Cursos de pós-graduação EAD

O que é pós-graduação, tipos de pós e cursos disponíveis

Por Redação   | 

 Tag: Cursos de pós-graduação EAD

Você sabe o que é pós-graduação? Quais os tipos de cursos disponíveis? E qual a importância dessa qualificação para o seu currículo? O EAD FAESA esclarece essa e outras dúvidas sobre o assunto.

A procura por cursos de pós-graduação vem crescendo nos últimos anos. Afinal, é uma qualificação cada vez mais importante para se destacar no mercado de trabalho e para ter perspectivas de remuneração mais altas. 

Contudo, ainda é muito comum ter dúvidas ao escolher uma pós-graduação, principalmente com relação ao tipos de pós. 

Pensando nisso, o EAD FAESA explica neste artigo tudo sobre o universo da pós-graduação, além de apresentar alguns dos nossos cursos disponíveis ao final do texto.

Confira:

  1. O que é pós-graduação?
  2. Quais são os tipos de pós?
  3. Para quem é indicado fazer pós-graduação?
  4. Quando começar uma pós-graduação?
  5. Qual a importância da pós-graduação para o mercado de trabalho?
  6. Conheça áreas de especialização que fazem a diferença em uma carreira
  7. Conheça os cursos de pós-graduação do EAD FAESA
  8. Conclusão 

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é pós-graduação?

Como o próprio nome sugere, a pós-graduação engloba os cursos superiores que podem ser feitos depois de ter concluído uma graduação — seja um bacharelado, uma licenciatura ou um tecnólogo.

Durante a graduação, é normal que determinados assuntos sejam abordados de forma mais superficial por conta da carga horária do curso. 

Sendo assim, é muito comum que os diplomados busquem por uma pós-graduação para aprender mais a fundo sobre determinados conteúdos que despertaram a sua atenção.

Para ilustrar melhor o que estamos explicando, vamos imaginar a seguinte situação: Ana é formada em Letras e se interessou muito por literatura infantil durante a graduação. Para se aprofundar no assunto, uma pós em Literatura pode ser uma opção para a Ana. 

Ou, vamos dizer que Ana gostaria de trabalhar em uma editora, revisando livros e outros materiais impressos. Uma pós-graduação em Revisão de Textos pode ser a formação ideal para que ela se especialize no assunto e se destaque no mercado de trabalho. 

Ou seja, a pós-graduação é uma formação que permite expandir os conhecimentos e se especializar em determinada área de atuação de sua profissão. 

Além disso, a pós-graduação também é importante para quem quer seguir carreira acadêmica, pesquisando e se aprofundando nos estudos de determinada temática. 

Existem diferentes programas de pós-graduação, e eles estão divididos em lato sensu e stricto sensu. No primeiro caso, destacam-se a especialização e o MBA, no segundo o mestrado e o doutorado.

No tópico a seguir, explicaremos mais sobre os programas de pós-graduação. 

Quais são os tipos de pós?

Como mencionamos anteriormente, existem dois tipos de pós-graduações: as lato sensu (que diz respeito aos cursos de especialização e MBA) e as stricto sensu (que compreende o mestrado, mestrado profissional e doutorado).

Abaixo, explicamos o que é e as características de cada um desses programas:

Mestrado

Os cursos de mestrado são indicados para aqueles que buscam seguir carreira docente no ensino superior e trabalhar com pesquisa acadêmica. O mestrado confere o título de mestre aos concluintes. 

Para ingressar no mestrado, é preciso ter um projeto de pesquisa, no qual o aluno vai trabalhar por cerca de 18 a 24 meses, até apresentar a sua tese à banca examinadora. 

Para produzir sua tese, o aluno conta com a ajuda do orientador, que é escolhido pelo aluno no processo de inscrição. 

Essa pós-graduação exige muita dedicação e um dos pré-requisitos para ingresso é ter domínio de um ou mais idiomas estrangeiros.

Mestrado profissional

O mestrado profissional também confere ao aluno o título de mestre.

A diferença em relação ao mestrado tradicional é que este tem o seu ensino voltado para para o mercado de trabalho. Ou seja, o objetivo é aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em organizações públicas e privadas.

A vantagem do mestrado profissional é que o ingresso costuma ser mais fácil. Afinal, essa pós-graduação não tem tanta concorrência quanto o modelo tradicional. 

Além disso, o mestrado profissional não costuma também cobrar um pré-projeto de pesquisa. 

Contudo, a dedicação precisa ser tão intensa quanto em um mestrado tradicional.

Doutorado

O doutorado é um curso feito normalmente depois do mestrado e é destinado para quem deseja se tornar um pesquisador acadêmico e professor de instituições de ensino superior.

Mesmo que não exista a obrigatoriedade de ter realizado um mestrado para ingressar nessa pós-graduação, quase todos os programas de doutorado exigem que os candidatos tenham feito mestrado. 

Os requisitos de ingresso são semelhantes ao do mestrado, porém, a duração do doutorado é de até 4 anos. 

Ao final do curso, é preciso desenvolver uma tese de doutorado e apresentá-la para uma banca examinadora.

Master in Business Administration (MBA)

O MBA é um curso de pós-graduação ideal para quem deseja se especializar na área de gestão e de negócios. 

Em função disso, é muito comum que profissionais que já atuam no mercado de trabalho, como empresários ou gestores, procurem por essa formação. 

Esse curso pode ter de um a dois anos de duração, dependendo da área de especialização. 

Especialização

Os cursos de especialização são ideais para aqueles que desejam aumentar o seu conhecimento sobre determinado campo do saber, desenvolvendo ainda mais as suas competências e habilidades.

Esse tipo de pós-graduação costuma ter duração de um a dois anos e confere aos alunos o título de especialista.

Existem especializações nas variadas áreas do conhecimento, desde a Engenharia até o Direito. 

Para quem é indicado fazer pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação são indicados para todas as pessoas que desejam aprofundar seus estudos em determinado assunto ou campo do saber. 

Além disso, a pós-graduação pode alavancar a carreira de muitos profissionais, sendo uma ótima opção também para aqueles que buscam crescer e alcançar novos horizontes.

O essencial para cursar uma pós-graduação é ter diploma de ensino superior — seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. 

Tirando isso, a vontade de aprender e seguir se especializando é o principal pré-requisito para ingressar na pós-graduação.  

para-quem-e-indicado-pos-graduacao - homem estudando diante do computador

Quando começar uma pós-graduação?

Se você já tem diploma de ensino superior, é possível começar uma pós-graduação a qualquer momento. Pode ser em meses ou anos após a conclusão da graduação, não existe tempo certo. 

O ideal é cursar uma pós-graduação quando se sentir pronto para continuar os estudos. 

Além disso, é possível fazer mais de um curso de pós-graduação. Ou seja, você pode começar pelas especializações e depois cursar o mestrado, por exemplo. 

Não existe regra, o mais importante é se sentir preparado e ter disposição para aprender.

Qual a importância da pós-graduação para o mercado de trabalho?

A pós-graduação vem deixando de ser um diferencial e tem se tornado um item indispensável no currículo.

Atualmente, o mercado de trabalho brasileiro está saturado, e os níveis de desemprego do país estão atingindo valores recordes, principalmente em função da pandemia da Covid-19

Nesse cenário, é essencial encontrar formas de se destacar no mercado de trabalho, e a pós-graduação pode ser uma ótima formação para esse fim. 

Em 2019, a 54ª edição da Pesquisa Salarial, levantamento realizado pela Catho Educação, mostrou que 70% das vagas estratégicas solicitavam profissionais com pós-graduação. 

Além disso, a pesquisa também apontou que pessoas com pós-graduação têm 47,2%  mais chance de receber salários mais altos do que aquelas que não têm a formação.

Ou seja, a pós-graduação é essencial para aqueles profissionais que buscam crescer e se desenvolver em sua profissão.

Conheça áreas de especialização que fazem a diferença em uma carreira

Conheça os cursos de pós-graduação do EAD FAESA

pos-graduacao-ead - aula online

Aqui no EAD FAESA, temos diversos cursos de especialização e MBA a distância.  

Em nosso programa de pós-graduação, você recebe um certificado a cada 3 meses de curso, comprovando as habilidades e conhecimentos adquiridos até então.

Assim, você avança na sua carreira e conquista o sucesso que sempre sonhou mesmo antes de concluir o curso. 

Além disso, o EAD é a modalidade ideal para quem busca se especializar, mas não pode abrir mão do trabalho. Afinal, é possível assistir às aulas quando e de onde quiser, tendo total autonomia para organizar seus horários e aliar os estudos com outras atividades. 

Abaixo, listamos alguns cursos de pós-graduação do EAD FAESA. Confira:

Conclusão

Neste artigo, explicamos o que é pós-graduação e falamos sobre os tipos de pós que existem. 

Se você quer seguir estudando e busca um ótimo diferencial no currículo, investir em uma pós-graduação é o caminho certo para você. 

Agora conta pra gente: em qual área você gostaria de se especializar?

Leia também:

Para superar a pandemia, IES devem pensar fora da caixa