As melhores pós em Engenharia para sua carreira

Postado em 27 de ago de 2022
Loading...

Uma pós em Engenharia só traz vantagens. O curso se aprofunda no campo de Ciências Exatas e atualiza o engenheiro quanto às tendências do mercado e novos desafios tecnológicos. 

Este preparo ajuda o profissional a alcançar melhores salários e crescer na carreira.

Isso porque fazer uma especialização em engenharia amplia os conhecimentos e deixa o profissional mais aberto a novas descobertas e inovações.

Neste artigo, reunimos as melhores pós em engenharia que você pode fazer para ficar antenado às exigências atuais de sua profissão. Confira:

 

 

Quem pode fazer pós em engenharia?

Podem cursar pós em Engenharia, os engenheiros com graduação completa.

Essa é uma escolha interessante especialmente para aqueles que estão no mercado de trabalho e precisam estar atualizados na profissão. A pós em engenharia também é uma ótima escolha para quem deseja mudar de segmento dentro da atuação profissional.

Quanto tempo dura uma pós em Engenharia?

A pós-graduação lato sensu, uma especialização mais curta e voltada ao mercado de trabalho, pode durar de 1 a 2 anos, tendo a carga horária mínima de 360 horas.

🔵 Leia também: Conheça as engenharias do futuro e saiba como se preparar

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

As melhores pós em Engenharia para sua carreira

Um estudo publicado pelo Guia Salarial da Robert Half aponta que a principal demanda de profissionais de engenharia especialistas em 2023 será na área do ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).

Portanto, há oportunidade para profissionais de Engenharia de todas as áreas que se interessem pela especialização no tema da engenharia sustentável. Trata-se de uma modalidade atenta ao meio ambiente, uso correto de recursos e eficiência energética.

A pesquisa ainda destaca a área de logística no ambiente 4.0. Esta área visa modernizar a estratégia do negócio, eliminando erros na cadeia de distribuição e na gestão de estoque.

O Guia aponta que os seguintes profissionais têm grandes chances para posições no futuro:

  • Engenheiro de ESG;
  • Engenheiro de dados;
  • Engenheiro de inovação;
  • Engenheiro de Firmware;
  • Especialista de melhoria contínua/Lean/Indústria 4.0.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

Veja cursos de pós em Engenharia para se destacar no mercado

Agora que você já conhece o cenário para profissionais de engenharia nos próximos anos, chegou a hora de conhecer os melhores cursos de pós na área.

Veja os principais cursos abaixo:

1. Data Warehouse e Business Intelligence

A pós-graduação em Data Warehouse e Business Intelligence desenvolve talentos no ramo de Tecnologia da Informação para lidar com o grande volume de dados, utilizando-os com inteligência de mercado. Veja em quais instituições fazer essa pós:

2. Desenvolvimento e Sustentabilidade

A pós-graduação em Desenvolvimento e Sustentabilidade aprofunda o conhecimento sobre a área, estimulando a sua reflexão e a intervenção, enquanto agente transformador, na sua rotina profissional. Veja onde cursar:

3. Engenharia da Manutenção

A pós-graduação em Engenharia da Manutenção capacita o profissional a compreender as melhores maneiras e regras para atuação dentro do processo produtivo, otimizando equipamentos, processos e orçamentos. Confira em qual instituição cursar:

4. Engenharia da Produção com Ênfase em Gestão

A pós-graduação em Engenharia da Produção com Ênfase em Gestão capacita o aluno para desenvolver habilidades de organização, liderança e gestão. Veja onde cursar:

5. Engenharia de Requisitos de Software

A pós-graduação em Engenharia de Requisitos de Software capacita o profissional para lidar com projetos de software e programação. Confira nossa indicação de instituição onde fazer a sua especialização nesta área:

6. Gestão da Cadeia de Suprimentos

A pós-graduação em Gestão da Cadeia de Suprimentos prepara profissionais para trabalhar com processo produtivo, lidando com otimização da produção, orçamento, estoque e fornecimento de toda cadeia de suprimentos.

7. Gestão da Qualidade

A pós-graduação em Gestão da Qualidade capacita o profissional para atuar na Indústria 4.0 com noções fundamentais de gestão de qualidade da produção, impactando diretamente em todo fluxo produtivo da organização.

O profissional desenvolve habilidades analíticas, de liderança, flexibilidade, entre outras. Veja onde cursar essa especialização:

8. Gestão de Projetos PMI-PMBOK

A pós-graduação em Gestão de Projetos PMI-PMBOK capacita o profissional com foco total nas boas práticas da área, descrita no corpo de conhecimento internacional PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Confira instituições para cursar:

9. Telecomunicações com Ênfase em Redes, Sistemas de Informação e Internet das Coisas

A pós-graduação em Telecomunicações com Ênfase em Redes, Sistemas de Informação e Internet das Coisas é o curso ideal para atualizar seus conhecimentos acerca do uso das telecomunicações nos novos sistemas e internet das coisas. Veja onde cursar:

E então, conseguiu escolher a melhor pós em engenharia para a sua carreira?

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!