O ano de 2021 foi marcado profundamente pela pandemia da Covid-19. 

O mercado de trabalho foi um dos grandes afetados durante a crise que passamos, mas isso não necessariamente significa algo negativo. Há inúmeras oportunidades surgindo em meio à crise, principalmente em áreas como tecnologia, saúde e finanças. Muitas empresas têm se repaginado e aberto ainda mais portas. Há também um grande avanço do ensino a distância e dos cursos profissionalizantes disponibilizados na internet para você aperfeiçoar ainda mais suas habilidades.

Um novo ano chegou. Continuamos com os cuidados da pandemia, porém, com a esperança de melhoras com a chegada da vacina. 

Neste texto, vamos ajudar você a enxergar um cenário positivo mesmo em tempos difíceis, com profissões que estão em alta no ano de 2022 e que devem oferecer ainda mais vagas para os próximos anos. Há um ditado que diz que é em meio ao caos que grandes ideias surgem, por isso é tempo de arregaçar as mangas e analisar as boas oportunidades que têm surgido neste ano. Vamos nessa?

New call-to-action

O que esperar das profissões em alta no pós-pandemia?

Home office, videoconferências, flexibilidade, “novo normal”... Há diversas palavrinhas novas que foram introduzidas em nossas vidas esse ano, não é mesmo? Fomos apresentados a uma realidade que ainda parecia distante para muitas pessoas.

A quarentena forçou muitas empresas a flexibilizarem seus postos de trabalho, oferecendo aos funcionários a oportunidade de trabalhar de casa. E não pense que é temporário: muitas pretendem manter o home office mesmo após a pandemia.

A Oi realizou uma pesquisa com mais de 10 mil colaboradores, e comprovou que o home office não só aumentou a produtividade dos funcionários, como também trouxe uma economia de gastos para a empresa, visto que as sedes físicas deixaram de ser usadas.

78% dos empregados que responderam à pesquisa afirmaram ter interesse em continuar a trabalhar nesse modelo após a pandemia. 95% dos gestores também afirmaram concordar com essa prática no futuro, mesmo de forma mais maleável – trabalhando de casa de 2 a 3 vezes por semana, por exemplo.

É evidente que a pandemia está mudando os hábitos de consumo da população, e isso impacta diretamente nas oportunidades de trabalho e profissões em alta para 2022 e pós-pandemia. Diante de tantas mudanças, não há dúvida que é hora de se reinventar, seja para o colaborador, líder ou empresa.

Organizações que investirem em tecnologia, oferecendo seus produtos no meio digital, além de um bom atendimento ao cliente, ganharão cada vez mais espaço.ead faesa

As tendências que chegaram para ficar.

Ainda analisando o “labo bom” da pandemia, é possível citarmos algumas tendências de mercado que foram postas em prática de maneira quase obrigatória, mas que trouxeram um avanço tecnológico bastante positivo para as nossas rotinas. Se por um lado o coronavírus trouxe medo e incerteza para muitas pessoas, por outro trouxe alguns bons motivos para acreditarmos em dias melhores quando tudo isso passar.

Essas são algumas das tendências do mercado de trabalho para o pós-pandemia e que, se aplicadas de maneira organizada e planejada, prometem trazer bons resultados:

  • Home office;
  • Demandas mais flexíveis e o fim do “horário comercial”;
  • Demanda por qualificação;
  • Engajamento virtual e bom atendimento ao cliente;
  • Mudanças nos processos seletivos;
  • Melhoras no mercado de conexão digital;
  • Ambientes físicos de trabalho mais seguros e amplos;
  • Preocupação com o meio ambiente;
  • Maior qualidade de vida para os funcionários.

Quais profissões tendem a crescer em 2022?

Treinar de casa, consultar com o médico via videoconferência ou mesmo realizar as compras do mercado por um aplicativo pareciam realidades ainda um pouco distantes da nossa realidade, mas a pandemia chegou com tudo para provar que já passou da hora de o mercado se ajustar às novas demandas.

O aumento das vendas online tem “forçado” – no bom sentido – muitas empresas a modernizarem seus sistemas, gerando uma nova demanda de postos de trabalho para profissionais das áreas de TI (tecnologia da informação), por exemplo. Essa é uma das carreiras que mais devem crescer com a nova realidade do mercado.

Outro profissional em alta é o do marketing digital, um campo que já vinha crescendo e agora se tornou essencial para os bons negócios. Com mais gente comprando pela internet, é preciso investir em sistemas digitais que funcionam e entreguem os serviços com qualidade. Fato é que a internet dominará todas as áreas do mercado, e é preciso estar preparado para encarar essa demanda.

Confira a seguir algumas das áreas que mais crescem e devem adquirir um lugar de destaque no mercado de trabalho nos próximos anos. 

Profissões da área da tecnologia

A tecnologia é a grande protagonista dos nossos tempos e várias profissões dessa área estão em alta em 2021. Se por um lado a pandemia levou milhares de pessoas ao desemprego, por outro ela tem feito o mercado valorizar ainda mais as profissões relacionadas aos avanços tecnológicos. Não importa qual a sua área de atuação no mercado, é necessário se reinventar para atender as demandas do setor pelo meio digital.

Em qualquer profissão, tecnologia e inovação serão as palavras-chave para o mundo pós-pandemia. Em levantamento feito pela empresa Page Group, foi constatado que seis cargos na área de tecnologia de informação aumentaram sua procura por profissionais durante a crise gerada pelo coronavírus. São eles:

  • Analista de Cyber Security: atua no setor de segurança cibernética das empresas, por meio de sistemas resistentes a ataques e roubos na internet;
  • Líder de Cyber Security: responsável pela equipe de segurança digital, por meio de políticas de segurança e metodologias de gerenciamento que protejam os dados da instituição;
  • Analista de Suporte e Service Desk: atende solicitações, realiza testes e resolve problemas de redes;
  • Analista/Especialista de Infraestrutura e Redes: é quem dá suporte e garante o bom funcionamento dos softwares e de toda a infraestrutura de redes de uma empresa;
  • Especialista em Cloud: propõe soluções em nuvem ao observar aspectos como conectividade, segurança e fluxo de dados;
  • Líder em Data Science: foco na ciência e na engenharia dos dados para propor soluções e ajudar na estratégia dos negócios.

Cursos na área de tecnologia para você conhecer:

Logística e gestão da produção

Você sabe dizer sem pensar muito qual foi a empresa que mais cresceu durante a pandemia? Se nomes como Amazon ou Magazine Luiza passaram pela sua cabeça, acertou! Mas afinal, o que essas duas empresas têm em comum? Ambas são líderes – internacional e nacional – no setor do varejo. E com o aumento das compras online, elas dispararam e se tornaram referências para diversos mercados.

Fato é que não dá para manter um produto no meio digital sem uma boa estrutura por trás, e o setor logístico faz toda a diferença para quem está começando ou mesmo quer aprimorar seu negócio na internet. O profissional de logística é o grande responsável por controlar o estoque, a armazenagem e a distribuição das pequenas e grandes empresas. 

Se você já é formado em engenharia e quer ampliar sua área de atuação, o campo da logística pode ser uma excelente oportunidade, pois essa área profissional vai crescer em 2021 e no pós-pandemia. E essas são algumas das tendências que devem fazer parte da nova realidade do setor logístico para os próximos anos:

  • valorização da produção regional e diversificação de fornecedores;
  • portfólio mais amplo de produtos e modernização dos serviços digitais;
  • investimentos em sistemas mais seguros e ágeis de distribuição;
  • novas opções de transportes de carga.

>>> Leia também: 6 cursos de gestão para quem quer iniciar uma carreira de sucesso

Marketing Digital

Não tem jeito, a internet chegou para ficar e deve crescer ainda mais no pós-pandemia. Esse nicho de mercado já vinha em alta e o coronavírus só o fez se distanciar ainda mais das outras opções.

Quem poderia imaginar que em pleno 2021 estaríamos acompanhando shows dos nossos artistas preferidos pela tela do computador? Ou então que veríamos a cafeteria simpática do bairro expandir seus negócios para o mundo virtual e chamar a atenção da cidade toda? O marketing digital tem esse poder de transformar diferentes ideias e expandi-la para o país todo – e por que não para o mundo? – de forma democrática para todos os tipos de empresas.

O isolamento social obrigou muitas empresas a reinventarem seus negócios. O comércio de bairro, a feirinha de todos os domingos, a padaria, o salão de beleza, todos eles se viram obrigados a modernizar suas estruturas por meio de soluções digitais.

O marketing digital traz inúmeros benefícios para as empresas: agrega valor, alinha o negócio às tendências do mercado, impulsiona as vendas e melhora a divulgação do produto. O profissional que souber se aproveitar dessas oportunidades para oferecer seus serviços serão de grande valia para muitas empresas. Essas são algumas das áreas que mais devem crescer no marketing digital após a pandemia do coronavírus:

  • consultoria para pequenas e médias empresas;
  • produção de conteúdo digital para as redes sociais;
  • criação de sites e páginas personalizadas;
  • designer de produtos e interfaces digitais;
  • influencers digitais.

Saúde física e mental

Quem é que imaginava, lá no começo do ano, fazer exercícios físicos na frente da televisão enquanto acompanha uma live do instrutor da academia pelas redes sociais? Vai me dizer que você não experimentou uma aula de yoga durante o isolamento social? Ou que tal uma sessão de terapia online?

A pandemia nos trouxe algumas boas razões para valorizarmos ainda mais o bem-estar físico e mental, afinal passar muitas horas dentro de casa, deixar de sair com os amigos e até mesmo para dar uma volta se tornaram angústias diárias na vida de muita gente.

O psicólogo passou a atender seus pacientes por meio de videochamadas; a dieta criada pela nutricionista agora chega pelo seu e-mail; a consulta de emergência por conta de uma gripe também é feita de casa e por aí vai.

Essas são só algumas das possibilidades que o setor da saúde terá pela frente, uma realidade que sequer era cogitada no Brasil até então, por conta de muitas burocracias que não permitiam ao médico atender seus pacientes de casa. A telemedicina já é realidade e veio para ficar.

Se você já é formado em alguma área da saúde ou pensa em ingressar no ensino superior para estudar algo relacionado, saiba que essa é uma das carreiras em alta para 2022 e surgindo para o pós-pandemia.

Seja na saúde básica ou por meio de consultas online, o profissional dessa área tem se atualizado cada vez mais para tornar o atendimento mais acessível e disseminar boas práticas para fortalecer a saúde dos indivíduos.

Cursos na área da saúde para você conhecer:

webconferencia

Consultoria financeira e contábil  

Se há um setor de bastante risco durante a pandemia, ele com certeza está ligado ao nosso bolso. Isso porque muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos abruptamente, e o mercado continua instável sobre quando e como toda essa crise vai passar. Assim, muitos foram pegos de surpresa e viram suas economias irem por água abaixo durante a quarentena. Planejamento é a palavra-chave para evitar decepções futuras no orçamento.

Por isso a área das finanças e contabilidade é uma das profissões em alta para 2022 no pós-pandemia. O profissional contábil surge como uma figura importante para auxiliar os pequenos e médios empresários e a conter os gastos pessoais no dia a dia. A educação financeira tem sido uma importante aliada para momentos de crise, e planejar o financeiro é fundamental para evitar novos baques no futuro.

Seja para a sua empresa, seja para a sua vida pessoal, investir em uma reserva de emergência pode ajudar no planejamento da casa e da família. O brasileiro já foi apresentado a novos meios de pagamento, mas só agora tem experimentado na prática um avanço crescente dessa estrutura digital.

O aumento do consumo online também tem aumentado a procura por bancos mais flexíveis, contas digitais e sem tarifas abusivas e investimentos em renda fixa e variável. Dessa forma, o profissional de gestão financeira será cada vez mais importante para a realidade em que vivemos.

Analista de Experiência ao Cliente

Todas essas mudanças no mercado de trabalho demandam tempo para se ajustarem à rotina dos brasileiros. Muitas empresas estão lidando com o ambiente digital pela primeira vez, por terem sido obrigadas a investir em produção de conteúdo digital para atrair clientes e reformular suas marcas. Portanto, um setor que deve crescer muito no pós-pandemia é o de atendimento ao cliente.

Ao expandir seus negócios para o mundo virtual, não basta um site atrativo e uma plataforma de pagamento de qualidade. Agora, com a chance de atingir públicos de diferentes lugares, é preciso investir em uma boa experiência.

Foi-se o tempo em que o cliente comprava por “comprar”. Ele precisa se identificar com a marca, entender seus princípios e até mesmo sua postura na internet, para então se tornar um cliente fiel à essa marca. Afinal, o empresário não quer um simples cliente: você quer um cliente recorrente.

O profissional responsável pelo bom atendimento do cliente precisa entender que está lidando com diferentes públicos e idades. E agora, mais do que nunca, é preciso ter um diálogo objetivo e claro. Ninguém mais quer passar horas no telefone conversando com um atendente de telemarketing robótico.

As melhores empresas do mercado têm ganhado espaço justamente por conta do seu atendimento. Você sabia que o Nubank desbancou os grandes bancos tradicionais por investir em atendimento qualificado? Hoje a empresa é referência no setor e conta com um time de profissionais preparados para lidar com todas as adversidades.

Outras profissões para ficar de olho

O mundo pós-pandemia

Consumo mais consciente, cidadãos mais empáticos uns com os outros e um mercado de trabalho mais flexível: essas são algumas das tendências otimistas que os especialistas enxergam para o mundo pós-pandemia. É bem verdade que não podemos realizar grandes sonhos nesse momento, mas é possível planejar os próximos passos e enxergar oportunidades mesmo nos momentos de crise.

Você tem um projeto pessoal guardado na gaveta e não sabe a melhor forma de colocá-lo em prática? Que tal aproveitar esse momento de “desaceleração” mundial para focar mais em si mesmo? Talvez esse seja o momento ideal para investir em um futuro cheio de oportunidades. Vamos todos sair dessa mais fortes.

Agora que você já sabe as profissões em alta em 2022 e no pós-pandemia, que tal se preparar para elas? Confira 10 dicas para escolher uma área de atuação profissional.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT