Inteligência comercial: veja como trabalhar nessa área

Postado em 7 de mai de 2022
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A inteligência comercial é uma área que tem como objetivo transformar dados sobre o mercado e clientes em informações valiosas e estratégicas para empresas.

Manter um time responsável por essa área é importante para definição de métricas de monitoramento e dados robustos para que os gestores possam tomar boas decisões de negócio.

Uma equipe de inteligência comercial bem treinada ajuda na análise de dados sobre concorrência, consumidores, tendências e cenários. Dessa forma, subsidia outras áreas como Marketing, Comunicação e Comercial na busca por melhores estratégias de crescimento.

Por conta dessa importância, trouxemos neste artigo alguns esclarecimentos sobre a inteligência comercial e o papel de quem trabalha com ela. Confira:

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O que é inteligência comercial?

A inteligência comercial é uma área que auxilia as empresas, por meio de dados e evidências, a se manter em um mercado cada vez mais competitivo e com novas tecnologias.

É um conhecimento que ajuda a captar novos clientes, a manter aqueles que já estão entre os clientes da empresa e até a tornar a área mais preditiva.

Independentemente do tamanho da organização, a inteligência comercial é um pilar valioso para que as empresas consigam se destacar no mercado, ter maior agilidade, correr riscos menores em suas operações e alcançar, assim, melhores resultados.

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Os dados mais importantes para a inteligência comercial

Embora possa parecer que os dados mais utilizados pela inteligência de mercado sejam apenas aqueles que envolvem a performance comercial, ela vai além.

Confira abaixo os dados considerados mais importantes para que a área consiga fazer a diferença no dia a dia da organização:

1. Mercado de clientes

2. Vendas

  • Ticket Médio
  • Taxa de cancelamento (Churn Rate)
  • Taxa de conversão em vendas
  • LTV – Lifetime Value (valor do ciclo de vida de um cliente)

3. Produtos ou serviços

  • Faturamento de venda de cada produto ou serviço
  • Satisfação dos consumidores em relação aos produtos e serviços
  • Informações do time de vendas sobre as diferentes soluções

4. Análise da concorrência

  • Soluções dos concorrentes (pontos fortes e fracos)
  • Levantamento dos preços e descontos praticadas por eles
  • Posicionamento do concorrente no mercado

5. Análise de conjuntura

  • Previsão de desempenho da economia em cada área geográfica de atuação
  • Acompanhamento de novas leis e regulamentos que podem atingir o seu negócio
  • Tendências de comportamento e consumo para o público que pretende atingir

 

 

 

O que faz um analista de inteligência comercial?

Quem atua nessa área é responsável por montar um verdadeiro quebra-cabeças, só que em vez de peças terá dados sobre clientes, produtos, concorrentes e os movimentos do mercado.

Por isso é essencial ter um perfil analítico para saber traçar o caminho mais estratégico. O profissional que trabalha com inteligência de mercado tem suas principais atividades voltadas para análise de dados sobre concorrência, consumidores, tendências e cenários.

Esse profissional precisa ser um estrategista para conseguir auxiliar a diretoria a definir políticas e processos de negócio. Deve ser o responsável por munir com dados as outras áreas da empresa, para assim contribuir para o crescimento e a inovação nos processos de negócio.

Quais habilidades esse profissional precisa ter?

Confira:

Quanto ganha um analista de inteligência comercial?

Segundo o Glassdoor, um analista de inteligência comercial tem uma média salarial de R$ 4.570,00. Ainda de acordo com os dados do site, um estagiário começa recebendo uma média de R$ 1.000,00 em bolsa auxílio e um gerente pode chegar ao salário médio de R$ 16.681,00.

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Como trabalhar com inteligência comercial

Para trabalhar com inteligência comercial, é preciso ter uma formação acadêmica adequada. Você pode contar com os seguintes cursos de graduação:

1. Gestão Comercial

A faculdade de Gestão Comercial é um curso tecnólogo, com duração média de dois anos.

Nesse período, o aluno acessa conhecimentos e aprende ferramentas para colocar a funcionar as estratégias comerciais de uma organização, dentre elas o tratamento e uso de dados.

É a formação mais indicada para quem deseja trabalhar na área comercial como um todo, mas se especializar nos dados do setor. O indicado é buscar uma especialização depois da formatura.

2. Marketing

O curso superior de Marketing também é um tecnólogo e dura dois anos.

Com uma visão voltada à análise mercadológica e atenção às necessidades do consumidor, esse curso ajuda o aluno a desenvolver o necessário para lidar com clientes e suas expectativas a partir de dados coletados e analisados.

É um curso mais voltado a trabalhar com comunicação, não tanto com a parte comercial, mas dá a base necessária.

3. Big Data ou Ciência de Dados

Existe a possibilidade de você desejar estudar dados e se especializar na área comercial. Nesse caso, o mais indicado é uma faculdade de Big Data Analytics ou Ciência de Dados.

Em ambas, você entra em contato com o tratamento de dados em sua forma mais pura, aprendendo a utilizar ferramentas específicas e a extrair dados de atividades cotidianas e da troca de informações.

Ambos os cursos são tecnólogos, com duração média de dois anos.

Além destas indicações, você também pode se formar em cursos mais amplos, como Administração e Gestão de Negócios, e buscar uma especialização em dados ou gestão comercial para completar sua formação.

Algumas indicações de Pós-Graduação são:

Como vimos, a inteligência comercial é uma área bastante estratégica dentro das empresas e que está ganhando bastante destaque nos últimos anos.

As tendências indicam que esta é uma área de atuação que veio para ficar. Então, se você se interessou e quer ingressar nesta área, não deixe passar essa oportunidade!

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Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

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Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.