Como usar os textos motivadores na redação do Enem?

Postado em 29 de abr de 2023
Loading...

Você sabia que os textos, instruções e gráficos que aparecem no enunciado da redação do Enem se chamam textos motivadores? E você sabe como utilizá-los a seu favor?

Os textos motivadores são o conjunto de referências dadas ao candidato para explicar o tema da redação do Enem e deixar claro para ele a direção em que precisa ir.

Esse conjunto não precisa ser necessariamente formado por textos, ele pode conter infográficos, dados de pesquisas e até mesmo charges e tirinhas.

O essencial a se entender sobre os textos motivadores é que eles dão uma base de referência sobre o tema da redação da edição do Enem em questão e que, apesar disso, não podem ser copiados.

Neste artigo, vamos falar sobre o que são os textos motivadores, como você pode utilizá-los para compor sua redação do Enem e os cuidados que precisa tomar.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são e para que servem os textos motivadores no Enem

Todo processo seletivo que pede uma redação, seja o Enem, vestibulares ou concursos, apresenta uma proposta de redação.

Esta proposta é formada pelo tema selecionado para aquela edição, as instruções dadas ao candidato e um conjunto de textos verbais e não verbais.

Em concursos e vestibulares, esse conjunto tem o nome popular de coletânea textual. Porém, no Exame Nacional do Ensino Médio, a coletânea textual é chamada de textos motivadores.

Dentro do Enem, os textos motivadores têm a função de fazer o recorte temático da proposta da redação e motivam o candidato a pensar sobre o assunto, refletir e se inspirar para escrever.

Como dissemos, os materiais que compõe a coletânea textual do Enem podem ser verbais (em formato de textos, reportagens, trechos de livros, etc.) e não verbais (gráficos, infográficos, charges, peças publicitárias, tirinhas, mapas, etc.).

E embora sejam parte essencial do contexto para a escrita da redação, os textos motivadores devem ser vistos como o pontapé inicial e não como a única referência do candidato.

Por isso, você não deve citar ou copiar trechos desse enunciado na sua redação.

🔵 Leia também: Como fazer uma redação nota 1000 no Enem [GUIA COMPLETO]

Como usar (e não usar) os textos motivadores na redação do Enem

Embora existam concursos e vestibulares que orientem os candidatos a utilizar a coletânea textual como referência para escrever, no Enem isso não é indicado.

A Cartilha de Redação do Enem dita que os textos motivadores devem ser utilizados em conjunto com a proposta de redação como base para que o candidato entenda o que está sendo solicitado.

Por isso, preste atenção aos seguintes pontos:

  • Leia atentamente o enunciado antes de analisar os textos motivadores.
  • Anote em formas de tópicos os assuntos e áreas abordados na coletânea e que estão relacionados ao tema da redação. Você pode usar a folha de rascunho da redação.
  • Tente enxergar a relação entre todos os textos da coletânea, ou seja, os pontos complementares e de oposição. Isso vai ajudar a identificar o que precisa ser discutido na sua redação em relação ao tema proposto.
  • Faça outra lista das informações do seu repertório de estudos prévios que podem ser usadas no seu texto.
  • A partir dos textos motivadores e do seu repertório, planeje a estrutura do seu texto. Você pode usar exemplos, dados, profissionais e obras de referência no desenvolvimento da sua argumentação. Lembre-se de que ele deve ser no formato dissertativo-argumentativo e apresentar uma solução para a situação-problema do tema proposto.

O que NÃO fazer com os textos motivadores

Além das indicações de como usar os textos da coletânea, a cartilha também aponta o que NÃO fazer com eles. Veja só:

  • Copiar os textos motivadores: isso faz com que a banca classifique seu texto em menores níveis de desempenho, ainda mais se você copia os trechos várias vezes. Dependendo da recorrência, você pode, inclusive, ter a redação zerada. Veja o que o Inep considera cópia e que pode render uma nota zero:
    • Sequência de três ou mais palavras iguais às dos textos motivadores ou das questões;
    • Alteração apenas do singular ou plural, ou do tempo verbal dos excertos;
    • Reprodução das mesmas frases, omitindo apenas algumas palavras ou invertendo trechos.
  • Ficar preso nas ideias apresentadas nos textos motivadores: segundo a cartilha, você até pode se apropriar das ideias apresentadas na coletânea para construir sua argumentação, mas o ideal é utilizar seu próprio repertório sociocultural e não ficar preso ao que já foi dito por quem elaborou a prova.

Tomar cuidado com esses dois pontos garante que você consiga maiores pontuações de acordo com as competências 2 e 3, que são utilizadas para corrigir as redações do Enem.

A competência 2 avalia-se as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato.

Ou seja, é a partir desta competência que o avaliador vai entender se você entendeu a proposta da redação e se fez bom uso dos dados apresentados no enunciado.

Já a competência 3 avalia se um candidato elabora um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e argumentos que justifiquem a posição assumida na proposta da redação.

Esta é uma competência que fala sobre coerência entre as ideias apresentadas no texto, o que mostra se você planejou o que iria escrever e fez um argumento conversar com o outro.

Dentro das competências, existem níveis de desempenho que garantem determinados pontos para os candidatos (o máximo é 200 pontos por competência), e utilizar os textos motivadores como referência diminui bastante os pontos que você pode conquistar em cada uma.

Confira:

  • Se o candidato copiar trechos ou não conseguir desenvolver argumentos para além dos aspectos trazidos na coletânea textual, ele consegue, no máximo, 80 pontos, de acordo com a competência 2.
  • Se o candidato apresentar argumentos organizados, mas que se limitam aos aspectos presentes nos textos motivadores, ele consegue, no máximo, 80 pontos de acordo com a competência 3. E se estes argumentos estiverem desorganizados, o máximo que o candidato recebe nesta competência é 40 pontos.

Ou seja, utilize os textos motivadores apenas como ponto de partida e base de entendimento para que sua redação do Enem tenha uma boa nota.

🔵 Leia também: Veja dicas de como treinar redação com ChatGPT para o Enem

Os textos motivadores da redação do Enem 2022

Em 2022, o tema da redação foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” e pedia que os candidatos refletissem, argumentassem e apresentassem uma proposta de intervenção que ajudasse a entender melhor a questão.

Além das instruções, a página de enunciado da redação também conteve os textos motivadores e a proposta de redação, como você pode conferir na reprodução abaixo:

textos motivadores enem 2022Para entender como o bom uso dos textos motivadores pode gerar uma nota máxima, leia as redações nota 1000 do Enem 2022 neste link.

Chegando ao final deste conteúdo, esperamos que a função dos textos motivadores e como utilizá-los na sua redação do Enem tenha ficado clara. Tomara que as nossas dicas ajudem você a conseguir a melhor nota e conquistar seu lugar no ensino superior!

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!