EAD

Tem diferença entre diploma EAD e presencial?

Postado em 13 de mar de 2023
Loading...

Não existe diferença entre o diploma EAD e o obtido em uma graduação presencial, pois os dois têm o mesmo reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Também não há diferença entre os diplomas no mercado de trabalho: não é preciso dizer no currículo nem na entrevista que o curso foi feito a distância.

Saiba mais sobre o assunto com as principais dúvidas que estudantes têm sobre o diploma EAD:

Descubra se o EAD é para você!

O que é EAD?

A educação a distância (EAD) no Ensino Superior é uma modalidade regulamentada pelo MEC e prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). As instituições interessadas em oferecer graduações nessa modalidade precisam solicitar o credenciamento específico à União.

Conforme o MEC, o ensino EAD é caracterizado como:

Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Como uma modalidade regulamentada, o diploma EAD é, portanto, o mesmo do presencial. Além disso, as exigências, a carga horária e as disciplinas são as mesmas.

O que difere é o modo como os cursos são feitos.

🔵Leia também: O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas!

O diploma EAD vem especificado?

Não! No seu diploma não estará especificado, nem escrito, se você fez o curso a distância. Apenas constará a sua área de formação, assim como no diploma presencial.

Assim, não pense que o diploma EAD “vale menos”, nem que seja "diferente". O diploma EAD tem a mesma validade do presencial.

O diploma EAD é válido para concursos?

Caso você queira prestar concurso público e uma das exigências no edital é ter um diploma de graduação, saiba que o diploma EAD é válido, contanto que a instituição de Ensino Superior esteja devidamente cadastrada e reconhecida pelo MEC.

Nos termos do Art. 5º do Decreto n° 5.622, de 2005:

Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional.

Como saber se uma faculdade é reconhecida pelo MEC

Para saber se uma instituição de Ensino Superior é reconhecida pelo MEC, acesse o site e-MEC e busque o nome da instituição ou o nome da graduação.

Tela inicial da plataforma e-MEC. ReproduçãoTela inicial da plataforma e-MEC. Reprodução

Basta preencher as principais informações do formulário, como o nome da universidade e modalidade de ensino, por exemplo, para obter o resultado.

As instituições de Ensino Superior que constam na lista de aprovadas do MEC foram submetidas às seguintes etapas:

  1. Credenciamento: o MEC certifica as instituições de ensino. Este processo requer o envio de diversos documentos e o cumprimento de vários requisitos;
  2. Autorização: após a certificação, as instituições de ensino podem solicitar autorização para abrir vagas. Nesse momento, são avaliados o plano de ensino do curso e a infraestrutura da instituição;
  3. Reconhecimento: esta é a etapa de reconhecimento da qualidade do curso e acontece quando a formação já está em andamento. Para os cursos a distância de dois anos, o reconhecimento é feito imediatamente após a conclusão do primeiro ano.

🔵Leia também: Como escolher a faculdade certa? Confira o checklist!

Por quanto tempo é válido o diploma EAD?

Independente de ser um diploma oriundo de curso EAD, presencial ou semipresencial, ele não possui validade. Ou seja, o valor dele não expira com o tempo.

Por isso, não existe outra resposta para essa pergunta a não ser que o diploma EAD é válido para toda a vida do profissional que se formar no curso de graduação.

Posso fazer uma pós-graduação com um diploma EAD?

Sim! Caso você tenha um diploma EAD pode prosseguir seus estudos através de uma pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Lembrando que a pós-graduação Stricto Sensu compreende o mestrado e doutorado e a Lato Sensu, o MBA e as especializações.

Caso o estudante opte por fazer uma pós-graduação EAD, também é possível! Porém, é preciso ficar atento ao tipo de pós-graduação desejado. Para a pós-graduação Lato Sensu, basta a Instituição de Ensino estar devidamente credenciada no MEC.

Já para a pós-graduação Stricto Sensu, o cenário é diferente. Em 2019, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao MEC, regulamentou a pós-graduação Stricto Sensu a distância, na Portaria nº 90, de 24 de abril de 2019.

No entanto, ainda há poucas instituições privadas e públicas que oferecem programas de mestrado e doutorado EAD.

Tem que colocar o EAD no currículo?

Não. Como o diploma EAD tem o mesmo valor do presencial, não é preciso mencionar no currículo que as aulas foram feitas à distância. Basta colocar o nome do curso, a instituição e o ano de conclusão.

O nome da graduação deve ser colocado na seção "Educação".

O ideal é organizar a lista de cursos realizados dos mais recentes para os mais antigos para mostrar aos recrutadores que o profissional está sempre se atualizando.

Quem tem um diploma EAD ganha menos do que quem fez uma graduação presencial?

Não. Não existe qualquer diferenciação em relação ao salário para profissionais formados no EAD.

O salário vai depender da graduação escolhida (independentemente da modalidade), do piso salarial da categoria, do porte da empresa empregadora e da experiência do profissional.

Como o mercado de trabalho enxerga o diploma EAD?

O diploma EAD é igualmente aceito pelo mercado de trabalho. Ou seja, não há razões para haver distinção entre os profissionais que se formaram a distância e os que concluíram a graduação presencial.

Afinal, ambas as modalidades são reconhecidas pelo MEC, o que é uma garantia de que o estudante, depois de formado, é capaz de atuar na área escolhida.

🔵Leia também: Como ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso

Vale a pena fazer uma graduação EAD?

Sim. Além de ter o mesmo reconhecimento que um curso presencial, a graduação EAD oferece uma maior flexibilidade ao estudante, pois é possível conciliar os estudos com outras atividades, como o trabalho e as tarefas domésticas.

Conheça outras vantagens do EAD:

Mensalidades acessíveis

Por não depender de estruturas físicas e manutenção, a mensalidade de um curso EAD é mais acessível em comparação com um curso presencial.

A economia vai além: como não é preciso se deslocar até a Instituição de Ensino diariamente, o aluno acaba economizando no transporte.

Também é possível conseguir bolsas de estudos para começar sua faculdade EAD.

Personalização dos estudos

O EAD permite que cada pessoa estabeleça a sua própria rotina de estudos.

Assim, o aluno define suas prioridades e explora materiais complementares durante as aulas, como pesquisas on-line.

Suporte do tutor

Os tutores são responsáveis por esclarecer quaisquer dúvidas em relação ao conteúdo. Assim, estudar EAD não é sinônimo de estudar sozinho.

Afinal, você sempre pode contar com um suporte qualificado, basta acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e solicitar atendimento.

Desenvolvimento de habilidades

Com o EAD, o aluno desenvolve habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como independência, organização, gestão de tempo e foco, pois seu desempenho dependerá exclusivamente da iniciativa de assistir às aulas on-line, fazer as atividades propostas e provas.

🔵Leia também: Os cursos mais procurados pelos brasileiros no Ensino Superior

Em quais instituições encontro faculdades 100% EAD? 

Existem inúmeras universidades e centros universitários que oferecem graduações a distância.

Confira uma seleção de instituições de Ensino Superior que oferecem faculdades 100% EAD e são reconhecidas nacionalmente pela qualidade de ensino, além de terem altas taxas de empregabilidade entre os recém-formados:

Todas têm altos índices nos principais indicadores de qualidade do MEC, além de contar com programas de bolsa de estudos.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!