Tags: Ensino Superior

Você sabe o que se estuda no curso de Gestão da Tecnologia da Informação? E quais são as áreas de atuação do profissional de TI?

A tecnologia é uma das áreas com maior crescimento nos últimos anos, seja em relação a oferta de cursos ou em oferta de vagas no mercado de trabalho.

Quem se forma em TI tem diversas possibilidades de atuação, em áreas mais técnicas e operacionais e outras mais ligadas a gestão de projetos e processos.

Leia o artigo para saber tudo sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação e no que você estará apto a trabalhar depois de formado.

Neste artigo você vai conferir:

O que é Gestão da Tecnologia da Informação?
Saiba mais sobre a graduação em Gestão de TI
Áreas de atuação
Mercado de trabalho
5 competências profissionais requeridas para um Gestor de TI
Conclusão

Mulher utilizando um notebook e mais duas telas, onde aparecem códigos de programação.

O que é Gestão da Tecnologia da Informação?

Gestão da Tecnologia da Informação é uma área de formação e atuação profissional que, como o próprio nome já diz, gerencia tecnologias como software, hardwares e outros sistemas informacionais.

A área abrange tanto soluções técnicas como gerenciamento de sistemas e gestão de pessoas.

Qual a empresa que não precisa da tecnologia hoje em dia, não é mesmo? Difícil encontrar campos do mercado de trabalho em que o uso de algum tipo de recurso tecnológico não seja primordial para a execução das mais diversas atividades.

O grande foco da Gestão da Tecnologia da Informação é, portanto, melhorar e otimizar os processos de trabalho que envolvam algo relacionado a TI.

Saiba mais sobre a graduação em Gestão de TI

A graduação em Gestão da Tecnologia da Informação é um curso tecnólogo, com duração de 2,5 anos, e pode ser cursado tanto em modelo presencial como a distância.

Os cursos EAD, no entanto, têm apresentado um ótimo custo-benefício, já que possuem mensalidades mais baratas e possuem uma flexibilidade de horários, podendo ser encaixados tranquilamente na rotina de alunos que trabalham.

Além disso, durante a pandemia de covid-19, ainda vigente no Brasil, as graduações a distância se tornaram uma alternativa para começar ou continuar os estudos mesmo em um contexto do necessário isolamento social.

A FAESA oferece a graduação em Gestão de Tecnologia da Informação EAD e o curso está com um desconto especial para quem vai ingressar agora no segundo semestre do ano.

O curso prepara os alunos para atuarem nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

Durante a graduação o estudante terá contato com disciplinas mais técnicas, como criação e gestão de hardware, redes e segurança da informação, Banco de Dados, Engenharia de Software, Gestão de Sistemas Corporativos e Gestão de Infraestrutura de TI.

Mas também contará com outras disciplinas mais voltadas para a área de administração e gestão empresarial, como empreendedorismo, gestão de pessoas e inteligência nos negócios.

Algumas disciplinas presentes na matriz curricular do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, conforme o Ministério da Educação (MEC), são:

  • Administração de Banco de Dados;
  • Comunicação Aplicada;
  • Economia e Mercado;
  • Estatística;
  • Fundamentos de Sistemas Operacionais;
  • Gerenciamento de Projetos de Tecnologias da Informação;
  • Organização de Computadores;
  • Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação;
  • Redes de Computadores e Telecomunicações;
  • Segurança da Informação;
  • Gerenciamento de Infraestrutura;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão Estratégica de Recursos Humanos;
  • Governança de Tecnologia da Informação;
  • Lógica;
  • Modelagem de Processos;
  • Modelagem de Sistemas.

Mesmo tendo um curto período de duração, o tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação capacita o aluno para atuação em diferentes áreas do mercado de trabalho.

Sala com várias máquinas, fios e botões.

Áreas de atuação

Como já falamos, por ser uma área em expansão, a área de atuação para formados em Gestão da Tecnologia da Informação é vasta.

Esses profissionais podem atuar em empresas de pequeno, médio ou grande porte, podendo também trabalhar em instituições públicas, privadas ou Organizações Não Governamentais (ONGs).

Independentemente do setor em que atua (saúde, esporte, economia, educação, segurança etc.), o profissional de TI é central para auxiliar e pensar soluções tecnológicas para as empresas, já que, atualmente, praticamente todos os processos de trabalho são perpassados pela tecnologia.

Veja alguns possíveis cargos que podem ser exercidos por profissionais de TI:

  • Administração de Redes;
  • Cientista de dados;
  • Arquiteto de soluções Big Data;
  • Business intelligence;
  • Chief Technology Officer;
  • Especialista em Cloud Computing;
  • Especialista em e-commerce;
  • Inteligência artificial;
  • Programação;
  • Programador mobile;
  • Qualidade de Software;
  • Segurança da Informação;
  • Suporte técnico.

Os profissionais de TI podem atuar não só em cargos técnicos e operacionais, mas também como consultores, gerentes ou diretores, já que o curso de Gestão da Tecnologia da Informação capacita o aluno para atuar em posições estratégicas e de tomada de decisão.

A visão qualificada do profissional da área de tecnologia pode influir nos investimentos tecnológicos, contratação e gestão de equipes para que os negócios da empresa em que atua sejam mais eficientes e lucrativos.

Mercado de trabalho

Segundo levantamento feito pelo InfoMoney, que ouviu diferentes especialistas em Recursos Humanos, recrutamento e educação, tecnologia está entre as três áreas com maior possibilidade de expansão nos próximos anos.

Dentre os cargos destacados por especialistas para a área de tecnologia estão profissionais de cibersegurança, customer experience e especialista em nuvem (ou cloud).

Nessa tendência de adesão ao home office e consequentemente migração para espaços e plataformas online, os profissionais de TI serão cada vez mais requisitados para organizar esses dados.

Além disso, é interessante notar o quanto o comportamento do consumidor tem se modificado, sobretudo após a pandemia, que exigiu que lojas e outros tipos de comércio que tinham espaços físicos fechassem as portas para o público.

As compras online, portanto, precisam ter um site com fácil manuseio e uma experiência de uso intuitiva para o consumidor, e é nesse sentido de programação e melhorias de plataformas digitais que os profissionais de TI também podem encontrar oportunidades de trabalho.

O mercado aquecido e os poucos profissionais qualificados na área fazem com que os que trabalham com tecnologia tenham boas remunerações. Segundo o site Educa + Brasil os tecnólogos em TI iniciam a carreira com salários de R$ 4.300, mas com mais experiência podem chegar a remunerações de R$ 8.500.

Um homem e uma mulher, sentados um de frente para o outro, mexendo cada um em seu respectivo computador.

5 competências profissionais requeridas para um Gestor de TI

Se você pensa em fazer essa graduação, tenha em mente que Gestores de Tecnologia da Informação precisam, também, desenvolver algumas habilidades interpessoais para se destacar no mercado de trabalho. Veja 5 delas:

1. Liderança 🙋‍♂️: para gerenciar os processos de uma empresa, o profissional precisa ser um bom líder. Isso implica numa boa comunicação, clara e objetiva, para integrar a equipe e construir melhores soluções para o negócio.

2. Inovação 📲: é preciso ter uma visão ampla do negócio, inclusive se apropriar de conhecimentos como marketing e vendas, para conseguir propor soluções inovadoras e criativas para a empresa.

3. Visão estratégica 📊: ter uma visão estratégica sobre o serviço ou produto com o qual você trabalha pode proporcionar uma maior otimização dos processos da empresa. Para isso, você deve considerar as relações entre tecnologia, pessoas e dados/informações do negócio.

4. Negociação 🤝: a habilidade de negociar pode ser muito útil para um profissional de TI, seja em cargos mais técnicos ou gerenciais. Você pode ter que negociar produtos com fornecedores ou negociar a implementação de novas plataformas com a equipe, por exemplo.

5. Motivação 🏅: um profissional desmotivado pode atrapalhar o trabalho de outros colegas, portanto, saber engajar a equipe é fundamental para garantir entregas com qualidade.

Conclusão

Neste artigo você conheceu mais sobre o curso de Gestão em Tecnologia da Informação, áreas de atuação, mercado de trabalho e algumas competências profissionais necessárias para quem escolhe seguir a carreira em TI.

Por ser uma área em ascensão no mercado de trabalho, com diversas oportunidades e novas vagas surgindo a cada ano, a graduação em Gestão em Tecnologia da Informação pode ser um investimento com um bom retorno financeiro para quem está pensando em começar a carreira.

Além disso, o curso da FAESA é tecnólogo e EAD, possuindo um curto período de duração e podendo ser realizado com flexibilidade de dias e horários.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog EAD FAESA para ler mais artigos sobre educação e mercado de trabalho!

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT