De que forma o homem interfere nas mudanças climáticas?

Postado em 27 de dez de 2021
Loading...

Você já parou para pensar de que forma o homem interfere nas mudanças climáticas? 

Elas são, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios da nossa sociedade. Seus impactos são muito significativos e afetam desde a produção de alimentos até a nossa saúde. 

Por esse motivo, esse é um dos assuntos de biologia e ecologia que mais aparecem no Enem no caderno de Ciências da Natureza. 

Devido à sua importância, também existem grandes chances de ser tema da redação. Sendo assim, você vai conferir um pouco mais sobre esse assunto neste artigo. 

Acompanhe:

 

A relação entre a ação do ser humano e as mudanças climáticas 

Muitas discussões a respeito de problemas ambientais e das mudanças climáticas ganharam força nas últimas décadas, principalmente pelo apoio de ativistas do mundo todo e da divulgação por especialistas.

Com isso, os termos "efeito estufa” e “aquecimento global” se tornaram cada vez mais comuns no dia a dia das pessoas.

De acordo com diversos pesquisadores do assunto, todas essas alterações são causadas por uma série de atividades humanas que fazem com que a camada de gases aumente constantemente e, além disso, retenha mais radiação solar.

Isso faz com que a temperatura da Terra aumente e traga consequências para o planeta como as ondas de calor, secas cada vez mais frequentes, tsunamis e a elevação do nível do mar.

Desde aproximadamente a metade do século XX, grandes toneladas de poluentes são lançadas na atmosfera por grandes empresas do mundo todo por conta da expansão da atividade industrial.

Essas substâncias tóxicas geram diversos problemas respiratórios na população e impactam a qualidade de vida de maneira negativa.

A agropecuária também contribuiu, e muito, para a emissão de diversos gases poluentes, como o monóxido e o dióxido de carbono, assim como o metano.

As principais causas para isso acontecer são as mudanças no uso do solo para a criação de gado, os dejetos animais e o cultivo de arroz que é irrigado por inundação.

Além disso, o ser humano tem relação direta com o desmatamento, que contribui para a elevação da temperatura média do planeta.

Isso acontece porque as florestas têm grande importância na regulação do clima da Terra.

Devido às áreas naturais terem grande capacidade de absorver gás carbônico, as queimadas soltam todo esse gás na atmosfera.

Segundo a instituição WWF (World Wide Fund for Nature), essa é a principal causa de emissões desse gás no Brasil atualmente.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

A ideia de Antropoceno 

Por conta de todas essas alterações que os humanos estão gerando na biodiversidade e no clima da Terra, alguns especialistas consideram que estamos no Antropoceno. 

Ela seria uma época geológica que seguiria o Holoceno, que foi o período com temperaturas mais quentes depois da última glaciação. 

Esse conceito de Antropoceno, que vem do grego anthropos, que significa humano, e kainos, que significa novo, se popularizou na década de 2000 depois que o químico holandês Paul Crutzen venceu o Prêmio Nobel de Química. 

O termo foi utilizado para designar uma nova época geológica que é caracterizada pelo impacto, geralmente negativo, do homem no planeta Terra.

🔵 Leia também: Tipos de faculdade: diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

Você já parou para pensar de que forma o homem interfere nas mudanças climáticas?

Causas e características do Antropoceno 

O Antropoceno é caracterizado principalmente por três fatores. São eles:

  • Progresso tecnológico, que teve uma forte aceleração após a Primeira Revolução Industrial;
  • Multiplicação do consumo e, por consequência, da produção;
  • Crescimento em grande escala da população, que se deu graças às melhores condições de saúde, higiene e alimentação.

A interação dessas circunstâncias na evolução dos seres humanos provocou um aumento crescente no consumo de recursos naturais, fósseis e minerais.

Não só isso, mas as cidades também cresceram, assim como as infraestruturas, as rotas de transporte e a expansão dos terrenos de cultivo.

Todas essas são, juntas, as principais atividades humanas que alteraram a face da Terra nos dois últimos séculos.

🔵 Leia também: Opções de faculdade: áreas, cursos e modalidades

Como reduzir o impacto da ação humana na natureza 

A preocupação com as mudanças climáticas e todas as suas consequências são discutidas com frequência no mundo inteiro por meio de conferências ambientais. 

Nelas, representantes de vários países se reúnem para avaliar os estudos, as pesquisas e os dados obtidos com relação ao clima e as suas alterações. 

Além disso, buscam apresentar ações que possam amenizar todos esses problemas. 

A partir dessas conferências, alguns acordos foram firmados entre países na tentativa de diminuir os níveis de emissão de gases do efeito estufa, assim como para promover ações que possam conter o aquecimento global. 

Um deles foi o Acordo de Paris. Outro exemplo de bastante impacto foi o Protocolo de Kyoto, que foi assinado em 1997, mas só entrou em vigor no ano de 2005. 

Ele tem o objetivo de propor metas aos países em desenvolvimento para que as emissões de dióxido de carbono sejam diminuídas.  

Apesar do cenário futuro parecer assustador, e de muitas consequências já serem sentidas ao redor do mundo, é possível reverter esse quadro. 

Basta os governos de todos os países continuarem a trabalhar em conjunto para diminuir a sua emissão.

Entre as principais tendências para minimizar o impacto do ser humano no meio ambiente, é possível citar:

  • A economia circular para reutilizar, reciclar ou reduzir o uso de objetos e materiais. Com o consumo responsável, é possível diminuir os resíduos, reduzir os danos ambientais e ainda economizar energia.
  • A descarbonização da economia, ou seja, preferir a utilização de redes inteligentes e energias renováveis. Isso porque essas práticas são fundamentais para reduzir a pegada de carbono e para realizar uma transição muito mais justa rumo a uma economia sem carbono.
  • A proteção dos recursos hídricos, já que evitar a poluição das águas e reduzir a pegada hídrica de empresas e instituições particulares são as únicas maneiras para a humanidade continuar desfrutando desse recurso natural indispensável para a vida.
  • Proteção da biodiversidade, uma vez que esses planos são cruciais para manter o funcionamento dos ecossistemas e, além disso, garantir a segurança alimentar da população.

🔵 Leia também: O que cai em Ecologia no Enem?

Ainda nesse tópico, também é possível citar outras ações tão importantes quanto as acima descritas, como a redução do desmatamento e a reversão de todas as áreas desmatadas com um reflorestamento intenso.

Além disso, também é possível implementar a busca de materiais alternativos ao plástico para a fabricação de diversos produtos.

Conseguiu entender com mais clareza de que forma o homem interfere nas mudanças climáticas?

Além de ser um assunto recorrente no Enem e em outros vestibulares, é extremamente importante saber mais sobre ele porque afeta a todos os seres humanos diretamente.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!