EAD

Como o tutor EAD facilita seu aprendizado no ensino a distância

Postado em 6 de jul de 2022
Loading...

Você sabe qual é o papel do tutor EAD no seu aprendizado durante a faculdade a distância?

Quando você inicia uma faculdade a distância, começa a perceber todas as vantagens que esse formato traz. Entre eles, estão a flexibilidade de horários, a liberdade de estudar de onde estiver, a economia que o curso proporciona e o suporte oferecido pelo tutor EAD.

Esse profissional é uma figura presente na maioria dos cursos a distância, sendo uma ajuda extra para que os estudantes possam absorver o conteúdo e tirar dúvidas.

Neste artigo, você vai conhecer melhor o papel do tutor EAD e por que ele é tão importante para o seu sucesso na graduação. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que faz o tutor EAD?

Como você viu na introdução, o tutor é uma figura presente na maior parte dos cursos a distância ofertados no país. Ele é uma ponte entre o professor e o estudante no ambiente virtual de aprendizagem, tendo uma série de responsabilidades nesse sentido.

Diferentemente do professor, o tutor não é responsável pela formulação de conteúdos e nem pela transferência de conhecimento em aulas. Ele, na verdade, é uma figura de autoridade que auxilia os estudantes com dúvidas sobre o conteúdo e sobre a plataforma.

Nesse cenário, enquanto o professor é um mentor, o tutor é um guia.

É ele quem fica a cargo de escutar e responder as principais dúvidas sobre o AVA, a metodologia do professor, o material de ensino e o conteúdos das disciplinas. Além disso, ele também pode trazer conteúdos complementares e em outros formatos, como exercícios e simulados.

Apesar dessa atuação geral, o papel do tutor EAD pode variar de instituição para instituição.

Pode ser que, para além do citado acima, você encontre tutores cujo papel também é acompanhar os alunos no curso e motivá-los a ficar em constante evolução.

🔵 Leia também: Quem faz faculdade EAD consegue emprego?

Por que os tutores são importantes?

Por conta de todas as atribuições acima, o tutor é uma peça-chave para a composição de uma boa metodologia de ensino a distância. Como é natural que, nesse formato, os estudantes fiquem um pouco mais dispersos, o tutor se torna o responsável por trazê-los de volta.

Parte importante de sua atuação é manter os alunos comprometidos e engajados, enviando comunicados, e-mails, artigos de interesse e se colocando à disposição para tirar dúvidas.

Mas além disso, também existem outros fatores que tornam este um profissional muito importante para quem opta pelo curso EAD.

Para funcionar em todo seu potencial, a modalidade a distância depende de responsabilidade, comprometimento e consistência. E isso é algo que pode faltar a alguns estudantes, seja porque estão desmotivados ou porque têm outras preocupações que ocupam seu dia.

O tutor EAD, então, consegue traduzir a experiência do EAD para esses estudantes, facilitando o entendimento de como funcionarão as aulas e o que é necessário para não dispersar.

Também é parte essencial do papel de tutor incentivar a interação.

Estando longe do professor e dos colegas, o estudante pode não ver com naturalidade a participação nos fóruns das disciplinas ou no chat das aulas ao vivo. Por isso, para incentivar que haja interação, o tutor costuma puxar pelos presentes.

Quando pedir a ajuda do tutor?

Sabendo no que o tutor pode ajudar você, quando pedir a ajuda dele?

De modo geral, saber quando solicitar a ajuda do tutor é algo bastante individual. Cada pessoa tem seu próprio ritmo, então podem ter dificuldades em momentos diferentes da jornada.

Pode ser que você ache que sua dúvida é superficial ou que não merece a atenção do tutor, mas a dica aqui é não pensar assim. Pode ser que essa dúvida seja pequena agora, mas se torne maior com o passar do tempo e atrapalhe seu aprendizado.

Por isso, preste atenção ao seu ritmo e peça ajuda sempre que achar que precisa. O trabalho do tutor EAD é ajudar quando você precisar, então não tenha medo de pedir.

Como pedir ajuda do tutor?

Cada instituição e cada plataforma de interação têm suas diferentes formas de oferecer o suporte do tutor. Porém, o mais comum é que você tenha um fórum específico dentro do ambiente virtual de aprendizagem ou uma página onde pode enviar mensagens privadas.

Podem existir, também, formas de enviar dúvidas por e-mail ou whatsapp. Então, fique atento às formas de contato que a sua instituição de ensino disponibiliza.

🔵 Leia também: Faculdade EAD vale a pena? As principais dúvidas sobre a modalidade

Qual é a formação do tutor EAD? 

É comum que os tutores de graduações EAD tenham formação superior na área em que tutoram.

Por exemplo, uma pessoa formada em Marketing, ou áreas afins, pode ser tutor de uma instituição em cursos de Marketing e áreas afins. É comum, também, que essas pessoas tenham uma especialização na área de ensino a distância ou tutoria.

Outra exigência da área é que os tutores tenham uma complementação pedagógica e experiência com ensino. Isso porque é preciso entender as necessidades didáticas de cada aluno e entender como supri-las.

Dessa forma, a atuação do tutor não será apenas de tirar dúvidas frequentes e repetir as palavras do professor, mas ser uma figura de importância no processo de ensino.

Onde fazer seu curso superior EAD

E agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o papel do tutor no ensino a distância, chegou a hora de conhecer instituições de ensino superior que oferecem graduações de qualidade tendo um profissional de tutoria para guiar os estudantes.

Abaixo, você encontra nossas indicações:

Todas são instituições reconhecidas pelo MEC, com avaliações máximas no índice de qualidade da pasta e que oferecem bolsas e descontos para os ingressantes.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!