A inteligência comercial é uma área que tem como objetivo transformar dados sobre o mercado e clientes em informações valiosas e estratégicas para empresas.
Manter um time responsável por essa área é importante para definição de métricas de monitoramento e dados robustos para que os gestores possam tomar boas decisões de negócio.
Uma equipe de inteligência comercial bem treinada ajuda na análise de dados sobre concorrência, consumidores, tendências e cenários.
Dessa forma, subsidia outras áreas da empresa como o setor de Marketing, Comunicação e Comercial na busca por melhores estratégias de crescimento no mercado.
Por isso, trouxemos neste artigo alguns esclarecimentos sobre a inteligência comercial e o papel de quem trabalha com ela.
Você vai conferir:
O que é inteligência comercial?
Os dados mais importantes para a inteligência comercial
O que faz um analista de inteligência comercial?
Como trabalhar com inteligência comercial
O que é inteligência comercial?
A inteligência comercial é uma área que auxilia as empresas, por meio de dados e evidências, a se manter em um mercado cada vez mais competitivo e com novas tecnologias.
É um conhecimento que ajuda a captar novos clientes, a manter aqueles que já estão entre os clientes da empresa e até a tornar a área mais preditiva.
Independentemente do tamanho da organização, a inteligência comercial é um pilar valioso para que as empresas consigam se destacar no mercado, ter maior agilidade, correr riscos menores em suas operações e alcançar, assim, melhores resultados.
Os dados mais importantes para a inteligência comercial
Embora possa parecer que os dados mais utilizados pela inteligência de mercado sejam apenas aqueles que envolvem a performance comercial, ela vai além.
Confira abaixo os dados considerados mais importantes para que a área consiga fazer a diferença no dia a dia da organização:
- Mercado de clientes:
- Perfil da população e de consumo
- Fatores objetivos e subjetivos levados em conta para a decisão de compra
- Tendências acompanhadas
- Vendas:
- Ticket Médio
- Taxa de cancelamento (Churn Rate)
- Taxa de conversão em vendas
- LTV – Lifetime Value (valor do ciclo de vida de um cliente)
- Produtos ou serviços:
- Faturamento de venda de cada produto ou serviço
- Satisfação dos consumidores em relação aos produtos e serviços
- Informações do time de vendas sobre as diferentes soluções
- Análise da concorrência:
- Soluções dos concorrentes (pontos fortes e fracos)
- Levantamento dos preços e descontos praticadas por eles
- Posicionamento do concorrente no mercado
- Análise de conjuntura:
- Previsão de desempenho da economia em cada área geográfica de atuação
- Acompanhamento de novas leis e regulamentos que podem atingir o seu negócio
- Tendências de comportamento e consumo para o público que pretende atingir
O que faz um analista de inteligência comercial?
Quem atua nessa área é responsável por montar um verdadeiro quebra-cabeças, só que ao invés de peças ele terá dados sobre clientes, produtos, concorrentes e os movimentos do mercado.
Por isso é essencial ter um perfil analítico para saber traçar o caminho mais estratégico para empresa obter sucesso.
O profissional que trabalha com inteligência de mercado tem suas principais atividades voltadas para análise de dados sobre concorrência, consumidores, tendências e cenários.
Esse profissional precisa ser um estrategista para conseguir auxiliar a Diretoria a definir políticas e processos de negócio.
Deve ser o responsável por munir com dados as outras áreas da empresa, para assim contribuir para o crescimento e a inovação nos processos de negócio.
Quanto ganha um analista de inteligência comercial?
Segundo o Glassdoor, um analista de inteligência comercial tem uma média salarial de R$ 4.570,00.
Ainda de acordo com os dados do site, um estagiário começa recebendo uma média de R$ 1.000,00 em bolsa auxílio e um gerente pode chegar ao salário médio de R$ 18.000,00.
Como trabalhar com inteligência comercial
Para trabalhar com inteligência comercial, além da formação acadêmica necessária, o profissional também precisa apresentar algumas habilidades. Confira:
- Ser organizado;
- Ter pleno conhecimento da área comercial e de dados;
- Dominar um segundo idioma;
- Ser um bom comunicador;
- Saber negociar;
- Ter perfil analítico.
Torne-se um especialista na área de inteligência e dados
Não existe uma graduação específica para quem quer atuar na área de inteligência comercial, então você pode se tornar um especialista com um curso de pós-graduação.
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A pós-graduação em Data Warehouse e Business Intelligence EAD é um curso que tem como objetivo principal desenvolver talentos no ramo de Tecnologia da Informação e fornecer a especialização necessária para lidar com o grande volume de dados e utilizando-os com inteligência de mercado.
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Conclusão
Como vimos, a inteligência comercial é uma área bastante estratégica dentro das empresas e que está ganhando bastante destaque nos últimos anos.
As tendências indicam que esta é uma área de atuação que veio para ficar. Então, se você se interessou, não deixe passar essa oportunidade!
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