Quando é a hora de fazer uma reorientação profissional?

Postado em 5 de fev de 2021
Loading...

Você sabia que 4 em cada 5 brasileiros pensam em trocar de carreira?

Pois é, essa insatisfação é algo comum, mas pode ser resolvida entendendo suas aptidões e encontrando os melhores caminhos para a sua vida profissional.

Se você está insatisfeito com o andamento de sua carreira, pode ser que esteja na hora de fazer sua reorientação profissional. Muitas pessoas escolhem suas profissões ainda muito jovem ou de acordo com a influência de amigos e familiares.

E com tempo, esse tipo de escolha pode se provar não tão positiva assim.

Nesses momentos, é interessante repensar as escolhas e, quem sabe, fazer uma reorientação profissional. Neste artigo, você vai entender mais sobre a reorientação profissional e como repensar sua carreira!

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é a reorientação profissional?

A reorientação profissional nada mais é do que encontrar novos caminhos para sua carreira, seja dentro da sua área ou trocando completamente de atuação.

No processo de reorientação profissional, é importante repensar sua carreira com cuidado, considerando suas insatisfações e o que espera da sua vida no futuro.

A reorientação profissional é uma ferramenta muito importante para alinhar expectativas e trilhar uma carreira que realmente trará os resultados que você espera, seja de satisfação profissional ou de realização pessoal.

Quando uma pessoa está insatisfeita com o trabalho, é muito comum que busque outras áreas de atuação, pensando em mudar completamente suas funções. Porém, nem sempre a reorientação profissional precisa mudar completamente os rumos da sua carreira.

Muitas vezes, especializar-se em algo dentro da área em que atua já pode mudar os rumos da sua carreira. Por isso, a reorientação profissional precisa ser pensada com cuidado.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

Principais motivos que levam profissionais a mudarem de carreira

Como você viu na introdução, 4 em cada 5 brasileiros consideram mudar de carreira.

Esses são dados de uma pesquisa da ADP Research, que mostram que a insatisfação e a preocupação com a vida profissional é algo comum no país.

Entre os motivos para isso acontecer, alguns pontos podem ser citados, como:

Com um mercado de trabalho que muda constantemente, é  normal também que as pessoas busquem sempre as profissões em alta. Porém, na hora de pensar em uma reorientação profissional, é preciso levar outros pontos em consideração, como veremos a seguir!

 

 

 

Como fazer uma reorientação profissional em 4 etapas

O processo de reorientação profissional está muito relacionado com o autoconhecimento.

Afinal, é momento de entender ao certo quais são as insatisfações e o que pode ser feito para mudar essa realidade. Para quem está insatisfeito com a carreira, algumas etapas podem contribuir com a decisão de encontrar novos caminhos para trilhar.

Veja abaixo:

1. Entenda quais são suas aptidões

Nem sempre a escolha da profissão é feita de acordo com as aptidões de cada pessoa.

Muitas vezes, quem não gosta de lidar com números pode acabar em um cargo em que precisa verificar planilhas financeiras. Além disso, muitas aptidões podem acabar sendo deixadas de lado quando a função exige mais pensamento analítico.

Por isso, o primeiro passo para quem está pensando em mudar de carreira é entender:

  • O que você sabe fazer bem?
  • Quais tipos de tarefas você faz com mais facilidade?
  • Seu pensamento é mais analítico ou criativo?
  • Você prefere funções individuais ou com mais carga de trabalho em grupo
  • Tem aptidão para empreender ou prefere trabalhar no mercado corporativo?
  • Prefere cargos de liderança ou de estratégia?

São algumas questões que valem a pena serem consideradas e podem nortear suas decisões.

2. Liste suas insatisfações atuais

Outro ponto muito importante é listar as insatisfações do momento. Ou seja, entender ao certo o que na carreira atual não está agradando.

Muitas vezes, a pessoa gosta da área de atuação, mas não está cumprindo a função que deseja e, por isso, acaba ficando desanimada no trabalho. Nesse caso, mudar de área não seria a solução, mas, sim, se preparar para ocupar o cargo que acha que mais combina com suas aptidões.

Por outro lado, essa insatisfação pode estar muito relacionada com a falta de aptidões para aquela área, fazendo com que o trabalho se torne desafiador e desinteressante, sem motivação para continuar crescendo na carreira.

Ou seja, entender exatamente qual é a insatisfação pode nortear sua decisão de trocar de carreira ou se especializar na que já atua, por exemplo.

3. Defina seus objetivos profissionais e pessoais

Entendendo quais são as insatisfações, é hora de organizar os objetivos de vida e de carreira.

Nesse momento é importante entender o quanto sua vida profissional está relacionada com sua vida pessoal. Como vimos, um dos grandes motivos das pessoas quererem trocar de carreira é para conquistarem mais qualidade de vida.

Então, não deixe esse fator de fora na hora de decidir como fará sua reorientação profissional. Nessa etapa, tenha clareza e objetividade:

  • O que gostaria de estar fazendo em 5, 10 ou 20 anos?
  • Qual o formato de trabalho que deseja ter daqui a 5, 10 ou 20 anos?
  • Como imagina a sua vida pessoal nesses períodos?
  • Quais conquistas profissionais deseja ter?
  • quais cargos deseja assumir?
  • Quando deseja se aposentar?

4. Tome a decisão

Um dos momentos mais difíceis de qualquer processo que envolva alguma mudança é tomar, de fato, a decisão de mudar. Por isso, depois de avaliar os pontos anteriores, é hora de realmente entender o que você precisa fazer para conquistar aquilo que deseja.

Mudar de área envolve uma série de pequenas ações, então é preciso levar todas elas em conta na hora de tomar sua decisão.

Por exemplo, você vai precisar decidir como se requalificar (se com uma segunda graduação ou uma pós-graduação), para quais vagas vai se candidatar, se vai fazer cursos livres e como vai construir seu networking.

Então, pense muito bem, e boa sorte na sua jornada!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!