8 profissões para quem tem mais de 50 anos

Postado em 5 de nov de 2022
Loading...

A ideia de que os cinquenta anos fecham as portas do mercado de trabalho está se tornando cada vez mais ultrapassada. Com o aumento da expectativa de vida, são muitas as possibilidades de profissões para quem tem mais de 50 anos.

Assim, profissionais nessa faixa de idade continuam sendo procurados, inclusive para cargos de gerências e gestão. De acordo com uma pesquisa do site Salário, hoje 17% da força de trabalho no Brasil são de pessoas acima dos 50 anos.

Os cargos variam de acordo com o nível de instrução, mas vão desde profissões de base até de gerência. Ou seja, há espaço para os 50+ continuarem se destacando no mercado em que já atuam ou em novas oportunidades.

Neste artigo, você vai conferir 8 profissões para quem tem mais de 50 anos:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Gerente administrativo

Os cargos de gerência são as profissões para quem tem mais de 50 anos mais comuns. Isso porque exigem conhecimento prévio e experiência.

Assumir um cargo de gerência exige muita responsabilidade e conhecimento técnico. Por isso, é uma posição que muitas vezes exige conhecimento de longo prazo no mercado, para que seja possível gerir equipes e tomar decisões a partir de uma visão com base na experiência prévia.

Para aprimorar ainda mais esse conhecimento, você pode investir em uma graduação em Administração ou Gestão de Negócios.

E se já tiver um diploma de ensino superior, e estiver buscando um conhecimento mais aprofundado, que tal uma especialização? Os cursos abaixo mais indicados são os de Gestão Estratégica de Negócios ou um MBA em Liderança.

🔵 Leia também: Por que fazer administração? Veja 3 razões para cursar essa graduação

2. Gerente comercial

Um gerente comercial é responsável pela área de parcerias, patrocínios e vendas de uma empresa, além de tomar decisões importantes dentro da área.

Além disso, também é responsável por gerir equipes e organizar processos. Assim, é um cargo de responsabilidade em que a experiência se torna importante.

Para renovar o conhecimento de mercado, você pode fazer uma graduação em Gestão Comercial. Mas também pode se especializar com uma pós em Gestão de Vendas e Liderança.

3. Gerente de loja e supermercado

O setor varejista, que engloba todo tipo de loja e de supermercados, é um dos que mais emprega pessoas com mais de 50 anos e com conhecimento em vendas.

Se você já tem a experiência de ser um gerente mas quer turbinar seu currículo com outro setor do mercado, uma graduação em Gestão Comercial, Administração ou Gestão de Negócios é extremamente indicado. Porém, também é interessante considerar especializações.

Algumas boas opções são os cursos de Gestão de Vendas e Liderança e, também, o curso de Gestão de Empreendimentos de Alimentos e Bebidas, caso sua especialidade sejam as lojas de alimentos ou restaurantes.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

4. Gerente de produção e operações

Essa é uma função presente em praticamente todo o mercado, pois envolve tanto conhecimentos técnicos em produção quanto uma habilidade de gerir a logística do negócio.

Quando se fala em setor industrial, esse cargo se torna ainda mais importante.

Você pode combinar a ampla experiência com conhecimento novo adquirido em cursos como Engenharia de Produção e Logística, ou com especializações em Gestão da Qualidade, Gestão da Cadeia de Suprimentos, entre outros.

5. Gerente de vendas

Outro cargo que trabalha diretamente com as vendas e, consequentemente, com o faturamento de uma empresa é o do gerente de vendas.

Além das tomadas de decisões necessárias, também é preciso manter o conhecimento no mercado, para propor estratégias aderentes a ele.

Uma graduação em Gestão Comercial, ou uma especialização em Gestão de Vendas e Negociação, pode fazer isso pelo currículo, destacando seu interesse em continuar crescendo.

6. Analista de negócios

Entre as profissões para quem tem mais de 50 anos, o analista de negócios é uma que se encaixa em praticamente todo o mercado, além de ser uma função cada vez mais requisitada.

Conhecimentos de marketing, estratégia e também em dados são essenciais para esse cargo.

Por isso, o curso superior em Marketing, ou uma especialização em Big Data e Marketing, Marketing Digital para E-commerces e Análise de Cenários, Marketing Estratégico e Indústria 4.0, são algumas das capacitações mais indicadas.

🔵 Leia também: 12 áreas do marketing em que você pode seguir carreira

7. Gerente de restaurante

Como você viu, o setor alimentício conta com muitas vagas e profissões para quem tem mais de 50 anos, tanto para cargos de gerência quanto para outros.

No caso da gerência de um restaurante, é preciso ter conhecimentos específicos para isso.

Uma opção para aprimorar os conhecimentos é uma graduação em Administração ou Gestão de Negócios, ou uma pós-graduação em Gestão de Empreendimentos de Alimentos e Bebidas.

A partir desse conhecimento, é possível gerir qualquer empreendimento do setor alimentício. 

8. Gerente financeiro

Ser gerente financeiro é um ótimo cargo, com ótima remuneração e que também valoriza a experiência do profissional. Afinal, é um dos principais setores da empresa e, além disso, precisa tomar decisões o tempo todo.

É uma das profissões para quem tem mais de 50 anos que mais atrai esses profissionais.

Para se destacar no mercado, uma graduação em Gestão Financeira ou Ciências Contábeis, além de um MBA em Finanças Corporativas ou uma especialização em Gestão de Investimentos, pode turbinar o seu currículo.

Viu como existem várias chances de mudar de carreira ou se destacar no mercado mesmo depois de entrar na casa dos 50 anos?

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!