Tipos de faculdade: diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

Postado em 28 de mar de 2023
Loading...

Sabia que existem basicamente três tipos de faculdade que você pode fazer? Presencial, semipresencial e EAD!

Cada uma dessas modalidades possui vantagens e desvantagens, dependendo do seu perfil como estudante.

Mas, para escolher entre os tipos de faculdade para fazer, é preciso conhecê-los melhor, certo? Então siga com a leitura!

Neste artigo, vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre as faculdades presencial, semipresencial e EAD!

Aqui você vai conferir:

Descubra se o EAD é para você!

Quais são os tipos de faculdade?

Escolher uma faculdade envolve não só a definição do curso e da instituição, mas também do formato do ensino. Existem, basicamente, três tipos: presencial, semipresencial e EAD (Ensino a Distância).

Cada uma dessas modalidades tem características próprias, com vantagens distintas, que atendem ao que o estudante procura.

Na faculdade presencial, por exemplo, as aulas são todas ministradas no ambiente físico. Ou seja, o aluno precisa comparecer à universidade nos dias e horários apropriados.

Já o EAD, é mais flexível quanto a isso. É possível estudar onde quiser e quando puder, apenas com acesso à internet. No EAD, os encontros presenciais são mais raros, normalmente, apenas para a realização de avaliações e atividades práticas.

Por fim, temos a semipresencial, que combina aulas presenciais com aulas a distância. 

A seguir, vamos detalhar cada um dessas modalidades de ensino. 

🔵 Leia mais: Os cursos mais procurados pelos brasileiros no Ensino Superior, segundo o Inep

Como é uma faculdade presencial?

Esse é um dos tipos de faculdade mais conhecidos.

Nesse modelo, alunos e professores se encontram presencialmente em sala de aula, tanto para a exposição dos conteúdos quanto para a realização das avaliações.

Os horários e datas das aulas e das atividades avaliativas são pré-determinados pela instituição de ensino no início do ano letivo, assim como os locais nos quais os encontros devem acontecer.

Na faculdade presencial, as aulas geralmente acontecem todos os dias da semana, e é necessário ter uma frequência mínima de 75% em cada disciplina para que você seja aprovado. Isso significa que, se existem 10 aulas de uma matéria, você precisa estar presente ao menos em 8 delas.

Entre todos os tipos de faculdade que existem, não é difícil compreender porque até hoje a maioria dos estudantes optava por esta. A organização da agenda fica por conta da própria faculdade, e a obrigatoriedade de estar em sala de aula para ser aprovado se torna um fator motivador para que o estudante compareça às aulas.

🔵 Leia mais: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área [Guia 2023]

Como funciona uma graduação EAD?

O ensino a distância é um dos tipos de faculdade que mais tem crescido nos últimos anos. Nessa modalidade, aulas e atividades são realizadas por meio de ambiente virtual e apenas as provas são feitas presencialmente.

Esse tipo de faculdade é ideal para quem não tem disponibilidade de horários livres. Afinal, as aulas podem ser assistidas quando o aluno determina, e as atividades também possuem prazos diferenciados para serem realizadas.

Além disso, não é preciso se deslocar para assistir às aulas, que podem ser vistas a partir de qualquer lugar por meio de computador ou smartphone.

Nessa modalidade, está à disposição do aluno toda a infraestrutura virtual necessária para estudar de forma remota, como aulas, e-books, artigos, questionários, fóruns, entre outras ferramentas.

No EAD, as única atividades que devem ser feita, obrigatoriamente, de forma presencial são as provas e atividades de extensão.

🔵 Leia mais: Profissões que pagam bem nos EUA e no Brasil [Guia 2023]

Como é um curso semipresencial?

Os cursos semipresenciais são aqueles que possuem parte da carga horária presencial e parte à distância.

Para ser considerado um curso semipresencial, este deve ter, no máximo, 20% da carga horária ministrada à distância. As demais horas são conferidas presencialmente, seja na própria instituição de ensino ou em polos de apoio presenciais.

Na modalidade semipresencial, o aluno frequentemente participa de aulas presenciais em determinados dias e horários e, em outros momentos, realiza atividades de estudo individual ou em grupo através da plataforma online.

Ou seja, podemos dizer que o semipresencial é um modelo intermediário, que fica entre o presencial e o EAD.

🔵 Leia mais: Profissões em alta em 2023: conheça as áreas mais promissoras

Como descobrir a melhor modalidade de ensino para mim?

A escolha da modalidade de ensino mais adequada para você depende de diversos fatores, tais como sua disponibilidade de tempo, sua preferência por interação pessoal ou aprendizagem autônoma, seu estilo de aprendizagem, seus objetivos pessoais e profissionais, entre outros.

A seguir, estão algumas sugestões que podem ajudá-lo nesse processo de escolha:

  • Avalie suas necessidades e expectativas de aprendizagem: pense sobre seus objetivos educacionais, sua rotina e disponibilidade de tempo, seu estilo de aprendizagem e suas preferências em termos de interação com professores e colegas de classe.

  • Pesquise as opções disponíveis: verifique as modalidades de ensino oferecidas pelas instituições educacionais, tais como cursos presenciais, cursos a distância ou semipresenciais.

  • Avalie a qualidade da instituição: pesquise sobre a reputação e qualidade das instituições educacionais, incluindo a qualificação dos professores e a qualidade dos recursos e tecnologias de ensino.

  • Considere o custo e os benefícios: avalie os custos e benefícios de cada modalidade de ensino, levando em conta fatores como tempo de deslocamento, material didático e tecnologia.

  • Experimente diferentes modalidades: se possível, experimente diferentes modalidades de ensino para descobrir qual delas funciona melhor para você.

Lembre-se que a escolha da modalidade de ensino é uma decisão pessoal e depende das suas necessidades e preferências individuais. É importante fazer uma escolha informada e que atenda às suas necessidades de aprendizagem.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!