10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver

Postado em 19 de out de 2021
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Você sabe o que são soft skills? Elas são essenciais para se tornar um profissional de sucesso!

As soft skills são um conjunto de competências cada vez mais requisitado no universo corporativo, principalmente pelo avanço de novos modelos organizacionais e empresariais.

Atualmente, além de profissionais com capacitação técnica, que tenham uma formação sólida e boas referências, as empresas também estão procurando por colaboradores que mostrem competências interpessoais. Ou seja, soft skills.

Elas são habilidades não-técnicas, que se referem ao comportamento e à forma de trabalhar do indivíduo. No dia a dia de trabalho, causam um grande impacto e podem representar um enorme diferencial para o crescimento de uma organização.

Neste artigo, você vai entender o que são essas competências, a diferença entre elas e as hard skills, e exemplos de soft skills para desenvolver e potencializar sua carreira.

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O que são soft skills?

De forma simplificada, podemos dizer que soft skills são habilidades interpessoais.

Ou seja, são aquelas competências relacionadas aos traços comportamentais de um indivíduo, abarcando a forma ele lida com outros e consigo mesmo.

Diferentemente das competências técnicas, as soft skills são mais difíceis de determinar e quantificar, afinal são características muito mais subjetivas.

Para exemplificar, vamos imaginar Júlio. Ele tem vinte e cinco anos, acabou de se formar em Pedagogia e busca um cargo de professor em uma escola local.

Você acha que as habilidades técnicas proporcionadas pela graduação serão suficientes para Júlio exercer plenamente sua profissão? Para dar aulas, ele vai precisar de competências como empatia, responsabilidade, paciência e escuta ativa.

Todas essas habilidades são soft skills.

Ou seja, dispor de um bom repertório técnico é essencial para se destacar no mercado, mas sozinho é possível que não seja suficiente para determinar uma posição de sucesso.

É por isso que as empresas têm buscado cada vez mais por profissões que vão além das competências técnicas do cargo, observando e priorizando padrões comportamentais condizentes com o esperado pela empresa.

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Qual é a diferença entre soft skills e hard skills?

A principal diferença entre as soft skills e hard skills está na facilidade maior ou menor de de comprovar essas competências.

As soft skills são habilidades mais subjetivas, que envolvem comportamento. 

Dessa forma, elas são mais perceptíveis após um conhecimento mais profundo de um profissional, muitas vezes através de testes psicológicos e comportamentais, em processos seletivos, ou no convívio diário para aqueles que já integram uma empresa.

Já as hard skills, são de mais fácil constatação.

Elas são as habilidades técnicas, aquelas que podem ser facilmente aprendidas por meio de cursos, treinamentos, workshops, curso de graduação, mestrados, doutoradas e cursos técnicos.

Exemplos de hard skills são: fluência em uma língua estrangeira, conhecimentos práticos em determinado processo, habilidades ligadas à tecnologia, etc.

Como são mais fáceis de identificar, também é mais fácil mensurar uma hard skill. Para exemplificar melhor, vamos voltar ao Júlio, personagem fictício do tópico anterior.

Já que o Júlio é formado em Pedagogia, qual seria melhor forma de potencializar suas hard skills? Talvez uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento ou uma segunda graduação em um curso de licenciatura, por exemplo.

De forma geral, os dois grupos de habilidades se completam. Ou seja, o profissional que dominar tanto as hard quanto soft skills certamente se destaca muito no mercado de trabalho.

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10 exemplos de soft skills desejadas pelo mercado de trabalho

Por mais que sejam mais subjetivas e difíceis de mensurar, as soft skills são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

Atualmente, em quase todas as áreas, existem mais profissionais capacitados do que posições de emprego para absorver essa mão de obra qualificada.

Ou seja, além de investir em uma formação sólida  e de estar constantemente atualizado, é preciso ter habilidades que vão além da técnica para chamar a atenção e conquistar promoções e cargos estratégicos.

Abaixo, apresentamos 10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver hoje mesmo:

1. Responsabilidade e comprometimento

Essa pode ser uma característica óbvia, mas é sempre válido mencioná-la.

A responsabilidade é uma habilidade primordial para todos os profissionais. Afinal, é ela que traz consciência de que é preciso se dedicar para entregar os melhores resultados em sua função.

Com a pandemia e o aumento dos postos de trabalho em home office, essa característica tornou-se ainda mais essencial, já que é preciso ter muita responsabilidade para manter seus horários e cumprir suas tarefas longe dos olhares dos gestores e do ambiente de trabalho.

Ou seja, a responsabilidade é uma das soft skills mais importantes no perfil de qualquer profissional. Mesmo que seja difícil identificá-la em uma entrevista, no dia a dia de trabalho, é facilmente perceptível os profissionais que contam com essa habilidade ou não.

2. Colaboração e trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho.

Mesmo aqueles que trabalhadores mais autônomos, que suas funções não se relacionam com outros colaboradores da empresa, devem ter a capacidade de trabalhar bem em grupo.

Afinal, é por meio do pensamento coletivo e da tomada de decisão conjunta que nascem ideias inovadoras e disruptivas.

Além disso, na atualidade, é muito comum que as empresas dividam seus colaboradores em times, buscando que os profissionais encontrem soluções de forma coletiva e trabalhem de maneira mais conjunta.

Portanto, desenvolver essas características de colaboração e trabalho em equipe é indispensável para o seu crescimento e desenvolvimento profissional.

3. Pensamento crítico

É ótimo ter um profissional que entende e sabe executar bem todos os processos em sua área, mas é ainda melhor contar com um colaborador que possui uma visão analítica sobre o que é feito. Isso se chama pensamento crítico.

Ter pensamento crítico possibilita que os profissionais pensem fora da caixa e tragam sugestões criativas e inovadores para o seu ambiente de trabalho, o que é indispensável para o crescimento de qualquer instituição.

Ou seja, essa é mais uma habilidade que pode trazer muitos benefícios para os profissionais que desejam alavancar sua carreira.

4. Comunicação Interpessoal

Você já trabalhou com um profissional que era muito bom no que fazia, mas não conseguia se comunicar de forma eficaz? Isso é bem mais comum do que parece.

Todas as profissões dependem em determinado grau de boas relações interpessoais, seja com os próprios colegas ou com os clientes. Para isso, saber se expressar de forma objetiva é essencial.

Uma boa comunicação interpessoal é requisito básico para todos os profissionais. Afinal, ela permite que haja confiança e cooperação no local de trabalho. Além disso, para aqueles que almejam cargos mais altos e crescimento profissional, essa característica é indispensável. 

5. Proatividade

Não importa qual seja sua área de atuação, ser proativo é uma qualidade imprescindível para todos os profissionais. As pessoas proativas estão sempre em busca de formas de trazer melhores resultados para a empresa, indo além daquilo que está relacionado à sua pauta para isso.

Esses profissionais não esperam ser demandados e mostram muita autonomia para tomar atitudes e encontrar soluções para os problemas que surgem.

A proatividade é uma característica essencial para se destacar no ambiente de trabalho, conquistar cargos mais altos e até mesmo melhores salários. Trabalhar essa habilidade certamente trará muitos benefícios para sua carreira!

 

 

 

6. Resolução de conflitos

A capacidade de resolver conflitos é uma das soft skills que mais impacta o clima no ambiente de trabalho. Dessa forma, o profissional que sabe como resolver conflitos, buscando encontrar um consenso e manter uma relação saudável com os colegas, certamente se destaca.

Os conflitos são inevitáveis e não precisam ser necessariamente negativos. Muitas vezes, podem ser oportunidades de crescimento e de melhoria dos processos.

Por isso, os profissionais que lidam bem com conflitos são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho, o que faz dessa capacidade uma das soft skills mais requisitadas.

7. Capacidade de trabalhar sob pressão

Independentemente do tipo de empresa ou atividade realizada, momentos de pressão são inevitáveis para todos os profissionais.

Eles podem acontecer por imprevistos ou por demandas naturais do trabalho. Seja qual for o caso, saber trabalhar sob pressão é essencial para profissionais de todas as áreas.

É natural que a pressão traga estresse e ansiedade para os envolvidos, mas quem tem essa soft skill sabe gerenciar melhor esses sentimentos para seguir entregando bons resultados.

8. Senso de liderança

Você sonha com uma promoção ou está pensando em pedir um aumento de salário? Saiba que ter um perfil de liderança pode aumentar muito suas chances de conquistá-los.

Um profissional com espírito de liderança sabe motivar e envolver a equipe, além de ter a capacidade de apontar e reconhecer as falhas do seu time, encontrando oportunidades para melhorar e se desenvolver.

Em função disso, a capacidade de liderança de um indivíduo é mais um soft essencial para quem busca crescer na sua área.

9. Inteligência Emocional

Inteligência emocional é um conceito da psicologia que vem sendo cada vez mais empregado no mundo do trabalho. Esse termo se refere à capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos, tendo disposição e equilíbrio para lidar da melhor forma com eles.

Essa habilidade permite que os profissionais tenham um bom rendimento mesmo trabalhando sob pressão e evita que os colaboradores passem por crises de estresse e ansiedade.

Afinal, os profissionais que dominam a inteligência emocional são capazes lidar melhor com os sentimentos negativos que situações extremas podem causar.

É por isso que a inteligência emocional é uma soft skill cada vez mais procurada pelos recrutadores e gestores, sendo muito importante desenvolvê-la ao longo da carreira.

10. Habilidades de negociação

Ter habilidades de negociação não é uma característica importante somente para aqueles que trabalham diretamente com vendas.

Saber negociar é essencial para o dia a dia de todos os profissionais.

Aqueles que têm habilidades de negociação conseguem argumentar melhor em reuniões e tendem a sempre tentar chegar a um consenso na equipe. Ou seja, é uma habilidade muito importante para se destacar profissionalmente e alavancar sua carreira.

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Por onde começar a desenvolver as soft skills 

O primeiro passo para desenvolver soft skills é o autoconhecimento. Afinal, só ele vai permitir que você entenda quais são os seus pontos fracos e fortes.

É essa capacidade que também vai auxiliar a identificar quais dos exemplos de soft skills dadas neste artigo você já possui ou ainda precisa desenvolver.

Dessa forma, o mais importante é olhar para suas experiências passadas e identificar o que deu certo e errado nosso seu método de trabalho. Assim, é possível perceber suas principais competências interpessoais e aquelas que ainda devem ser desenvolvidas.

Além disso, outra estratégia é pedir feedbacks.

Converse com seus colegas e gestores, questionando-os sobre suas principais qualidades e defeitos profissionais. A partir desses movimentos, será possível determinar quais soft skills você ainda precisa desenvolver para conquistar mais oportunidades em sua trajetória profissional.

Uma dica extra é tentar unificar suas soft e hard skills, fazê-las trabalhar em conjunto para ajudar você a chegar onde quer na sua carreira.

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Por Redação Blog do EAD

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