Qual a importância da democracia [Sociologia no Enem]

Postado em 6 de mai de 2022
Loading...

Você sabe explicar qual a importância da democracia para a sociedade? 

Essa é uma discussão que nunca perde a importância e, por isso, é imprescindível entender a fundo o conceito antes de fazer a prova do Enem.  

Seja para as questões de Sociologia, da seção de Ciências Humanas e suas Tecnologias ou para a redação, o tema democracia pode ser inserido em diferentes contextos. 

Entenda exatamente o que é, qual a importância da democracia e como utilizar esse conhecimento na prova do Enem!

Você vai conferir:

 

O conceito de democracia 

De acordo com a origem etimológica, a palavra democracia significa “governo do povo”. Vem das palavras gregas “demos” (povo) e “kratos” (poder, governo). 

Assim, o conceito de democracia, desde sua criação, refere-se ao exercício do poder do povo.  

Isso significa que as vontades do povo, da população, são soberanas dentro desse sistema político. 

Assim, um dos alicerces da democracia é a participação do povo, seja ela direta ou indireta (representativa).  

Essa participação do povo não se limita apenas aos cargos políticos, mas também refere-se aos movimentos sociais, que são um direito dos sistemas democráticos exatamente por serem uma manifestação e posicionamento da população sobre algo.  

Por isso, dentro de uma democracia, é entendida a liberdade de manifestação e expressão do povo, além das manutenções de direitos humanos fundamentais. 

Também busca-se a igualdade entre as pessoas, com direitos e deveres iguais, e a promoção da liberdade.  

Esses são pontos importantes pois entende-se que, sem eles, a democracia pode ser prejudicada de alguma maneira ou não representar, de fato, as vontades da maior parte da população.  

A ideia de democracia surgiu na Grécia Antiga, sendo considerado um dos primeiros momentos democráticos da história, mesmo que ainda assim excluísse grande parte da população. 

Porém, foi esse o primeiro momento em que a vontade de uma parcela da população passou a ser ouvida.  

Assim, os atenienses viviam uma das primeiras experiências democráticas da história nos anos 500 a.C. e Clístenes ficou conhecido como o pai da democracia em Atenas. 

Era um formato direto, podendo ter a seleção aleatória de representantes dos cidadãos comuns na tomada de decisões ou a realização de uma assembleia com todos. 

🔵Leia mais: Sociologia no Enem: o que você precisa saber sobre a matéria 

Tipos de democracia 

Com o objetivo de atender todos os desejos da maioria das pessoas, existem quatro tipos de democracia, considerando a política contemporânea.  

Democracia direta 

É aquela em que os cidadãos decidem diretamente sobre algum assunto, como acontece, por exemplo, em plebiscitos ou referendos. 

Porém, na democracia direta, a ideia é que isso seja aplicado para todas as decisões, o que torna sua execução difícil, pela quantidade de pessoas.

 🔵Leia mais: A diferença entre cultura erudita e popular [Sociologia no Enem]

Entenda o que é, sua história e qual a importância da democracia para a sociedade que deseja poder de escolha

Democracia indireta, ou representativa 

Nesse tipo, os cidadãos participam diretamente na escolha de seus representantes na política, dando a eles a confiança de que irão agir da maneira como eles agiriam, seguindo seus valores e princípios.  

As decisões propriamente ditas são tomadas por esses representantes políticos. É o tipo mais comum nas democracias ocidentais. 

Na maioria das vezes, também há a possibilidade de realização de plebiscitos e referendos, em alguns casos específicos.  

🔵Leia mais: Como a cidadania é experimentada no Brasil [Sociologia no Enem]

Democracia liberal 

É um estado democrático (direto ou indireto) com concepções econômicas do liberalismo. 

Assim, busca-se intervenção mínima ou zero do Estado na economia, prioriza-se a iniciativa privada, mas o mantém o Estado para a tomada de decisões políticas, geralmente de maneira representativa. 

Sua existência depende do partido que está no poder. 

Social democracia 

É o estado democrático (direto ou indireto) que tem como característica o uso do Estado para garantir princípios fundamentais de liberdade, igualdade social e justiça social. 

Para isso, o Estado é o responsável por garantir benefícios à coletividade social atuando na economia. 

Existe a iniciativa privada, mas o Estado atua como regulador do funcionamento político, econômico e social. Sua existência depende do partido que está no poder. 

🔵Leia mais: 5 contribuições de Émile Durkheim para a sociologia

A democracia no Brasil 

A democracia no Brasil é considerada nova, pois foi restituída em 1988 e tem apenas 34 anos de história até agora. 

A redemocratização aconteceu depois de 21 anos de Ditadura Militar no Brasil. 

O dia 25 de outubro é o Dia Nacional da Democracia, sendo que a data foi escolhida em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975 pela Ditadura Militar. 

Assim, tornou-se um símbolo para a liberdade de expressão e individuais, um dos pontos mais importantes dentro do conceito de democracia.  

A partir da redemocratização ficou garantido o sufrágio universal, ou seja, todos os cidadãos adultos têm o direito de votar e escolher seus representantes para realizar as decisões políticas. 

O direito ao voto é um dos mais importantes dentro de uma democracia, pois é ele que garante a participação do povo nas escolhas, mesmo que de maneira indireta, como acontece no Brasil e em praticamente todos os países democráticos.  

Além disso, a Constituição Brasileira de 1988 também têm como direitos garantidos o de liberdade de expressão, liberdade de manifestação e igualdade a todos. 

Por isso, manifestações individuais e movimentos sociais são vistos como imprescindíveis para a existência da democracia, assim como o trabalho livre da imprensa.  

Vale considerar, nesse ponto, que a liberdade de expressão não abarca discursos de ódio e comentários discriminatórios ou criminosos, como é o caso de falas racistas e antissemitas. 

Nesse caso, o indivíduo pode ser punido por cometer ato criminal.  

Outro ponto importante é que muitos estudiosos entendem a democracia brasileira como incompleta, pois apesar de ser representativa, não é um retrato da população brasileira, deixando de fora mulheres, negros, indígenas e outros grupos que são maiorias na população mas minorias na política.  

Um dado sobre isso é do IBGE, que mostra que 56% da população brasileira é negra e 52% são mulheres. 

Porém, na Câmara dos Deputados 75% dos deputados são homens brancos. 

Isso mostraria que apesar de ser representativa por escolha indireta, as necessidades sociais de alguns grupos podem ficar de fora das decisões.  

O tema da democracia se mostra cada vez mais importante para as provas como o Enem. 

Por isso, quem deseja aumentar sua pontuação nas questões e na redação, precisa entender sobre a história da democracia e seu sistema na realidade atual.  

Agora que você entendeu a importância da democracia no Brasil e no mundo, aprofunde seu conhecimento nos tipos de ideologia e entenda um pouco de onde vêm muitas das disputas políticas atuais.

🔵Leia mais: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!