Como funciona a nota de corte do Prouni: tudo o que você precisa saber

Postado em 19 de abr de 2023
Loading...

Se você está se preparando para o Enem e pensando em se inscrever em programas como o Prouni, com certeza já ouviu falar nas notas de corte.

Apesar de bastante utilizadas, o conceito ainda pode confundir muitas pessoas.

Por isso, trouxemos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto: o que são, como são usadas e como funciona a nota de corte do Prouni.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são as notas de corte?

As notas de corte podem ser definidas como a nota mínima necessária que um candidato precisa atingir para poder ficar entre os selecionados na concorrência do Prouni.

Podemos pensar nas notas de corte como um pré-requisito.

A questão de um pré-requisito é que ele precisa ser atingido para que uma pessoa possa seguir em uma competição ou se inscrever em um programa.

E as notas de corte funcionam, como o próprio nome já diz, como um corte, um limitador. Quem está acima, continua participando. Mas quem está abaixo, fica de fora.

Por exemplo, um dos pré-requisitos para concorrer a uma bolsa pelo Prouni é ter renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa. Por isso, um candidato que tenha mais do que esse valor como renda familiar mensal bruta por pessoa não poderá participar.

Este é um pré-requisito que precisa ser atendido, senão a pessoa está de fora.

Quer ver um outro exemplo que envolva um pré-requisito no momento da inscrição no Prouni? Só podem participar candidatos que tiverem tirado uma nota mínima de 450 pontos no Enem.

Ou seja, se você não atingir a nota mínima de 450 pontos, não poderá se inscrever.

Mas, cuidado: não confunda a nota mínima exigida para inscrição no Prouni com as notas de corte. As notas de corte funcionam de maneira diferente e fazem parte da etapa de seleção do programa, que vamos explicar melhor nesta seção.

🔵 Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

Como funciona a seleção do  Prouni

Durante a etapa de seleção do Prouni, que acontece depois que a etapa de inscrição se encerra, os candidatos são classificados de acordo com suas notas dentro do microcosmos de suas opções de cursos e instituições de ensino.

Por exemplo:

Você se inscreveu para concorrer a uma bolsa de estudos para o curso de Jornalismo na Instituição X, e existem 5 vagas para este curso e instituição.

Então, quando as inscrições terminarem, o sistema vai começar o processo de seleção analisando a sua nota em comparação com os outros candidatos que também se inscreveram para cursar Jornalismo na Instituição X.

Os candidatos são elencados por nota. Quem tiver a maior nota, fica acima no ranking, e quem tiver a menor nota, fica abaixo. Os candidatos selecionados serão os que tiverem as 5 melhores notas.

Dentro do sistema de inscrição, não existe forma de descobrir qual nota tiraram os seus concorrentes para o mesmo curso e instituição, o que dificulta muito saber se você tem chances de conseguir a bolsa de estudos ou não.

 

 

 

Por isso, para que os candidatos consigam ter uma ideia nesse sentido, o sistema do Prouni utiliza das notas de corte como aviso.

🔵 Leia também: Como funciona o Prouni: confira um guia completo sobre o programa

Como funciona a nota de corte do Prouni

As notas de corte do Prouni, então, funcionam como um guia. Elas avisam se você tem chance ou não de conseguir uma bolsa no curso e instituição que deseja. Mas como isso funciona?

A nota de corte para determinado curso e instituição é determinada pela nota do último colocado inscrito naquele curso e instituição. Vamos seguir com o exemplo:

Digamos que sete pessoas se inscreveram para o curso de Jornalismo na Instituição X.

Na hora de elencar os candidatos, o sistema identificou que a nota mais alta foi tirada por Maria, que teve 978 pontos, já a mais baixa foi tirada por João, que somou 560 pontos.

Como a nota de corte é pautada pela nota do último colocado dentre o grupo já inscrito para determinado curso e instituição, nesse caso, a nota de corte para se inscrever no curso de Jornalismo na Instituição X seria de 560 pontos.

Ou seja, você teria que tirar mais do que isso no Enem para se inscrever e ter chances de conseguir uma bolsa para esse curso e instituição.

É por causa dessa característica que a nota de corte de determinado curso e instituição pode mudar várias vezes durante a etapa de inscrição.

Quando um novo candidato se inscreve, o sistema refaz o ranking de pontuação e atribui uma nova nota de corte para o curso e instituição. Por isso, acontece muito de a nota de corte ser baixa no início do processo, mas ir aumentando conforme a etapa de inscrição segue.

Aliás, é importante ter em mente que a nota de corte não é atualizada em tempo real, então o número indicado é mais um guia do que uma certeza.

O mais certeiro mesmo é se esforçar para tirar uma nota alta no Enem, pois quanto maior a nota, maiores as chances de estar no topo do ranking e conseguir uma bolsa.

🔵 Leia também: Documentação exigida pelo Prouni: você sabe qual é?

Quais foram as notas de corte do Prouni 2022?

Para você ter uma ideia de como funciona a nota de corte do Prouni, confira abaixo as notas dos principais cursos de graduação da edição de 2021, a mais recente divulgada pelo MEC:

🔵 Leia também: Como conseguir uma bolsa de estudo integral sem passar pelo Prouni

Como conseguir bolsa de estudos sem passar pelo Prouni

Mas e se você não tiver tirado o mínimo de pontos no Enem para se inscrever no Prouni ou não conseguir uma bolsa por conta da nota de corte? Apresentamos uma alternativa!

Existem instituições de ensino privadas que proporcionam suas próprias bolsas de estudo, que você consegue através da sua nota do Enem com bem menos burocracia e concorrência. 

Nesse tipo de programa de bolsas, a sua nota do Enem é o critério que determina se você consegue uma bolsa ou não, e qual será a sua porcentagem de desconto.

De maneira geral, o desconto pode ser de até 100% se você tirou uma nota alta, resultando em uma bolsa de estudo integral. E mesmo que você tenha tirado uma nota mais baixa, ainda pode aplicar para a bolsa recebendo um desconto entre 30% e 50%.

Isso significa que você consegue ingressar no ensino superior sem precisar passar pelo Prouni. Quer saber mais? Conheça o programa de bolsas das instituições abaixo: 

Todas são instituições de qualidade comprovada, com cursos reconhecidos pelo MEC e que tiraram notas altas na avaliação da pasta.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.