Mercado de Trabalho

Home-office pequeno: 6 dicas para otimizar seu espaço

Por Redação   | 

 Tag: Mercado de Trabalho

A pandemia do Covid-19 nos trouxe uma situação nunca antes imaginada, de fazer grande parte das atividades cotidianas de maneira remota.

O distanciamento social e o aprimoramento de ferramentas virtuais fez muita gente transformar a casa onde vive também em escritório, sala de reuniões e até sala de aula.

Mas como se manter produtivo em casos nos quais o espaço é pequeno para tantas atividades?

Não existe uma resposta exata, pois a produtividade e o nível de distanciamento  social variam entre cada pessoa, mas com algumas dicas é possível ter um cantinho inspirador dentro de sua própria casa.

Ficou curioso? Confira este texto até o final!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis

Dicas para melhorar o ambiente de trabalho em casa

O uso do ambiente doméstico para outras atividades, especialmente profissionais, não é exatamente algo inédito.

O advento da internet fez com que muitas pessoas criassem mecanismos de fazer suas demandas de trabalho diretamente de casa.

Essa opção tem benefícios, como a economia de despesas - aluguel de sala comercial, luz, internet, deslocamento, alimentação, etc, e também permite ter qualidade de vida, tendo acesso aos pertences pessoais e ambiente caseiro a qualquer momento.

Por isso, muita gente opta pelo home-office mesmo em tempos anteriores à pandemia.

Porém, desde 2020, milhões de pessoas no mundo inteiro passaram a ter que trabalhar em casa, sem poder se planejar e criar um ambiente propício.

Áreas como marketing, jornalismo, design e outras atividades – especialmente das humanas ainda têm profissionais trabalhando a partir de suas casas.

Se o espaço for pequeno, é importante adaptá-lo para que o trabalho não seja prejudicado.

Confira algumas dicas para deixar seu home-office inspirador, com excelentes resultados para a empresa onde trabalha

home office 3

1. Tenha um espaço bem iluminado

A iluminação é mais importante do que imaginamos para aguçar a criatividade e fazer o trabalho remoto render bem. Por isso, tente deixar as janelas abertas, com a luz natural entrando no espaço que você for trabalhar. Sabe aquele lugar em que a luz do sol entra de manhã? Considere a possibilidade de colocar as instalações de trabalho nele. Um ambiente bem iluminado cansa menos as vistas, proporcionando mais produtividade. Quando a iluminação é escassa, invista em colocar lâmpadas de led no ambiente. Luz clara durante o dia ajuda a manter a mente ativa, enquanto uma luz mais amarelada pode dar uma sensação de relaxamento no fim do dia.

2. Escolha um lugar clean

Se você for trabalhar numa mesa ou bancada, opte por ter apenas o essencial por perto. Isso deixará o ambiente clean, limpo e sem distrações. Além de inspirador, um espaço sem muita “poluição” visual permitirá que você mantenha mais o foco nas atividades principais. Isso ocorre porque o cérebro humano tem a tendência de buscar elementos visuais ao redor, prejudicando a capacidade de concentração.

3. Tenha alguma planta por perto

Você sabia que a presença de plantas e folhagens aumentam o desempenho no home-office?

Um estudo indicou que ambientes com plantas aumentam em até 15% a sensação de bem-estar e a criatividade. Já a produtividade tem um aumento de 6%. Entre as melhores opções para o home-office estão: samambaia, gérbera, violeta, alecrim, cactos e suculentas e lírio. A vantagem é que elas se adaptam à maioria dos espaços, mesmo em ambientes pequenos. Sem dizer que trazem mais vida ao seu espaço de trabalho, literalmente!

4. Coloque a mesa junto à parede

Provavelmente, você trabalhe numa mesa, bancada ou escrivaninha, certo? Nestes casos, recomenda-se colocar o móvel junto à parede, para que possa aproveitar o espaço e colocar um mural ou espaço para post it, anotações, lembretes, etc. Essa composição mesa + parede ajuda a deixar o espaço mais profissional e organizado. Apenas cuide para não exagerar nas anotações a ponto de se distrair.

5. Mantenha o ambiente silencioso

Se o seu home-office é pequeno e você vive com mais pessoas, talvez seja difícil manter o silêncio ao longo de todo o dia, mas não custa tentar, né? Manter a televisão desligada já ajuda bastante nesse quesito. Ruídos, em geral, tendem a tirar a concentração e comprometer o rendimento no trabalho. Caso o silêncio total também incomode e cause desconforto, tente ouvir uma música tranquila, de preferência instrumental. Plataformas de streaming como o Spotify, Deezer ou até mesmo o YouTube disponibilizam playlists apropriadas para home-office.

6. Tente manter a postura correta

A sua casa ou apartamento não foram projetados para ser espaço de trabalho, então é absolutamente normal e compreensível que não tenham uma mobília adequada e feita para o trabalho, mas no momento em que for adaptar mesa e cadeira, tente fazer com que a disposição permita manter uma postura adequada. O ideal é ter uma cadeira confortável, projetada para trabalhar, mas, se isso não for possível, tente trabalhar com o padrão básico de ergonomia - bancada/mesa tem que ter no mínimo 50 cm de profundidade, 75 cm de altura e você deve ficar com os pés inteiros no chão (ou em um apoio) e com os joelhos em ângulo de 90 graus.

estudante em casa

E para quem estuda em casa, qual a sugestão?

Além do trabalho remoto, o que também está em alta é o estudo a distância.

Assim como o home-office, cursos EAD também são uma tendência anterior ao período de pandemia, mas que ganharam mais adesão desde 2020.

Uma das razões é o aperfeiçoamento das plataformas de ensino a distância, qualidade dos cursos e reconhecimento do MEC, que considera hoje o diploma de cursos EAD idêntico ao de faculdades presenciais.

Quanto ao espaço para estudar, vale as mesmas dicas do home-office: ambiente silencioso, boa iluminação, mobília confortável e local sem muitas distrações.

O estudo a distância requer que o estudante desenvolva algumas habilidades, tais como:

  • Concentração
  • Foco
  • Disciplina
  • Autonomia
  • Organização
  • Comprometimento

Vale lembrar que uma pessoa que opta por fazer uma graduação a distância, precisa criar sua própria rotina de estudos, uma vez que não terá um professor em tempo real para coordenar o aprendizado.

No entanto, o EAD proporciona flexibilidade de horários, permitindo que pessoas possam conciliar os estudos com compromissos profissionais e rotina doméstica e com a família.

>>> Saiba o que colocar no currículo quando não se tem experiência na área

Como são as aulas EAD?

Na FAESA, o estudante que opta por fazer uma graduação EAD assiste às aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Neste ambiente on-line, ao qual o estudante tem acesso com login e senha, ficam os livros, vídeos, exercícios e infográficos necessários para o aprendizado.

Além disso, o estudante EAD tem o suporte de tutores.

São eles que ajudam em assuntos como dúvidas sobre a plataforma, a metodologia, o material e até mesmo do conteúdo das matérias.

Benefícios de fazer uma graduação EAD

O ensino a distância se adaptou à realidade de milhares de estudantes e tem como um dos focos principais a flexibilidade nos horários.

No entanto, a opção pelo EAD traz outras vantagens como o preço das mensalidades – menor em comparação a cursos presenciais, economia em deslocamentos e alimentação, além do desenvolvimento de habilidades como autonomia e senso de responsabilidade.

A FAESA oferece atualmente mais de 20 cursos entre EAD e semipresenciais, tais quais administração, arquitetura e urbanismo, educação física, engenharia civil, gestão financeira, marketing, logística, entre outros.

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, muitas pessoas precisaram se adaptar ao home-office e também ao estudo em casa.

Sabemos que nem todos conseguem se adaptar a essa realidade de ter no mesmo espaço casa, trabalho e faculdade, porém, é possível.

E vamos além.

Quem consegue se organizar a ponto de separar essas atividades tem ótimos resultados tanto no âmbito profissional quanto nos estudos.

Se você tem um espaço pequeno para tantas atividades, é importante seguir as dicas dadas neste artigo para que o ambiente seja o mais inspirador possível.

Observe que são pequenas movimentações e mudanças que podem gerar em mais qualidade de vida.

A internet propiciou que tenhamos cada vez mais atividades desempenhadas a distância.

Relutar em aceitar essas novidades pode ser um erro, então que tal usufruir tudo que a tecnologia nos oferece para buscarmos uma carreira de excelência?

Gostou deste artigo?

Fique à vontade de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, ou se tiver mais sugestões para otimizar o espaço do home-office, pode deixar um comentário logo abaixo.

Não deixe de conferir outros textos de nosso blog, como este em que indicamos quais as profissões em alta no mercado de trabalho.

Será que a sua está na lista?

Descubra agora.

Se quiser saber mais sobre como ingressar nos cursos EAD da FAESA, fica o convite para dar uma passada em nosso site.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.