EAD

Quer fazer faculdade EAD? Veja como escolher!

Por Redação   | 

 Tag: EAD

Para ter sucesso em qualquer profissão é preciso dedicação, estudo e esforço. E se você busca um diferencial ou uma qualificação para se destacar no mercado de trabalho, o diploma de uma graduação pode abrir muitas portas para você. Já pensou em fazer faculdade EAD?

Ela é ideal para quem já está no mercado de trabalho e deseja buscar uma especialização, adquirir mais conhecimento na área de atuação, uma promoção em seu emprego atual, conquistar a valorização profissional e pessoal, investir em uma carreira mais flexível ou criar uma rede de contatos profissionais.

Segundo o Censo da Educação Superior de 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um a cada cinco estudantes estudam a distância. Além disso, o número de cursos também aumentou 26,8% de 2016 para 2017, ou seja, passou de 1.662 para 2.108. 

Diante deste cenário, pode surgir a dúvida: como escolher a melhor faculdade EAD e o melhor curso? Então continue esta leitura, pois vamos ajudá-lo a fazer a melhor escolha e conquistar o tão sonhado diploma de graduação.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis

Conheça a instituição

A escolha da faculdade EAD influenciará no sucesso profissional do aluno, por isso, escolher a instituição certa é o primeiro passo e o mais importante, para quem quer fazer faculdade a distância. Na hora de escolher, pesquise e leve em consideração a história da faculdade, quantos anos está no mercado, quantos cursos ela oferece, quantos alunos se formam por ano e quantos já entraram no mercado de trabalho. 

Ter uma boa nota no Ministério da Educação (MEC) também é importante e a verificação desses itens é fundamental e vale ser pesquisado antes de escolher a instituição. 

Escolha o curso desejado

Existem mais de 100 cursos oferecidos a distância e você pode escolher estre as áreas de Exatas, Humanas, Saúde, Agrárias e Gestão. Essas áreas são divididas em três formatos que são tecnólogo, bacharelado e licenciatura. As principais diferenças entre eles é o tempo de estudo, a área e o campo de atuação. 

Nem todas as instituições oferecem todos os cursos, por isso, esse fator também deve ser considerado. Analise as áreas com que você tem afinidade, onde você se vê trabalhando e suas aspirações profissionais. 

Mas, para você entender melhor: os cursos de Bacharelado tem duração de 4 a 5 anos e o conteúdo estudado é mais abrangente. Ou seja, profissional que se tornou um bacharel pode ocupar vários cargos dentro da mesma área do conhecimento. Os formados em Administração, Ciências Contábeis e Engenharias, por exemplo, são bacharéis. 

Já os cursos de Licenciatura duram entre 3 ou 4 anos e formam professores para o ensino fundamental e médio. Os profissionais de licenciatura tem algumas restrições para atuar em outra área que não seja a educação ou pesquisa. Exemplos: História, Geografia, Pedagogia e Letras.

O tecnólogo, por sua vez, é um curso de 2 a 3 anos e é voltado para o mercado de trabalho de uma forma mais específica e técnica. O estudante aprende questões mais práticas da profissão escolhida, sem tanta abrangência como o bacharelado. Exemplos: Gestão Comercial, Gestão do Agronegócio e Redes de Computadores

8700 

Veja se o curso é credenciado pelo MEC

Depois de escolhida a área de atuação é preciso escolher uma instituição de ensino superior credenciada pelo MEC. Veja se a faculdade que você escolheu e credenciada, por meio deste link. Esse credenciamento é que fornece segurança ao aluno sobre validação do diploma ao término da faculdade EAD e se o conteúdo oferecido está de acordo com as normas exigidas pelo órgão educacional do governo.

 Análise a metodologia de ensino da faculdade EAD

     A escolha de uma boa faculdade EAD é fundamental para fazer um curso de qualidade e ter o diploma reconhecido no mercado de trabalho, por isso outro ponto a se analisar é escolher uma faculdade com uma boa metodologia de estudo. Mas o que é metodologia de estudo?

A metodologia de estudo e a maneira com as disciplinas serão aplicadas ao aluno durante a faculdade. A metodologia EAD é tão criteriosa quanto a presencial, pois além de professores qualificados e infraestrutura adequada, a forma como esses conteúdos serão disponibilizados é importante para que você aprenda mais. 

As disciplinas da metodologia EAD devem ter fácil acesso através de uma plataforma online, com recursos didáticos que possam ser acessados de qualquer computador que tenha acesso internet. O aluno deve seguir o cronograma pedagógico estipulado pela instituição, assim, cada módulo do curso tem um período para ser estudado e apreendido. 

Os exercícios e as avaliação são exigidos para acompanhar o desempenho do aluno, e a entrega deles podem ser presenciais ou online, tudo isso depende da metodologia que a faculdade oferece. 

Não confunda a flexibilidade da faculdade EAD com facilidade. Assim como no ensino presencial, os prazos de entrega devem ser cumpridos e as provas devem ser realizadas. 

Na metodologia das faculdades EAD cada aluno aprende no seu tempo, porém, o descumprimento desse prazo ou a falta de comprometimento com os estudos podem ter consequências como reprovação do módulo. Para se dar bem na faculdade EAD é preciso dedicação e disciplina, uma boa rotina de estudos e leitura.

Converse com quem já fez faculdade EAD 

Conversar com pessoas que já fizeram cursos de graduação a distância pode tirar suas dúvidas e dar mais segurança na hora de decidir fazer ou não a faculdade EAD e também qual instituição escolher. 

Fazer faculdade EAD pode ser uma experiência maravilhosa para um pai de família que só tem tempo de estudar de noite ou na madrugada, mas para uma pessoa que não tem disciplina pode ser uma opção pouco adequada. Por isso, procure conversar bastante e levar em consideração todos os fatos e influências exteriores.

Se você já escolheu a faculdade que vai estudar, procure fazer amizades com alunos e ex-alunos que também escolheram a graduação a distância, peça dicas de estudos e pergunte como foi a experiência.

 Prefira instituições da sua região

Embora, faculdade EAD você pode estudar em instituições de qualquer lugar do Brasil, uma universidade que é do seu estado ou da sua região acaba possibilitando mais oportunidades ou abrindo portas no mercado de trabalho.

Uma instituição da sua região está ligada com as necessidades da sua região, isso deixa o aprendizado mais próximo da realidade. E lembre-se dos encontros presenciais, que podem ocorrer uma vez por semana, uma vez a cada quinze dias ou uma vez por mês. É importante deixar claro que por exigência do MEC, é exigido alguns encontros presenciais para provas finais, aulas práticas, estágios, etc.

tyler-franta-iusJ25iYu1c-unsplash 

Conheça o campus ou polo presencial

Antes de se matricular conheça o campus que vai estudar, faça visitas, conheça os professores, converse com os coordenadores, visite os laboratórios, a biblioteca e procure saber se a instituições oferecem atividade extra como acesso a eventos, palestras etc. Tudo isso favorece o aluno durante o aprendizado.

     A faculdade EAD precisa ter os mesmos cuidados com um aluno que estuda no método a distância que tem com os alunos que estudam presencialmente. Por isso é importante conhecer e analisar a faculdade antes de se matricular.

Pesquise por projetos extracurriculares

Ensino superior é pesquisa, ensino e extensão por isso as atividades extracurriculares são oferecidas com o intuito de ampliar a formação dos alunos, por meio de práticas interdisciplinares. Projetos extracurriculares são atividades que não fazem parte da grade curricular comum exigida pelo MEC, mas que podem agregar à formação do estudante. 

Por isso é importante pesquisar quais as atividades extracurriculares que a sua faculdade oferece. Algumas instituições disponibilizam disciplinas optativas, outras contam com soluções e auxílio para a comunidade, como aulas de esporte para comunidade carentes ou aulas de reforço em escolas públicas, por exemplo. 

Já algumas faculdades oferecem apoio para o estudo da pesquisa científica. Cada instituição tem seus projetos extracurriculares específicos, tudo isso para colocar o aluno em contato com a realidade da profissão escolhida e ter outras experiências que podem enriquecer o currículo.

Analise o currículo dos professores

A análise do currículo do professor é uma das partes mais importante na hora de escolher a faculdade EAD. O professor EAD, também conhecido como tutor, vai tirar suas dúvidas, corrigir suas provas, tarefas em geral, sugerir livros e muitas vezes avaliar seus estágios. No entanto, as melhores universidades têm os conteúdos do EAD feitos e planejados pelos mesmos professores do ensino presencial, garantindo a mesma qualidade de ensino. 

A diferença é que no curso presencial a função do professor  é fazer com que o aluno aprenda. Na modalidade EAD o aprendizado só será bem sucedido se houver dedicação de ambas as partes, professor e aluno.

Para conhecer melhor seus professores,pesquise pelos currículos deles e as experiências no mercado de trabalho e como professor. Se precisar entre na plataforma lattes de pesquisa sobre os trabalhos do seus professores e veja no site da instituição qual a porcentagem de docentes com especialização, mestrado e doutorado. 

Saiba as vantagens de estudar a distância 

A procura por cursos a distância vem crescendo cada vez mais no Brasil, ganhando assim mais espaço dentro das faculdades e conquistando mais alunos. Fazer faculdade EAD é a melhor opção para quem trabalha e quer estudar mas não consegue seguir o ritmo das aulas presenciais. Na graduação EAD, é possível estudar e trabalhar sem abrir mão do trabalho, família, lazer e vida social. 

Quando falamos em graduação de cursos graduação distância, a flexibilidade é a principal vantagem que nos vem à cabeça, pois na faculdade EAD, o aluno não precisa frequentar um local ou horário fixo para estudar. É ele quem escolhe o horário que vai assistir às aulas, podendo ser de manhã, tarde, à noite ou até mesmo de madrugada.  

A graduação a distância é a melhor escolha pra quem tem horários de trabalhos variados, limitações de mobilidades para ir a faculdade ou um emprego em em que precisa fazer muitas viagens. Assim, se o aluno precisar mudar de região durante a faculdade, não irá precisar parar ou trancar o curso, apenas mudar o polo para os encontros presenciais, que acontecem uma vez por mês ou de quinze em quinze dias.  

A economia de dinheiro também é uma das vantagens da faculdade EAD. Além dos valores das mensalidades serem mais baratas, você não precisa se deslocar até a faculdade todos os dias para estudar, economizando combustível ou passagem de ônibus e as despesas com alimentação. As faculdades EAD também contam com bibliotecas virtuais que, assim como as aulas, têm o acervo de livros e apostilas fica acessível 24 horas por dia para o aluno estudar e fazer pesquisas.  

Outra vantagem é que o diploma da faculdade EAD é exatamente igual aquele emitido no curso presencial, pois não vem especificado no documento se o aluno cursou a faculdade no modo presencial ou online. Assim, o estudante formado pela graduação online possui a mesma qualificação de ensino do aluno que optou por assistir às aulas no presencial. 

É possível, assim, usar o diploma para vagas de emprego que exija qualificação específica, fazer pós graduação ou participar de concursos públicos que exija nível superior. O que importa é saber se a instituição tem reconhecimento e autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer cursos graduação distância.

Entenda que o rápido crescimento da tecnologia permite ao estudante que optou por estudar online tenha o mesmo, (ou às vezes até mais) conteúdo de qualidade que o aluno que frequenta a faculdade todos os dias. Isso se dá por que as aulas são aplicadas por meio de vídeo aulas, além de exercícios, quizzes, arquivos de áudio, livros entre outros formatos. 

Todas as aulas ficam anexadas na plataforma de aprendizagem o, assim o estudante pode acessá-las a qualquer horário do dia ou da noite, rever ou refazer as aulas quantas vezes precisar. 

Ainda, as faculdades EAD disponibilizam encontros presenciais com o professor (tutor), em que onde o aluno pode ir na faculdade para tirar dúvidas, realizar provas e/ou entregar trabalhos. Também é possível entrar em contato com o professor através de e-mail, chat e videoconferência. 

Agora que você conhece todas as vantagens de fazer faculdade a distância, ficou mais fácil de alcançar o tão sonhado diploma do ensino superior . Não deixe de procurar na sua região faculdades EAD e pesquise os cursos e as vantagens que ela oferece. 

Aproveite e conheça a FAESA, que tem mais de 40 anos de história no estado do Espírito Santo oferecendo aos seus alunos não apenas a parte teórica e prática, mas também a vivência no dia a dia da profissão com cursos bem avaliados pelo MEC.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.