Descubra a melhor pós-graduação em educação para a sua carreira

Postado em 18 de ago de 2022
Loading...

Desenvolver e aprimorar conhecimentos é essencial para uma carreira de sucesso. Por isso, trouxemos uma listagem completa com especializações de excelência na área de educação.

Mas quais cursos de pós-graduação em educação existem? Quais deles são os melhores para alavancar a carreira? As respostas para estas perguntas você encontra logo abaixo.

Confira:

 

Melhores pós em educação para quem quer trabalhar com educação infantil

Confira, abaixo, uma seleção de cursos de pós-graduação em áreas da educação que ajudam você a trabalhar com ensino infantil, desde a alfabetização até a motricidade:

1. Educação Para a infância

É um curso que visa capacitar profissionais da educação e do ensino em geral a lidar com as peculiaridades e características únicas do ensino infantil, levando em conta motricidade, alfabetização e todos os aspectos desse nível de ensino.

Saiba mais e veja onde cursar:

2. Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Infantil

Este curso promove metodologias de aprendizagem para os alunos que estão iniciando sua vida escolar. Você aprende a desenvolver as atividades e jogos que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo, capacidade de memorização e demais habilidades da criança.

Saiba mais e veja onde cursar:

3. Motricidade e Desenvolvimento Motor na Educação Infantil

Nesta pós, você se tornará especialista em uma das fases mais importantes da vida de uma criança, o desenvolvimento de movimentos e ações essenciais para vida e, claro, para o aprendizado efetivo.

Saiba mais e veja onde cursar:

4. Prática Docente na Educação Infantil

Com esta pós-graduação, você irá aprender metodologias eficazes para o aprendizado na infância, descobrirá técnicas que melhoram a retenção de informações e a absorção de conhecimento deste público.

Saiba mais e veja onde cursar:

5. Psicomotricidade na Educação Infantil

Neste curso, você aprenderá muito mais do que metodologias de ensino que visam o desenvolvimento motor. Você descobrirá aspectos importantes sobre como ser fundamental no aspecto evolutivo de uma criança, tanto na esfera afetiva, quanto na esfera intelectual e motora.

Saiba mais e veja onde cursar:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!


6. Alfabetização e Letramento 

É um curso de especialização com objetivo de capacitar profissionais da educação a atuarem com os primeiros anos de ensino, agindo como agentes transformadores da educação e focando nos aspectos didáticos de uma alfabetização completa.

Saiba mais e veja onde cursar:

7. Metodologia e Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil

Neste curso, você verá sobre como as metodologias de ensino nos primeiros anos pode desenvolver habilidades alinhadas a valores éticos importantes para uma sociedade justa, além das diretrizes estabelecidas pela legislação local.

Saiba mais e veja onde cursar:

🔵 Leia também: Por que a segunda licenciatura pode alavancar sua carreira docente

Melhores especializações em educação para quem gosta de gestão e liderança

Abaixo, você encontra uma seleção de cursos de pós-graduação para quem trabalha com educação e se interessa pela área de gestão e liderança educacional:

1. Gestão da Aprendizagem e Educação Cognitiva

Esse curso visa te especializar no gerenciamento de metodologias de ensino voltados para educação infantil com foco na aprendizagem e processos cognitivos. Você vai mais longe no desenvolvimento de novas didáticas que levam em conta todo o desenvolvimento infantil.

Saiba mais e veja onde cursar:

2. Gestão de Processos Educacionais

A pós-graduação em Gestão de Processos Educacionais visa desenvolver o profissional para realizar a criação, desenvolvimento e gerenciamento de diversos processos e projetos dentro da área da educação.

Saiba mais e veja onde cursar:

3. Gestão e Liderança no Ensino a Distância

É um curso com foco no seu desenvolvimento para atuação como líder e gestor da educação em centros e instituições de ensino, sobretudo as que atuam no formato a distância.

Saiba mais e veja onde cursar:

4. Gestão Educacional e Processos Escolares

Neste curso, você vai rever metodologias de ensino da Educação Básica diluídas às políticas públicas e como aplica-las de forma eficientes e dentro de suas propostas.

Saiba mais e veja onde cursar:

5. Gestão Educacional

É um curso que visa capacitar você para realizar o gerenciamento educacional em instituições públicas e privadas levando em consideração todos os aspectos únicos, orçamentos, profissionais processos educacionais e metodologias.

Saiba mais e veja onde cursar:

6. Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento

essa especialização busca te capacitar para ser agente de transformação interna e organizacional, buscando ir além dentro do ambiente corporativo e levando o conhecimento para ativar o aprendizado completo e a cultura de lifelong learning dentro das empresas.

Saiba mais e veja onde cursar:

7. Orientação Educacional

Essa pós-graduação contempla em sua grade curricular matérias que trabalham as relações interpessoais, a ética profissional e a psicologia do desenvolvimento, além de metodologias inovadoras de aprendizagem.

Saiba mais e veja onde cursar:

8. Supervisão e Gestão Escolar

A pós-graduação em Supervisão e Gestão Escolar dará todo o conhecimento necessário para gerir e supervisionar com excelência ambientes escolares sejam escolas, espaços educativos ou ambientes educacionais diversos.

Saiba mais e veja onde cursar:

9. Supervisão Educacional

Essa especialização propõe um aperfeiçoamento aos processos de gestão educacional em âmbito de sistema.

Oferece um olhar crítico e amplo sobre os processos educacionais considerando a análise e monitoramento dos processos de aprendizagem considerando resultados de avaliações, organização de planejamento, gestão do currículo e processos legais da administração escolar.

Saiba mais e veja onde cursar:

🔵 Leia também: Cursos para trabalhar com Docência no Ensino Superior

Melhores pós-graduações em educação para quem gosta de educação com propósito

Abaixo, confira uma listagem com as principais pós-graduações em educação para quem quer atuar com educação especial e inclusiva em todas as suas formas:

1. Educação de Jovens e Adultos

Essa pós-graduação visa te capacitar de forma específica para atuar e lidar com o aprendizado voltado para o público jovem adulto, levando em conta as especificidades desse público-alvo, e as questões demográficas, geográficas e sociais dessa camada.

Saiba mais e veja onde cursar:

2. Educação em Contextos Não Escolares

Neste curso, você irá conhecer conceitos de ensino aplicados em outros ambientes, tais quais organizações privadas, hospitais, indústrias etc. Além disso, aborda as metodologias já conhecidas na Pedagogia e traz soluções adaptáveis no contexto não escolar.

Saiba mais e veja onde cursar:

3. Educação Para Diversidade

Essa pós objetiva qualificar profissionais para acolher todos os indivíduos, promover debates que abordem a educação como direito fundamental, apresentar conceitos sobre diversas populações, desenvolver propostas, metodologias e materiais didáticos sobre diversidade.

Saiba mais e veja onde cursar:

4. Libras 

O curso de pós-graduação em Libras foi preparado para qualificar o aluno na Língua Brasileira de Sinais, tanto para uso profissional quanto pessoal.

Independentemente da graduação, o profissional pode lecionar matérias em LIBRAS, como também desenvolver projetos de inclusão social e/ou trabalhar junto a instituições públicas prestando serviços para a população.

Saiba mais e veja onde cursar:

5. Pedagogia Social

Neste curso, você irá reconhecer situações desafiadores, fatores e consequências da área, assim como aplicar métodos adequados nas mais diversas tarefas, analisar a legislação local e gerar ideias em atividades sociopedagógicas.

Saiba mais e veja onde cursar:

6. Políticas Públicas Educacionais

Nessa pós, você vai aprender como desempenhar e promover projetos educacionais inclusivos que permitam um ensino que conecte as diretrizes de base com um ensino abrangente e eficaz no desenvolvimento de habilidades e valores sociais.

Saiba mais e veja onde cursar:

🔵 Leia também: O que é formação pedagógica e quem deve fazer?

Melhores pós em educação para quem gosta de tecnologia, docência e metodologias

Confira, na listagem abaixo, uma série de especializações voltadas para o mundo das tecnologias e metodologias de docência:

1. Docência no Ensino Superior

A especialização em Docência no Ensino Superior foi criada para capacitar o profissional a atuar diretamente com o ensino superior, seja como professor, diretor, supervisor ou coordenador de curso de graduação.

Você aprende todas as particularidades desse ensino, a didática da profissão, as metodologias mais indicadas, entre outros temas.

Saiba mais e veja onde cursar:

2. Educação a Distância

O curso de pós-graduação em Educação a Distância visa especializar o docente em temas de alta relevância dentro do cenário didático da educação e ensino a distância.

O profissional se capacita para lidar com gestão de equipes, disciplinas, aulas, alunos e até mesmo com o conteúdo dos cursos ofertados pelas instituições de ensino.

Você fica preparado para lidar com tutoria de alunos e turmas, contribuindo para uma educação transformadora em um cenário cada vez mais moderno.

Saiba mais e veja onde cursar:

3. Inovação e Aprendizagem no Ensino de Matemática e Ciências

Com uma didática aprofundada e uma qualificação específica, o profissional licenciado terá a habilitação para lecionar nas disciplinas de Matemática e Ciências de uma forma inovadora, inclusiva e responsável, levando em conta sempre os aspectos únicos de cada indivíduo.

Saiba mais e veja onde cursar:

4. Metodologias Ativas de Aprendizagem

Este curso atualiza os docentes com relação às mais modernas metodologias de aprendizagem e aumenta o portfólio de ações do professor para que ele tenha ferramentas adequadas para lidar com os desafios da sala de aula.

Esta pós-graduação é dedicada à formação de profissionais com capacidade de análise, decisão e proatividade. Você aprende como possibilitar um ambiente de criação de conhecimento pelos aprendizes, seja por meio de jogos, apresentações, desafios, entre outros métodos eficazes.

Saiba mais e veja onde cursar:

5. Metodologias Ativas e Práticas Docentes Para Educação Básica

O curso foca no conceito e prática em desenvolver estratégias para projetos, materiais, soluções de aprendizagem alinhem as metodologias atuais com novos formatos, como Design Thinking, Storytelling etc.

Saiba mais e veja onde cursar:

6. Metodologias de Aprendizagem Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental

Essa pós aborda estes aspectos de ponta a ponta, passando pelo desenvolvimento da escrita e oralidade até as práticas de continuidade que reforçam a aprendizagem do primário ao primeiro ano, com práticas pedagógicas eficazes e teorias contemporâneas.

Saiba mais e veja onde cursar:

7. Processos Avaliativos na Educação

Com esta pós, você aprenderá técnicas de avaliação em múltiplos níveis da educação, bem como desenvolverá olhar crítico para toda a rotina do estudante nos espaços educativos.

Saiba mais e veja onde cursar:

8. Processos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais

O objetivo da especialização em Processos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais é preparar profissionais para lidar com os desafios atuais do ensino online.

Você entende como acontece a aprendizagem nesses ambientes e como se preparar e adaptar a sua docência para essa nova realidade. Ou seja, pode conduzir as aulas tanto no modelo híbrido, quanto no formato online.

Este curso é bastante recomendado para profissionais que atuam com ensino, cursos, palestras e outros processos de aprendizagem em ambiente virtual.

Saiba mais e veja onde cursar:

9. Práticas Inovadoras em Educação

Trata-se de um curso que reflete o ensino e aprendizagem contemporâneo, considerando a realidade atual dos alunos e dos ambientes de aprendizagem.

Os profissionais aprendem novas metodologias e práticas pedagógicas que podem ser implantadas dentro das escolas, a fim de modernizar e transformar a aprendizagem.

O curso Práticas Inovadoras em Educação traz ainda reflexões atuais, como diversidade e inclusão, além de novas abordagens para o professor do Século XXI.

Além disso, apresenta diferentes práticas para cada uma das disciplinas: ciências, história, geografia, matemática e linguagens.

Saiba mais e veja onde cursar:

10. Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação

A pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação prepara profissionais para modernizar suas aulas, levando mais dinamismo e qualidade aos estudantes.

Você fica habilitado para planejar, executar e acompanhar os resultados das atividades por meio das tecnologias, possibilitando a modernização da educação e seu acompanhamento no avanço de nossa sociedade.

Saiba mais e veja onde cursar:

11. Ensino, Aprendizagem e Linguagens Artísticas

Neste curso, você irá compreender aspectos artísticos, de modo geral, que possam agregar em estratégias de projetos pedagógicos na Educação, dando suporte às metodologias aplicadas atualmente.

Saiba mais e veja onde cursar:

🔵 Leia também: Conheça os tipos de pós-graduação e saiba a melhor opção para você

Melhores especializações em educação para quem gosta de ensino e comunicação

E agora, para finalizar nossas listagens, vamos ver alguns dos cursos mais indicados para quem gosta de unir a prática do ensino com a comunicação:

1. Design Educacional

A especialização em Design Educacional busca aperfeiçoar e modernizar os processos de aprendizagem por meio do uso de tecnologias de comunicação, conteúdos de apoio, técnicas de acompanhamento do aluno, entre outros recursos.

Saiba mais e veja onde cursar:

2. Educação Física Escolar

O curso aborda aspectos da didática escolar na prática da educação física de acordo com o desenvolvimento corporal, além de metodologias que angariem o engajamento do corpo discente nas propostas pedagógicas do projeto.

Saiba mais e veja onde cursar:

3. Ensino de História e Geografia

Você compreende todas as peculiaridades das matérias e desenvolve metodologias específicas que levem em conta a didática de cada uma delas, atuando no ensino em instituições públicas ou privadas auxiliando no desenvolvimento das matérias em todos os níveis de ensino.

Saiba mais e veja onde cursar:

4. Ensino de Leitura e Produção Textual

Você terá um panorama completo das melhores metodologias para ensino dessas disciplinas, se preparando para desenvolver o seu próprio modo de ensino. Entenderá como incentivar a leitura e como promover o hábito da escrita entre estudantes de todas as idades.

Saiba mais e veja onde cursar:

5. Psicopedagogia

Aprenda como funciona o exercício da mente humana e como essas atividades podem interferir positiva ou negativamente, direta ou indiretamente no processo de aprendizagem em qualquer fase da vida.

Saiba mais e veja onde cursar:

6. Teorias da Aprendizagem e o Ensino de Língua Portuguesa

Este curso tem como objetivo capacitar o profissional nas metodologias de ensino da língua portuguesa e da literatura, levando em conta desde o contexto histórico, as bases teóricas e atividades práticas.

Saiba mais e veja onde cursar:

7. Produção de Material Didático

Essa pós aborda conceitos teóricos comparados a tendências de aprendizagem, visando regular o conteúdo ao perfil de alunos cada vez mais conectados a informações, além da importância de avaliar a eficácia de estratégias didáticas inovadoras.

Saiba mais e veja onde cursar:

8. Literatura

Aprenda tudo sobre as correntes literárias, suas influências e impacto, estudando obras clássicas e contemporâneas e seus autores. O objetivo é que você seja capaz não apenas de ensinar sobre elas, mas também desenvolver capacidade crítica para analisá-las.

Saiba mais e veja onde cursar:

Como escolher uma faculdade EAD



Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!