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Inteligência comercial: veja como usar dados a favor dos negócios

Por Redação   | 

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A inteligência comercial é uma área que tem como objetivo transformar dados sobre o mercado e clientes em informações valiosas e estratégicas para empresas.

Manter um time responsável por essa área é importante para definição de métricas de monitoramento e dados robustos para que os gestores possam tomar boas decisões de negócio.

Uma equipe de inteligência comercial bem treinada ajuda na análise de dados sobre concorrência, consumidores, tendências e cenários.

Dessa forma, subsidia outras áreas da empresa como o setor de Marketing, Comunicação e Comercial na busca por melhores estratégias de crescimento no mercado.

Por isso, trouxemos neste artigo alguns esclarecimentos sobre a inteligência comercial e o papel de quem trabalha com ela.

Você vai conferir:

O que é inteligência comercial?
Os dados mais importantes para a inteligência comercial
O que faz um analista de inteligência comercial?
Como trabalhar com inteligência comercial

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O que é inteligência comercial? 

A inteligência comercial é uma área que auxilia as empresas, por meio de dados e evidências, a se manter em um mercado cada vez mais competitivo e com novas tecnologias.

É um conhecimento que ajuda a captar novos clientes, a manter aqueles que já estão entre os clientes da empresa e até a tornar a área mais preditiva.

Independentemente do tamanho da organização, a inteligência comercial é um pilar valioso para que as empresas consigam se destacar no mercado, ter maior agilidade, correr riscos menores em suas operações e alcançar, assim, melhores resultados.

Os dados mais importantes para a inteligência comercial

Embora possa parecer que os dados mais utilizados pela inteligência de mercado sejam apenas aqueles que envolvem a performance comercial, ela vai além.

Confira abaixo os dados considerados mais importantes para que a área consiga fazer a diferença no dia a dia da organização:

  • Mercado de clientes:
    • Perfil da população e de consumo
    • Fatores objetivos e subjetivos levados em conta para a decisão de compra
    • Tendências acompanhadas 
  • Vendas:
    • Ticket Médio
    • Taxa de cancelamento (Churn Rate)
    • Taxa de conversão em vendas
    • LTV – Lifetime Value (valor do ciclo de vida de um cliente) 
  •  Produtos ou serviços:
    • Faturamento de venda de cada produto ou serviço
    • Satisfação dos consumidores em relação aos produtos e serviços
    • Informações do time de vendas sobre as diferentes soluções 
  • Análise da concorrência:
    • Soluções dos concorrentes (pontos fortes e fracos)
    • Levantamento dos preços e descontos praticadas por eles
    • Posicionamento do concorrente no mercado 
  • Análise de conjuntura:
    • Previsão de desempenho da economia em cada área geográfica de atuação
    • Acompanhamento de novas leis e regulamentos que podem atingir o seu negócio
    • Tendências de comportamento e consumo para o público que pretende atingir 

O que faz um analista de inteligência comercial? 

Quem atua nessa área é responsável por montar um verdadeiro quebra-cabeças, só que ao invés de peças ele terá dados sobre clientes, produtos, concorrentes e os movimentos do mercado.

Por isso é essencial ter um perfil analítico para saber traçar o caminho mais estratégico para empresa obter sucesso.

O profissional que trabalha com inteligência de mercado tem suas principais atividades voltadas para análise de dados sobre concorrência, consumidores, tendências e cenários.

Esse profissional precisa ser um estrategista para conseguir auxiliar a Diretoria a definir políticas e processos de negócio.

Deve ser o responsável por munir com dados as outras áreas da empresa, para assim contribuir para o crescimento e a inovação nos processos de negócio.

Quanto ganha um analista de inteligência comercial?

Segundo o Glassdoor, um analista de inteligência comercial tem uma média salarial de R$ 4.570,00. 

Ainda de acordo com os dados do site, um estagiário começa recebendo uma média de R$ 1.000,00 em bolsa auxílio e um gerente pode chegar ao salário médio de R$ 18.000,00. 

Como trabalhar com inteligência comercial 

Para trabalhar com inteligência comercial, além da formação acadêmica necessária, o profissional também precisa apresentar algumas habilidades. Confira:

  • Ser organizado;
  • Ter pleno conhecimento da área comercial e de dados;
  • Dominar um segundo idioma;
  • Ser um bom comunicador;
  • Saber negociar;
  • Ter perfil analítico. 

Torne-se um especialista na área de inteligência e dados 

Não existe uma graduação específica para quem quer atuar na área de inteligência comercial, então você pode se tornar um especialista com um curso de pós-graduação.

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No formato, além do certificado de especialista, você também conquista um certificado intermediário a cada 3 meses, acrescentando mais linhas ao seu currículo.

Confira os principais cursos oferecidos pelo EAD FAESA que podem ajudar você a se tornar um profissional de inteligência comercial:

Análise de Cenários, Marketing Estratégico e Indústria 4.0 

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Com a pós-graduação EAD em Big Data e Marketing você aprenderá a utilizar os dados a favor das empresas, bem como utilizar pesquisas e análises para que as marcas conheçam a fundo seus públicos/consumidores e seus comportamentos de compra.

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Data Warehouse e Business Intelligence 

A pós-graduação em Data Warehouse e Business Intelligence EAD é um curso que tem como objetivo principal desenvolver talentos no ramo de Tecnologia da Informação e fornecer a especialização necessária para lidar com o grande volume de dados e utilizando-os com inteligência de mercado.

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Conclusão 

Como vimos, a inteligência comercial é uma área bastante estratégica dentro das empresas e que está ganhando bastante destaque nos últimos anos.

As tendências indicam que esta é uma área de atuação que veio para ficar. Então, se você se interessou, não deixe passar essa oportunidade!

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