A conquista de um diploma para atender a uma demanda do mercado de trabalho não é tudo o que a graduação tem a oferecer. Você já pensou em como os anos de estudo podem contribuir para o seu crescimento pessoal?
As experiências e relacionamentos vividos na faculdade oferecem aos estudantes oportunidades de desenvolver novas habilidades e conquistar novos conhecimentos - algo que resulta em um ganho importante também para a vida profissional.
Siga em frente com a leitura e entenda melhor a relação entre seu curso superior e seu crescimento pessoal!
O que é crescimento pessoal, afinal?
O desenvolvimento ou crescimento pessoal é algo que nos acontece de forma tão natural que nem sempre pensamos a respeito. Trata-se de tudo aquilo o que aprendemos para lidar de forma cada vez melhor com as situações e exigências comuns que cada indivíduo enfrenta.
De forma mais clara, o crescimento pessoal é o desenvolvimento da capacidade de compreender situações, tomar decisões e agir de forma a cumprir tarefas e conquistar objetivos. E tudo isso resulta da vivência de experiências que nos permitem aprender como lidar com cada situação, sentimento ou necessidade.
Como a graduação favorece o crescimento pessoal
Muito daquilo que precisamos aprender para o crescimento pessoal envolve o relacionamento com outros seres humanos e o enfrentamento de situações novas ou desafiadoras.
Para além do conhecimento acadêmico, um curso de graduação proporciona a você contato frequente com outros estudantes e com professores. O relacionamento com pessoas diferentes ajuda a expandir nossa própria visão de mundo. Isso nos apresenta a novos conhecimentos que podem ser úteis ao nosso desenvolvimento.
Mais do que isso, a graduação coloca você em situações em que a ajuda dessas outras pessoas se faz necessária para a realização de projetos ou para a resolução de problemas, por exemplo. Para tanto, você vai desenvolver seu relacionamento interpessoal, a capacidade de trabalhar em grupo e de conviver com ideias distintas e, às vezes, conflitantes.
A vida social não precisa ficar de fora! Durante a graduação, estudantes aprendem a buscar o equilíbrio entre os estudos e a diversão. Entre assumir novas responsabilidades ― como buscar um estágio ― e manter uma rotina saudável, com momentos de descanso, lazer e cuidado com si próprios.
A graduação antecede as etapas mais desafiadoras da vida. O crescimento pessoal obtido resulta em um conjunto de habilidades necessárias para a conquista dos próximos passos (primeiro emprego, desenvolvimento de uma carreira de sucesso, independência financeira e outros).
Do pessoal ao crescimento profissional
É interessante ressaltar que os aprendizados de crescimento pessoal também resultam em crescimento profissional.
Afinal, as experiências que a graduação proporciona contribuem para que você aprenda a se comunicar melhor, a se adaptar para lidar com diferentes pessoas; e a ser capaz de resolver problemas para conquistar objetivos.
As habilidades citadas são, inclusive, algumas das chamadas soft skills, competências não-técnicas que os contratantes valorizam nos profissionais que buscam espaço no mercado de trabalho.
Em suma, a graduação oferece o conhecimento técnico necessário para atuar na área profissional escolhida. E, ainda, favorece um crescimento pessoal, por vezes chamado de amadurecimento, que não está nos livros, mas é igualmente valioso para o sucesso no trabalho e na vida.