O que escrever em uma redação sobre desigualdade social no Enem

Postado em 25 de nov de 2021
Loading...

Você está preparado para escrever uma redação sobre desigualdade social?

Esse é um tema recorrente nas discussões sociais e pode aparecer não apenas nas questões do Enem, mas também como tema de redação.

Além disso, muitas outras temáticas em discussão na sociedade estão relacionadas com a desigualdade social, fazendo com que esse assunto seja sempre importante para quem vai prestar a prova.

Saber interpretar o tema é o primeiro passo para entender quando a discussão sobre desigualdade social cabe em seu texto.

Se você quer tirar uma boa nota na redação do Enem e realizar seu sonho de cursar uma boa faculdade, acompanhe o texto e veja informações importantes e dicas para se sair bem em uma redação sobre desigualdade social!

Você vai conferir:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Estatísticas sobre desigualdade social que vão enriquecer seu texto

O tema da desigualdade social é um dos mais estudados e pesquisados no Brasil.

Além disso, as próprias pesquisas oficiais conseguem trazer dados que indicam a existência da desigualdade social.

Um estudo lançado mundialmente no final de 2021 pelo World Inequality Lab (Laboratório das Desigualdades Mundiais) mostrou que o Brasil é um dos países com maior desigualdade social e de renda do mundo.

Esse estudo mostrou, por exemplo, que os 10% mais ricos no Brasil ganham quase 59% da renda nacional total e que os 50% mais pobres ganham 29 vezes menos do que os 10% mais ricos.

Além disso, a metade mais pobre possui menos de 1% da riqueza do país e o 1% mais rico possui quase a metade da fortuna patrimonial brasileira.

Os números mostram claramente como a desigualdade social e de renda se relacionam e, assim, são dados importantes para utilizar em uma redação sobre desigualdade social.

Lembre-se que textos que vão contra os Direitos Humanos têm sua nota zerada. Por isso, entenda os dados e saiba relacioná-los para escrever de maneira clara e objetiva.

🔵Leia também: Como é a correção da redação do Enem? E quem são os corretores?

Citações sobre desigualdade social para usar na redação

Uma maneira de tornar seu texto muito mais interessante é utilizar citações de pessoas relevantes e influentes da história, mostrando que a preocupação com a desigualdade social é algo amplo e que abrange todos.

Confira algumas citações interessantes para utilizar em sua redação sobre desigualdade social:

Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. – Constituição Federal de 1988

Para falar de desigualdade no Brasil, nada melhor do que utilizar um dos artigos da própria Constituição brasileira.

A citação de exemplo fala sobre o 3º objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, conforme o artigo 3º da Constituição Federal. 

Antes de construir um muro pergunto sempre quem estou murando e quem estou deixando de fora. – Robert Lee Frost, poeta estadunidense.

A frase do poeta relaciona tanto a desigualdade social, que impede que todos tenham as mesmas condições, quanto a falta de inclusão, uma das consequências dessa desigualdade.  

O progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa esmagando sempre alguém. – Victor Hugo, romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos.

A citação do escritor francês, Victor Hugo, consegue trazer uma visão sobre Direitos Humanos e sociedade e pode ser inserida em temas como desigualdade, classes sociais e outros relacionados à vida social.  

Não há competição onde há desigualdade de condições. Há covardia. – Eduardo Marinho, escritor, ativista social e filósofo brasileiro.

Uma citação de um pesquisador e ativista brasileiro pode enriquecer ainda mais sua redação sobre desigualdade social no Brasil.

Nessa frase, o ativista Eduardo Marinho fala sobre como a competição entre as pessoas não faz sentido dentro de uma sociedade não-igualitária porque, se não há igualdade de condições, não há como a competição ser completamente justa. 

Existem apenas duas classes sociais, a dos que não comem e a dos que não dormem com medo da revolução dos que não comem. – Milton Santos, geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário brasileiro.

Milton Santos é um dos pesquisadores mais importantes do Brasil e renomado em todo o mundo.

Por isso, acrescentar uma citação dele demonstra interesse pelas discussões sociais, algo que enriquece seu texto.  

🔵Leia também: Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado

Filmes sobre desigualdade social para incluir no seu repertório

Outra maneira de colocar mais informação em seu texto e relacionar dados factuais com a sociedade e a cultura é citar filmes ou produções audiovisuais na hora de exemplificar algo.

Como o tema da desigualdade social é bastante amplo, é possível encontrar muitos filmes sobre isso. Confira algumas referências para você assistir e incluir em sua redação sobre desigualdade social.

Parasita (2019)

O filme sul-coreano ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2020 tanto por seu roteiro quanto por seu tema.

Na história, você acompanha a relação entre duas famílias de diferentes classes e realidades sociais, mostrando de maneira clara e explícita como a vida pode ser diferente de acordo com a realidade em que você está inserido.

Você não estava aqui (2019)

O filme de 2019 relaciona a desigualdade social com o trabalho informal, outro tema muito em discussão na sociedade atualmente, principalmente considerando aplicativos de motoristas e de entregas.

No filme é possível acompanhar um pai de família que, após a crise de 2008, perde o emprego e começa a trabalhar como entregador, vendo sua força de trabalho sendo esgotada com o tempo.

Que horas ela volta? (2015)

Este é um filme brasileiro que ficou muito conhecido e foi bastante comentado, sendo uma boa referência de desigualdade social e relações de trabalho e afeto.

No filme, acompanhamos a história da empregada doméstica Val, que se muda para São Paulo atrás de uma vida melhor, tendo que abrir mão de viver com sua filha em sua cidade natal.

Uma realidade de muitas famílias até hoje, por isso vale a pena a citação.

Cidade de Deus (2002)

Outro filme “clássico” brasileiro, que conta a história de Buscapé, que tenta fugir do tráfico a partir da fotografia, mas vê seus amigos se envolverem cada vez mais com o tráfico de drogas.

É um filme referência do cinema mundial e citá-lo em sua redação demonstra conhecimento cultural e de sociedade.

Central do Brasil (1998)

Filme que rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro em 1998, o longa relaciona os temas de desigualdade social com Educação e mostra como a falta dela pode levar a situações desgastantes socialmente.

Na história, acompanhamos Dora, professora que escreve cartas para pessoas analfabetas. 

Como escolher uma faculdade EAD

Lembre-se do GOMIFES!

Referenciar citações e filmes é uma parte importante para a introdução e começo do desenvolvimento da sua redação, mas lembre-se que um dos pontos essenciais do modelo de redação exigido pelo Enem é a proposta de intervenção.

Nela, é preciso propor soluções para os problemas levantados nos textos motivadores.

E na hora de fazer isso, não esqueça de relacionar sua solução com o GOMIFES, ou seja, Governo, ONGs, Mídia, Iniciativas Privadas ou Indivíduo, Família, Escola e Sociedade.

Assim, você consegue propor soluções mais completas e abrangentes, considerando que todas essas instituições da sociedade atuam juntas, mesmo que indiretamente, no combate à desigualdade social.

Viu como o assunto da desigualdade social pode ser abordado de diferentes maneiras e com muitos dados e exemplos?

Por isso, na hora de fazer a redação, lembre-se de informações-chave sobre o tema e não tenha medo de enriquecer seu texto.

Assim, você estará preparado para escrever uma redação sobre desigualdade social e temas relacionados a isso, garantindo uma boa nota na redação do Enem!

Para melhorar ainda mais, confira outros temas que podem ser cobrados na redação do Enem e nos principais vestibulares do país!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!