Os movimentos sociais contemporâneos [Sociologia no Enem]

Postado em 26 de jun de 2023
Loading...
O que você sabe sobre movimentos sociais contemporâneos? 

Esse é um tema muito importante para a prova do Enem, principalmente para as questões de Sociologia e a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Ter conhecimento sobre os movimentos sociais atuais é importante para que o candidato tenha uma visão geral da sociedade atual e consiga fazer paralelos com outras questões históricas, inclusive na prova de redação.  

Saiba mais sobre o que são os movimentos sociais e quais são os contemporâneos principais! 

Você vai conferir:
 

O conceito de movimento social 

Um movimento social é formado por um grupo de indivíduos que defendem uma mesma ideia e lutam por uma causa social e/ou política. 

Essa é uma das maneiras que as pessoas têm de se manifestarem contra ou a favor de algo, de acordo com sua visão e valores. 

Os movimentos sociais são constitucionais e legais, pois todos têm o direito de se reunirem e se manifestarem, de acordo com o artigo 5º, inciso XVI, da Constituição Federal. 

De acordo com o texto, “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente” 

Dessa maneira, movimentos sociais se mostram como uma forma das pessoas se posicionarem sobre algum assunto, buscar melhorias, conscientizar outras pessoas e trazer um assunto social à tona. 

Também podem ser a favor de algo do governo, como apoio para a tomada de uma decisão, por exemplo.  

Um ponto que vale a pena considerar é que as manifestações são um direito de todo e qualquer cidadão, porém, dependendo do seu teor, podem haver ações de penalidades, assim como acontece em caso de qualquer tipo de ato criminoso.  

Assim sendo, os organizadores de movimentos sociais e manifestações que tenham cunho racista, preconceituoso ou discriminatórios, ou qualquer outra pessoa que tenha um discurso de ódio, podem ser penalizados, de maneira individual.  

🔵Leia mais: Sociologia no Enem: o que você precisa saber sobre a matéria 

A história dos movimentos sociais 

Os movimentos sociais, de maneira geral, sempre estiveram presentes na história. 

A Queda da Bastilha, por exemplo, aconteceu em uma grande manifestação na França contra o poder absolutista e ficou conhecido como um marco da Revolução Francesa.  

Porém, os movimentos sociais institucionalizados, ou seja, entendidos como direito dentro de uma democracia, tomaram forma no século XX, sendo que os principais estavam relacionados com questões trabalhistas.  

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os movimentos sociais ganharam ainda mais destaque na sociedade, principalmente após o fim de regimes ditatoriais na Europa. 

Além disso, o clima de Guerra Fria também tornava o mundo um ambiente propício às manifestações.  

No Brasil, a década de 1970 foi uma das mais marcantes nesse ponto. 

Na época, o país passava pela ditadura militar e, nesse contexto, o movimento estudantil foi um dos mais importantes contra o regime autoritário. 

Foi esse movimento que organizou a Passeata dos Cem Mil, as Diretas Já (pedindo o voto direto) e o impeachment de Fernando Collor de Mello.

Os movimentos sociais contemporOs movimentos sociais contemporâneos [Sociologia no Enem] aneos Sociologia no Enem

 🔵Leia mais: A diferença entre cultura erudita e popular [Sociologia no Enem]

Tipos de movimentos sociais 

Os movimento sociais contemporâneos e anteriores podem ser divididos entre dois tipos, considerando o foco do movimento:  

Movimento social conjuntural 

Visa a manifestação para algo específico, tendo curto prazo, para mudanças pontuais. É o exemplo do movimento contra o aumento da passagem de ônibus, por exemplo.  

Movimento social estrutural 

Visa mudanças a longo prazo, ou seja, mudar a estrutura social de alguma maneira. Movimentos contra o racismo e em prol da igualdade são alguns deles. 

Assim, tem um histórico de ações maior. 

🔵Leia mais: Como a cidadania é experimentada no Brasil [Sociologia no Enem]

Exemplos de movimentos sociais contemporâneos 

Os movimentos sociais contemporâneos são todos aqueles que acontecem atualmente. 

Alguns deles surgiram anteriormente na história, mas foram mudando seus focos de atuação para acompanhar novas necessidades da sociedade. 

Um ponto que vale a pena ser comentado é que, de acordo com pesquisadores dos movimentos sociais contemporâneos, hoje a maior parte deles tem teor identitário, ou seja, está baseado em promover uma identificação de acordo com a solicitação social. 

É o caso do movimento negro e LGBTQIA+.  

🔵Leia mais: 5 contribuições de Émile Durkheim para a sociologia

Movimento Negro 

É considerado contemporâneo por ter fortes bases de movimento até os dias atuais, mas considera-se sua existência desde a época da escravização. 

Hoje suas principais lutas são contra o racismo, racismo estrutural e discriminação. 

Uma de suas bandeiras principais é a aplicação de cotas para igualar a presença negra em pontos importantes da sociedade.  

🔵Leia mais: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

Movimento Estudantil 

Outro movimento que teve início no século passado mas segue sendo um dos maiores do país até hoje. 

Foram responsáveis por ações importantes durante a Ditadura Militar. 

Hoje se movimentam principalmente em prol da Educação, cobrando uma educação pública de qualidade e incentivo à pesquisa, ciência e às universidades públicas e de qualidade.  

🔵Leia mais: Qual a importância da democracia [Sociologia no Enem]

Movimento LGBTQIA+ 

Um movimento que surgiu de maneira mais organizada no século XXI é o em prol da liberdade, fim da discriminação e igualdade de direitos. 

A sigla significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexual e mais. 

É um movimento fortemente identitário que luta contra a LGBTfobia, ou seja, a discriminação de pessoas que se identificam com o grupo.   

🔵Leia mais: Opções de faculdade: áreas, cursos e modalidades

Movimento Feminista 

Também advindo do século XX, foi importante para mudanças como direito de voto, de trabalho, de divórcio, entre outros. 

Atualmente segue sendo um dos mais presentes na sociedade, porém de maneira mais segmentada. 

Hoje o principal foco é a conquista da igualdade de gênero em todos os âmbitos, além do fim do machismo, misoginia e violência contra a mulher.  

🔵Leia mais: Indústria Cultural e Escola de Frankfurt [Sociologia no Enem]

Movimento dos Sem Terra (MST) 

Um dos maiores movimentos sociais contemporâneos no Brasil, pois tem organização nacional e está presente em praticamente todo o território brasileiro. 

Tem foco na redistribuição de terras para agricultura familiar, considerando os espaços considerados sem uso para o agronegócio, mas pertencentes a grandes grupos. 

Hoje em dia, focam também em medidas de proteção ambiental e de sustentabilidade na agricultura. 

Entender os movimentos sociais é essencial para conseguir acompanhar os estudos de sociologia. 

Além disso, considerando que a prova de redação do Enem também aborda questões sociais, é sempre bom estar por dentro dessas informações! 

Agora que você já sabe mais sobre os movimentos sociais contemporâneos e como surgiram, aprenda mais sobre os tipos de ideologia, outro tema muito comum na prova do Enem!

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!