EAD

Tutor EAD: veja como ele facilita seu aprendizado no ensino a distância

Por Redação   | 

 Tag: EAD

Você sabe qual é o papel do Tutor EAD na sua jornada de aprendizado durante a faculdade? 

Ao iniciar um curso no formato a distância, diversos benefícios e vantagens são fornecidos aos alunos durante a graduação. 

Dentre essas vantagens, algumas tornam o curso bastante atrativo, como a possibilidade fazer seus próprios horários, a flexibilidade de estudo, a liberdade de poder estudar onde quiser ou puder, a economia que o curso proporciona, e o suporte fornecido pelo Tutor EAD.

Esse suporte do Tutor é oferecido na grande maioria dos cursos EAD, e se torna uma ajuda extra para todos os tipos de dificuldades, e até mesmo na hora de assimilar o conhecimento adquirido.

Quer conhecer um pouco mais sobre a função desse profissional tão importante? Confira a seguir! 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que faz o Tutor EAD?

O Tutor EAD possui uma série de responsabilidades dentro do curso ou cursos em que ele atua. Diferentemente do professor, que é dividido por matéria e especialidade, o tutor não é o responsável pela formulação dos conteúdos do curso. Porém, ele será a figura de autoridade que auxilia os alunos.

Ele fica a cargo de ajudar com dúvidas sobre a plataforma, a metodologia, o material e até mesmo do conteúdo das matérias. Além disso, ele também pode oferecer conteúdo extra do curso, seja exercícios, trabalhos, vídeoaulas, entre diversos outros formatos.

A atuação vai depender de cada Tutor, de cada curso e de cada instituição. Porém, ele é responsável pelo acompanhamento dos alunos nos cursos, auxiliando com o que for necessário para mantê-los em constante evolução.

Por que os Tutores EAD são importantes? 

O Tutor EAD, como vimos acima, possui uma série de responsabilidades e atribuições com o objetivo de manter os alunos em constante aprendizado e engajamento. Por isso, ele se torna uma peça chave para a composição de uma boa metodologia EAD.

É natural que, com o ensino a distância, os alunos se tornem um pouco dispersos, e até mesmo acabem se esquecendo de provas e atividades com a correria do dia a dia. 

Por isso, o Tutor EAD geralmente busca manter os alunos engajados e comprometidos com o curso, enviando comunicados, e-mails, artigos de interesse, e se colocando à disposição do aluno para auxílio e dúvidas.

Além disso, diversas outras funções de extrema importância para o aluno e para a instituição ficam encarregadas ao Tutor EAD. Dentre essas funções, algumas das principais são as listadas a seguir. 

Facilitar a aprendizagem no EAD 

É natural que algumas pessoas se sintam um pouco perdidas no ensino a distância, principalmente quando falamos em metodologia de ensino. O objetivo é sempre manter o aprendizado fluido e completo, mas por passarmos a vida toda em ensinos presenciais, o aprendizado EAD pode demorar para ser completamente absorvido.

Além disso, cada aluno tem a sua forma de aprender. Alguns preferem as videoaulas enquanto outros aprendem melhor lendo o conteúdo. O objetivo do Tutor EAD nesse cenário é facilitar a aprendizagem de cada aluno, oferecendo auxílio para que eles tirem o máximo do curso.

Por isso, as instituições notaram a grande importância de um Tutor sempre presente e engajado no curso. Dessa forma, o auxílio aos alunos é constante e um número bem menor deles pode optar por se desligar do curso.

>>> Como começar a estudar: veja como se organizar para a faculdade

Ajudar o aluno a se adaptar ao ensino a distância

Pelas aulas do ensino a distância serem feitas de forma online, sendo até mesmo alguns trabalhos e atividades dessa forma, muita gente imagina que estudar EAD seja fácil.

A história muitas vezes é oposta. Toda nossa vida nós nos acostumamos com o ensino presencial, e fomos educados através dele por toda nossa vida escolar. Com isso, o ensino a distância pode se tornar um desafio.

E é uma sensação normal! Antes de começar a se dedicar ao ensino a distância, pode ser necessário se adaptar à ele antes. E é pra isso que o Tutor EAD deve acompanhar cada aluno.

Dessa forma, ele consegue auxiliar na adaptação de cada um, fornecendo as ferramentas e as dicas para que cada aluno possa tirar o máximo do curso e tenha sucesso nos estudos e na carreira.

Motivar os estudantes 

Além de auxiliar na adaptação e facilitar a aprendizagem do conteúdo, o Tutor EAD também pode atuar de forma ativa na motivação dos alunos durante o curso.

É normal que grande parte dos alunos do ensino a distância tenham mais do que uma obrigação, possuindo uma rotina cheia e outras responsabilidades. Esse dia a dia corrido com família, trabalho, filhos e estudos pode acabar desmotivando.

Por isso, é importante a atuação do Tutor EAD na motivação desses alunos, auxiliando nos estudos, nas dúvidas, oferecendo dicas e ajudando com as datas. Tudo para que o aluno entenda que as dificuldades existem, mas elas podem ser superadas rumo à um futuro brilhante.

Essa segurança oferecida pelo Tutor EAD pode ir muito além, fazendo com que os alunos tenham retorno imediato e consigam equilibrar todas as tarefas.

Promover interação

A interação dos alunos é uma das melhores formas de engajamento com o curso a distância. Quando um aluno se manifesta, independentemente da razão, isso demonstra que ele está dentro do curso, interessado em tirar o máximo e absorver todo o conteúdo.

E quando falamos em interação, não necessariamente precisa ser uma interação positiva. Um feedback negativo do aluno também ajuda o próprio aluno e a instituição a crescerem juntos.

Quando o aluno demonstra que está com dificuldades e interage, o Tutor EAD tem a chance de entender qual é a insatisfação e onde o aluno está tendo mais dificuldades, podendo então agir para auxiliar o estudante e entender cada vez mais a turma.

Já quando a interação é positiva, o Tutor pode entender a reação como algo que está dando certo, e tem a chance de continuar com essa ação.

tutor ead 2

Criar novas formas de repassar o conteúdo 

Além de atuar no engajamento dos alunos e ajudar na adaptação, o Tutor EAD também pode ir atrás de novas formas de repassar o conteúdo. Com isso, ele pode abordar o ensino de um jeito diferente, ajudando quem tem dificuldades.

Além disso, ele pode também fazer uma curadoria de conteúdos relevantes para aprofundar e fixar o conteúdo, como notícias recentes, artigos científicos publicados, vídeos e videoaulas, jogos, entre diversos outros formatos.

Dessa forma, ele auxilia no aprendizado enquanto complementa com formatos diferentes. O aluno poderá tirar o máximo do curso, indo bem além disso no aprendizado. Tudo com a ajuda e o suporte do Tutor EAD.

Como pedir ajuda do Tutor EAD? 

Cada Tutor EAD e cada instituição podem ter formas diferentes de oferecer esse tipo de suporte aos alunos. Além disso, a plataforma de ensino também pode variar de acordo com a faculdade escolhida.

Em alguns sistemas virtuais de aprendizado, você pode solicitar o auxílio do seu Tutor EAD direto pela plataforma de ensino, por meio de mensagem e chat. Outras instituições também disponibilizam esse contato por e-mail, telefone e até mesmo Whatsapp.

De modo geral, ao ingressar em um curso a distância, faz parte das boas práticas da faculdade sempre introduzir e orientar todas as formas de solicitar ajuda do seu Tutor.

Caso haja alguma aula de apresentação no início do seu curso, nunca deixe de comparecer ou assistir pela plataforma. É através dela que você irá entender sobre todo suporte e estrutura que a instituição oferece, inclusive informações referentes ao seu Tutor.

Quando solicitar ajuda do Tutor? 

Você sabe quando deve solicitar a ajuda do Tutor EAD? De um modo geral, saber quando solicitar a ajuda do Tutor é algo bastante individual, uma vez que cada pessoa tem um ritmo, e pode ter dificuldades diferentes e adaptações diferentes ao curso e ao ensino a distância.

Porém, algumas solicitações específicas devem ser encaminhadas para o Tutor para que ele possa auxiliar da melhor forma, e ao mesmo tempo entender quais são as dificuldades de cada um.

Por isso, nunca tenha medo de apresentar suas dúvidas para o Tutor. Independentemente de qual seja ela, o trabalho do Tutor EAD é justamente ajudar com todas elas.

Dúvidas sobre o conteúdo

O Tutor EAD do seu curso geralmente será uma pessoa qualificada também sobre o conteúdo, na maior parte das vezes, graduado e pós-graduado no tema em que você está estudando.

Por isso, ele também é preparado para ajudar com dúvidas sobre o conteúdo das aulas, independentemente de qual matéria você esteja tendo dificuldades. Dessa forma, você pode se sentir confiante em perguntar ao Tutor EAD qualquer dúvida sobre o conteúdo.

É de extrema importância que o aluno sempre se sinta confortável para perguntar, pois alguma dúvida de conteúdo agora pode se tornar um problema mais para frente, seja no curso ou até mesmo no mercado de atuação.

Dificuldade para fazer alguma atividade

Assim como as dúvidas de conteúdo devem ser tiradas com o Tutor, as dificuldades nas atividades também devem ser expostas à ele.

Dessa forma, você garante que vai conseguir passar por todos os obstáculos, sempre contando com toda a ajuda disponível na instituição de ensino. Isso também te ajuda a nunca negligenciar suas dúvidas, uma vez que você vai se sentindo cada vez mais confiante conforme avança com a ajuda do Tutor EAD.

E não é necessário se desesperar! Quando se ingressa em um novo curso, principalmente quando é seu primeiro contato com o ensino a distância, as dificuldades do dia a dia, no aprendizado e fazendo as atividades podem ser considerados comuns.

Seu dever é sempre buscar por ajuda na hora que a dúvida apertar, seja na aula, em provas ou trabalhos.

tutor ead

Orientação para usar o sistema ou acessar algum material

Cada instituição de ensino pode possuir formatos diferentes de aulas, trabalhos e conteúdos relevantes. Por isso, o papel do Tutor EAD é te orientar em cada etapa do aprendizado.

Seja como iniciante no formato EAD, mudando de instituição ou até mesmo já sendo aluno no EAD há algum tempo e enfrentando dificuldades no sistema, nunca deixe de expor ao Tutor EAD suas dúvidas. Elas são válidas e podem servir também como feedback para a instituição.

Dessa forma, o Tutor deve estar sempre presente para todos os alunos, desde os iniciantes até mesmo os veteranos do curso. Ele tem a função de acompanhar todas as dúvidas e passar as orientações pertinentes do sistema.

Portanto, sempre que precisar de orientação sobre o sistema virtual de aprendizagem ou sobre acesso ao material, comunique ao Tutor EAD!

Qual a formação acadêmica dos tutores? 

Geralmente, os Tutores EAD possuem formação superior na área em que tutoram, ou seja, um Tutor do curso de Marketing tem curso superior em Marketing e áreas afins, como Administração, Comunicação, Publicidade, entre outras. Em grande parte das vezes, eles também contam com pós-graduação e especialização.

Além disso, algumas instituições solicitam ou exigem que os Tutores EAD tenham complementação pedagógica. Essa complementação busca preparar o Tutor a atender alunos, entendendo de forma mais profunda as necessidades didáticas de cada um.

Dessa forma, o Tutor EAD estará preparado para todos os desafios da carreira, conseguindo auxiliar nas demandas e nas dúvidas de cada aluno de forma individualizada e eficiente.

O Tutor EAD está presente em todos os cursos a distância de grande parte das instituições de ensino do Brasil. Essa presença se deve a sua grande importância para o curso, para o aluno e para a própria instituição.

Seja auxiliando nas dúvidas sobre a matéria, ajudando na ambientação ou orientando sobre o sistema virtual de ensino, esse profissional é peça chave em um aprendizado forte e completo.

Por isso, antes de ingressar no ensino EAD, busque por uma instituição que fornece toda a estrutura necessária para um ensino de alta qualidade, inclusive com um Tutor EAD especializado.

Quer uma instituição EAD que tem tudo isso, mais um corpo docente altamente qualificado e metodologia de ensino de qualidade? 

Na FAESA, você vai encontrar todo o suporte e estrutura necessários para se desenvolver ao máximo, com uma Graduação EAD feita para todas as suas necessidades! Conheça agora.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.