Você sabe interpretar bem um texto?
Se não tem certeza ou admite que esse é um ponto fraco, fique tranquilo, pois essa habilidade não é tão simples quanto parece.
A verdade é que passamos uma boa parte do nosso tempo interpretando textos, seja lendo um post de rede social, uma mensagem no WhatsApp, conteúdo para a prova da faculdade ou até mesmo uma bula de remédio ou notícia no jornal.
Porém, a rapidez com que temos que ler essa verdadeira avalanche de informações que chega até nós de diversas maneiras compromete uma boa interpretação.
Se você reconhece que precisa melhorar a interpretação de textos para o dia a dia ou para estudar pro vestibular, por exemplo, fique conosco, que, ao longo deste texto, vamos passar várias dicas que podem ajudar muito a desenvolver essa habilidade.
O que é interpretação de texto?
A interpretação de texto é a capacidade de uma pessoa compreender o que está escrito em uma mensagem textual, podendo pensar e refletir a partir daquilo que absorveu após a leitura.
Quanto maior for a habilidade de alguém na interpretação de textos, mais facilidade essa pessoa terá em qualquer atividade da vida que tenha relação com leitura.
De acordo com o site Gestão Educacional, a interpretação de texto é algo que começa a ser estudado ainda na infância e abrange justamente as situações cotidianas verbais e não-verbais.
O simples fato de atravessar um semáforo quando o sinal está verde e parar diante do vermelho já é uma interpretação, porém não-verbal.
Em contrapartida, quando estamos diante de uma placa de PARE, nos deparamos com interpretação de texto. Neste caso, desde crianças somos instruídos a pararmos quando estamos diante de uma sinalização dessas. Eis um bom exemplo de boa interpretação de texto, por mais que seja uma única palavra.
De maneira mais ampla, interpretar é determinar com precisão o sentido de um texto, é descobrir o significado real de algo.
5 dicas para melhorar a interpretação de textos
Embora a interpretação de textos esteja presente o tempo todo em nossa vida, é importante aprimorarmos essa habilidade quando falamos de textos maiores.
É neles que está a maior dificuldade de interpretação, e, na maioria das vezes, quem desenvolve uma maior habilidade de compreensão, obtém melhores resultados no vestibular, faculdade, concursos e até em seleções de emprego que contenham provas escritas.
Confira algumas dicas que vão ajudar você a melhorar na interpretação de textos.
1. Leia bastante diariamente
Pode parecer óbvio, mas quanto mais você ler, melhor ficará sua interpretação de textos. Não esqueça que a leitura é um exercício, e à medida em que for mais incorporada à rotina, sua compreensão ficará mais fácil e natural.
Sempre que você terminar de ler um texto, post ou reportagem de jornal, faça uma reflexão sobre o que aprendeu. Todo o texto tem pelo menos uma mensagem a ser compreendida.
É importante ler devagar e com atenção, pois alguns textos são mais complexos e exigem bastante concentração para que a compreensão seja plena
2. Escreva seus próprios textos
Tão importante quanto entender é se fazer entender, não é mesmo? Então, que tal expor suas ideias?
Seja num post na rede social, num blog ou até mesmo num bloco de notas, é importante que a pessoa também exercite a escrita. Isso fará com que ela sinta a necessidade de criar argumentos para justificar o que está escrevendo, ampliando o vocabulário.
Desta forma, quando estiver lendo um texto, ao natural acabará se concentrando nos argumentos de quem escreveu, melhorando a compreensão da leitura.
3. Use o dicionário
Você já passou por aquela situação de se deparar com uma palavra desconhecida em meio a um texto? Se sim, o que fez?
Caso tenho buscado a resposta no dicionário, você fez a coisa certa. Hoje em dia, na internet, existem versões on-line de dicionários famosos, como o Michaelis, por exemplo.
Também estão disponíveis diversos dicionários no formato de aplicativos para celular, tais quais o Dicio e Aurélio. O site AppGeek separou uma lista com 8 opções de dicionários para baixar no smartphone.
Uma simples busca pela palavra que causou estranheza já vai aumentar seu vocabulário. Desde que a interpretação seja boa, claro!
4. Leia com calma e atenção
Vivemos tempos nos quais a rapidez da informação é regra. Entretanto, para uma leitura adequada e rica em interpretação correta, é necessário que seja feita com calma e atenção.
Se estiver lendo um livro cujo conteúdo cai no vestibular, evite mexer no celular enquanto está se dedicando à essa leitura. O mesmo vale para a TV e outras distrações. Tente focar sua atenção numa coisa de cada vez, especialmente quando está lendo.
Para estas situações, a recomendação é buscar um lugar tranquilo, com o mínimo de barulho possível.
5. Faça pausas
Sabemos que especialmente na faculdade somos expostos a leituras complexas. Tente ler de maneira pausada, um capítulo após o outro, fazendo pequenos intervalos para que seu cérebro possa assimilar as informações, tornando o processo de aprendizado mais efetivo.
De nada adianta ler um livro inteiro rápido e sem atenção. Ao chegar à última página, provavelmente terá aprendido muito pouco. Evite ler “passando os olhos” sobre as palavras.
Interpretação de textos para o vestibular
Quem está se preparando para o vestibular não tem outra maneira de se sair bem na prova se não praticar a leitura diariamente. Por isso, é fundamental interpretar bem os textos, sejam eles de literatura e português, de história e geografia, matemática, química e física.
Isso sem falar na redação, que é indispensável para quem busca a aprovação. Para escrever um bom texto, é importante entender o que diz o enunciado e ter o que escrever sobre o tema proposto.
Quando falamos de redação para vestibular, o estudante tem que ter um repertório de ideias e visões de mundo que o permitam uma argumentação consistente e relacionada com o tema proposto. Para isso, é fundamental ter uma rotina de leitura diária, feita com atenção.
Confira algumas dicas para uma boa redação dissertativa:
- Apresente o seu ponto de vista logo na introdução e depois desenvolva a argumentação a partir do seu conhecimento e opinião sobre o assunto;
- Apresente dados, fatos históricos ou referências atuais para embasar o desenvolvimento de suas ideias;
- Crie perguntas a partir do tema proposto. A ideia é que você possa esses questionamentos como ponto de partida para apresentar seus próprios argumentos;
- Evite opiniões infundadas, sem argumentação. Todo o ponto de vista que você usar numa redação dissertativa precisa ter o porquê de aparecer no texto.
Interpretação de texto em problemas matemáticos
Quem não se lembra dos famosos problemas matemáticos durante a alfabetização?
A ideia de desenvolver raciocínio lógico a partir de números em situações do cotidiano é bastante comum.
Com o passar do tempo, especialmente no ensino médio, esses problemas matemáticos ganham complexidade e, para decifrar as minúcias, é importante entender o que o enunciado da questão pede.
O site Só Matemática destaca em um artigo que o aluno que não conseguir interpretar adequadamente as informações de uma questão, dificilmente conseguirá resolver o problema quanto estiver diante dos números.
Mesmo alguém que tenha facilidade com os números e não tenha o mesmo desempenho com textos precisa se esforçar para também se sair bem com as palavras.
Faça exercícios sobre interpretação
Digamos que você está lendo de maneira mais atenta, lentamente e tentando extrair ao máximo o que um texto quer dizer, mas ainda não está seguro se a interpretação está boa.
Uma ótima maneira para descobrir isso é fazer exercícios. Eles podem ajudar você a saber se está no caminho certo, especialmente os de múltipla escolha.
O portal Brasil Escola separou alguns exercícios para que o estudante consiga avaliar a qualidade de sua interpretação textual. Caso queira testar como está sua habilidade interpretativa, é possível fazer os exercícios neste link.
Interpretação de textos no Enem
Quem já fez o Enem sabe que ao longo da prova é necessário fazer muitas interpretações de texto e enunciados.
E para que todo o seu estudo não vá por água abaixo no dia da prova, é importante interpretar bem o que as questões e textos querem dizer.
Para isso, é recomendável seguir esses passos:
- Identifique os conceitos apresentados em cada parágrafo
- Identifique o objetivo do autor do texto.
- Sublinhe as principais ideias do texto e comece sua interpretação por elas
- Tente reescrever o texto com suas palavras
- Leia e releia o texto quantas vezes forem necessárias até você entender e criar um senso crítico e opinião sobre o assunto.
>>> Como estudar para o Enem 2022: dicas, conteúdos e redação
Conclusão
Interpretação de texto é algo indispensável em nossas vidas, e precisa ser praticada diariamente.
Pessoas que desenvolvem essa habilidade se saem melhor nos estudos, nos negócios e na vida, de maneira geral.
A habilidade de interpretar bem um texto permite à pessoa desenvolver também o senso crítico, que, por sua vez, é tido como um diferencial para os profissionais no mercado de trabalho.
Alguém que saiba ler, interpretar e ter novas ideias a partir desse aprendizado elimina a chance de ser um analfabeto funcional, que é aquela pessoa alfabetizada que não tem a capacidade de entender um texto.
Se você está pensando em ter sucesso nos estudos e vida profissional, comece a interpretar cada vez melhor seus textos.
📖 Você pode se interessar também: