Em preparação para o vestibular, muitos estudantes tentam descobrir quais são os possíveis temas de redação a serem cobrados no Enem ou em outras provas aplicadas no País. Você sabe quais os assuntos em destaque atualmente?
Acontecimentos e debates da atualidade frequentemente pautam a escolha dos temas de redação para vestibular. É o que sempre acontece com o Enem, cuja prova demanda a elaboração de uma redação dissertativa em que o estudante deve apresentar uma tese adequada ao tema proposto e argumentar em defesa dela com coerência e coesão em seu texto.
Uma boa forma de se preparar é praticando a escrita seguindo algo similar ao que você fará no dia da prova. Por isso, separamos alguns temas que estão entre as apostas para os próximos vestibulares. Acompanhe!
1. Bullying e cyberbullying
O termo bullying refere-se a "abusos físicos e psicológicos de um agressor contra a sua vítima" e envolve desde apelidos, passando por ameaças até agressão física. O cyberbullying é o bullying virtual, isto é, feito por e-mail, em redes sociais ou aplicativos como Messenger e WhatsApp.
Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostram porque esse é um dos temas de redação para vestibular que podem aparecer nas próximas provas, pois um a cada dez estudantes brasileiros sofre bullying na escola, o que indica que a situação precisa ser debatida.
2. Saúde mental e o combate ao suicídio
O sucesso da série 13 reasons why, lançada em março de 2017, reacendeu o debate sobre o suicídio entre jovens. A campanha anual do Setembro Amarelo também é uma das razões pelas quais a situação ganha destaque e merece a atenção dos vestibulandos.
A saúde mental pode ser um dos temas de redação do Enem se considerarmos ainda que, no Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
3. Aumento de DSTs entre a população jovem
Os jovens também são o centro de outra situação que chama a atenção e aparece como candidata entre os temas de redação para vestibular: o aumento da ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis entre essa parcela da população.
Em verdade, casos de doenças como sífilis, gonorreia e clamídia também são registrados em indivíduos de outras idades, mas o alerta é especial para o aumento das DSTs registrado entre jovens de 15 a 24 anos. A faixa etária coincide com o público majoritário do Enem e, por isso, o tema pode surgir na prova.
4. O sistema rodoviário brasileiro
A greve dos caminhoneiros, paralisação que aconteceu no país em maio de 2018, dentre outros problemas, escancarou a dependência que o Brasil tem de seu sistema rodoviário. Além da falta generalizada de combustíveis, a população acompanhou as chances de falta de bens essenciais de consumo, como alimentos.
Segundo a BBC, 75% das mercadorias que circulam no Brasil dependem das estradas para chegar ao seu destino e não há ainda uma estratégia para lidar com a dependência que o País tem desse tipo de transporte. Assim, a greve dos caminhoneiros é exemplo de que acontecimentos da atualidade podem inspirar a definição dos temas de redação para vestibular.
O que você achou dos temas que apresentamos? Estaria preparado para escrever sobre eles?