu coordenador ou gerente combinem uma compensação de horário ou outro tipo de acordo para que você consiga conciliar os estudos com o seu trabalho.

🔵 Leia também: Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras

Dicas de como conciliar estudo e trabalho

Em um primeiro momento, pode parecer que não existe uma forma simples de se conseguir trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Mas existe!

E você constrói essa conciliação a partir da série de dicas que trouxemos abaixo:

1. Organize o seu dia

A primeira coisa a se entender sobre fazer uma especialização é que não basta assistir às aulas, é preciso fazer trabalhos, estudar para provas e se reunir com os colegas de vez em quando.

Isso significa que existirão momentos fora do período de aulas que você vai precisar se dedicar para a pós-graduação. Por isso, o essencial ao conciliar trabalho e estudo é organizar a sua rotina.

Você pode montar um cronograma para cumprir no dia a dia, pode bloquear a sua agenda ou separar períodos do dia e dias da semana em momentos para trabalhar e estudar.

O importante, nesse caso, é saber que cada atividade precisa ter o seu horário, senão você corre o risco de ficar sem tempo e prejudicar uma ou outra.

2. Evite procrastinar

Esta é uma dica importante e que tem muito a ver com gestão do tempo.

Se você organizou a sua rotina, mas continua adiando tarefas importantes ou deixando trabalhos para a última hora, a organização não adianta nada.

Por isso, procure trabalhar o seu autoconhecimento para evitar a procrastinação. Caso contrário, você pode sair prejudicado e ficar exausto.

3. Cuide da sua saúde mental e física

A rotina de quem trabalha e estuda pode ser bastante desafiadora para a mente e para o corpo. Por isso, os cuidados com a sua saúde mental e física não podem ser deixadas de lado.

Para conseguir ter sucesso na realização dos dois, procure cuidar da sua alimentação e tomar bastante água. Um corpo bem alimentado e um cérebro bem hidratado têm muito mais capacidade de aprender e produzir.

O mesmo vale para a sua saúde mental. Se estiver se sentindo sobrecarregado, tente respirar, descansar e conversar com um amigo ou um profissional.

4. Considere fazer uma pós-graduação online

Economia de tempo e flexibilidade para estudar são as maiores vantagens de se fazer uma pós-graduação online. Por isso, se você está enfrentando dificuldades com organização de tempo, buscar uma especialização EAD pode ser a solução.

Fazendo uma pós a distância, você consegue determinar qual é o melhor horário para estudar, pode estudar de onde estiver e, também, economiza o tempo de deslocamento até o campus da instituição.

Além disso, você também economiza seu dinheiro, pois as mensalidades são naturalmente mais baixas e você não terá gastos com deslocamento.

 

EAD é a saída para estudar e trabalhar ao mesmo tempo

Nos últimos anos, o ensino a distância tem se tornado cada vez mais popular.

De acordo com pesquisas, a quantidade de matrículas nessa modalidade já ultrapassou o número de matrículas na modalidade presencial.

E a tendência é que a distância entre as modalidades aumente.

Isso porque a maior parte dos alunos matriculados no ensino superior, cerca de 54%, estão ativos no mercado de trabalho. E destes, a maior parte está matriculada em cursos EAD.

Fazendo uma pós-graduação EAD, você estuda quando e de onde puder.

A flexibilidade é uma das maiores vantagens do EAD. Como as aulas ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, você consegue acessá-las quando e de onde puder.

Você pode assistir às aulas no caminho para o trabalho e pode fazer as atividades no seu intervalo de almoço ou nos finais de semana.

A principal vantagem é organizar o seu tempo e encaixar a graduação na sua rotina.

Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o Blog do EAD!

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!