Pensando em fazer pós-graduação em Direito? Conheça os melhores cursos

Postado em 20 de ago de 2022
Loading...

Conhecimento nunca é demais, e manter-se atualizado não é mais um diferencial, mas um pré-requisito. No Direito, por exemplo, existem diferentes áreas para se (re)qualificar com muitas opções de especializações.

E na hora de escolher qual pós-graduação em Direito cursar é importante se atentar para as diferentes modalidades: especialização, MBA, mestrado ou doutorado. São diferentes opções, com foco na pesquisa acadêmica e no mercado de trabalho.

Mas, para além disso, existe um cuidado muito importante: sempre se certificar que a pós-graduação é reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Ministério da Educação (MEC). É preciso, portanto, encontrar lugares de referência e com boa reputação.

Apenas a graduação não basta. É necessário pesquisar e adentrar o mundo da pós-graduação para se destacar no meio jurídico. Por isso, preparamos uma lista com cursos que vão turbinar o seu currículo e sua atuação profissional.

Confira:

 

Por que uma pós-graduação em Direito pode fazer a diferença na sua carreira

São vários os motivos:

  • Torne-se um especialista: a graduação é mais generalista pois deve abordar uma gama de assuntos dentro de uma carga horária que nem sempre permite um maior detalhamento. A pós-graduação é uma oportunidade para se tornar um especialista, focando no aprofundamento de um tema específico.
  • Atualize-se: o conhecimento e o mercado de trabalho estão sempre se renovando. São novos conceitos, métodos e descobertas que surgem em um ritmo cada vez mais acelerado. Por isso é importante se atualizar e não parar no tempo.
  • Maiores salários: segundo uma pesquisa conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), quem tem uma pós-graduação recebe 66% mais, em média, do que quem possui somente graduação.
  • Novos focos: a pós-graduação é também uma oportunidade para se investir em novas áreas dentro da carreira, explorar novas possibilidades e entrar em contato com diferentes perspectivas profissionais.
  • Networking: a pós-graduação é uma ótima oportunidade para construir uma rede de contatos, o famoso networking. As turmas costumam contar com profissionais de diferentes formações, o que proporciona uma troca de experiências e visões distintas sobre os temas estudados.

Além disso, certificados de pós-graduações, assim como os títulos de mestre e doutor, garantem aumento salarial em cargos concursados.

Estados como o Rio Grande do Sul, por exemplo, possuem a chamada Gratificação de Incentivo à Capacitação (GICAP), prevista no artigo 19º da Lei Nº 14.224 de 10 de abril de 2013.

🔵 Leia também: Quando optar por uma especialização EAD? E como funciona?

Quem pode fazer uma pós em Direito?

O Ministério da Educação (MEC) indica que qualquer pessoa com uma graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) pode cursar especializações, mestrados e doutorados em qualquer área de seu interesse.

Logo, o estudante não precisa necessariamente ter uma formação jurídica. A escolha da pós-graduação em Direito pode conversar com novos interesses e momentos de vida. Além disso, a multidisciplinaridade tem sido incentivada pela maioria dos cursos de pós-graduação.

🔵 Leia também: Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Os melhores cursos de pós-graduação em Direito

As áreas para atuação e especialização dentro do Direito são diversas. Abaixo, separamos as que estão entre as mais buscadas pelo mercado e pelos profissionais que atuam no meio jurídico:

1. Direito Tributário

Ao se tornar especialista em Direito Tributátio, você garantirá o exercício pleno destes direitos, além de, claro, dominar todas as ferramentas necessárias para abraçar causas em busca de justiça e assegurar direitos efetivos.

Veja onde cursar:

2. Direito Ambiental

Esta especialização objetiva capacitar profissionais a terem o conhecimento necessário sobre a área do Direito Ambiental para atuar tanto junto a órgãos públicos, quanto a empresas e pessoas físicas.

Confira onde fazer esta pós:

3. Direito Penal e Criminologia

Esta pós-graduação capacita e especializa na área penal, levando em consideração todos os aspectos e características dessa área, analisando fatores biológicos, ambientais, sociais, naturais, trazendo profundidade no estudo dos delitos e das penas.

Veja onde cursar:

4. Direito Público

Ao se tornar especialista nesta área, você garantirá o exercício pleno destes direitos, além de, claro, dominar todas as ferramentas necessárias para abraçar causas em busca de justiça e assegurar direitos efetivos.

Confira onde fazer este curso:

5. Direito Processual e Penal

Este curso de pós-graduação objetiva capacitar o profissional da área do direito para uma atuação completa na área jurídica processual penal.

Veja onde cursar:

6. Direito Administrativo e Gestão Pública

É a pós-graduação ideal para você que busca compreender o funcionamento completo do Estado Democrático de Direito, estudando a teoria da Gestão e Administração Pública e ganhando expertise para atuação focada no bem-estar social.

Confira onde fazer a especialização:

7. Direitos Humanos

Esta é uma especialização com objetivo de capacitar profissionais de áreas diversas a terem o conhecimento necessário para transformar a sociedade a atuarem diretamente como agentes de responsabilidade social.

Veja onde cursar:

8. Legal Operations: Dados, Inteligência Artificial e Alta Performance Jurídica

Nesta pós-graduação, você aprende como fazer um uso ético dos dados para inovar no seu dia a dia, além de conhecer ferramentas de automação que otimizam a performance em departamentos jurídicos.

Confira a instituição onde cursar:

9. Ética, Cidadania e Direitos Humanos

É uma especialização com objetivo de capacitar o profissional a compreender as camadas sociais, desenvolvendo conhecimentos relevantes sobre cidadania e direitos humanos.

Veja onde fazer a pós:

10. Consultoria e Legislação Farmacêutica

Tem como objetivo o desenvolvimento e capacitação do profissional para lidar com os diversos desafios jurídicos e sociais de abertura e manutenção de um comércio, indústria ou laboratório farmacêutico.

Confira onde cursar:

11. Auditoria Governamental

Esse profissional também atuará visando o bem público, buscando sempre a maior eficácia na utilização do orçamento, com economia e qualidade na entrega. Por isso, o aluno terá contato com habilidades chave da área de gestão, de contabilidade e jurídica.

Veja onde fazer esta pós:

E então, conseguiu decidir qual curso fazer? Aproveite este momento para investir em destacar a sua carreira no Direito!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!