Por que fazer uma pós-graduação? Veja 10 motivos!

Postado em 20 de jul de 2022
Loading...

Quer dar um salto na sua carreira? Fazer uma pós-graduação pode ser o caminho!

Cursar uma especialização traz diversos benefícios que impulsionam o seu futuro profissional, como a possibilidade de novos cargos e maior remuneração.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo! Neste artigo, vamos apresentar os principais motivos de por que fazer uma pós-graduação e tirar dúvidas sobre o curso.

Confira:

 

O que é uma pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação, como o nome sugere, são formações que vem após a obtenção do diploma de ensino superior. Ou seja, você faz uma pós-graduação para continuar seus estudos depois de terminar a faculdade.

O objetivo desse tipo de curso é aprofundar conhecimentos em determinada área e expandir a atuação do profissional. Por isso, essa categoria de estudo é dividida em dois tipos:

  1. Lato Sensu: esse tipo engloba os cursos de especialização e MBA, são pensados para o mercado de trabalho, aprimorando habilidades e aprofundando conhecimentos práticos de um profissional atuante.
  2. Stricto Sensu: já este tipo é mais voltado para a carreira acadêmica, ele engloba os cursos de mestrado e doutorado. Nesse tipo, o conhecimento é mais investigativo e pragmático, pensando em avanço científico, independente da área estudada.

Existem mais algumas diferentes entre os tipos, por exemplo:

  • As pós-graduações lato sensu resultam em um certificado de especialista, enquanto as stricto sensu dão ao profissional diplomas de mestre e doutor.
  • Os cursos strictu senso costumam ser mais densos e com etapas de seleção mais exigentes, enquanto os cursos lato sensu são mais diretos e acessíveis.
  • As especializações e MBA costumam ter duração entre um e dois anos, enquanto o mestrado dura dois anos e o doutorado, quatro anos.
  • Para receber o diploma de mestre e doutor, é preciso defender sua pesquisa em frente a uma banca. Já o certificado de especialista é entregue ao profissional sem a necessidade de um trabalho de conclusão.

🔵 Leia mais: Conheça os tipos de pós-graduação e saiba a melhor opção para você

Qual tipo de pós-graduação escolher?

Como você viu, os dois tipos de pós-graduações que existem são bastante diferentes. Por isso, a escolha entre um deles depende dos seus objetivos profissionais.

Quem procura por qualificação para se destacar no mercado de trabalho verá mais resultado ao optar pelos cursos lato sensu. Já quem deseja ingressar na carreira acadêmica, como professor e pesquisador, fará uma escolha melhor optando pelos cursos stricto sensu.

🔵 Leia também: Quando optar por uma especialização EAD? E como funciona?

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

10 motivos de por que fazer uma pós graduação?

Agora que você conhece os tipos de pós-graduação, confira os motivos de por que fazer uma:

1. Melhora as perspectivas de salário

Como falamos na introdução, uma das principais vantagens de ter uma pós-graduação é aumentar as chances de conseguir uma posição com melhor remuneração.

Segundo uma pesquisa do IBGE, quem tem uma pós-graduação pode receber um salário até 225% maior do que quem não tem a especialização.

2. Aumenta a empregabilidade

A pós-graduação pode aumentar as chances de conseguir um emprego em um setor competitivo. O mercado de trabalho está em constante evolução e procura profissionais capacitados para atender às suas necessidades.

Com conhecimentos específicos em determinada área, com certeza, o seu currículo vai se destacar em processos seletivos.

3. Traz conhecimento especializado

Se, durante a graduação, você se interessou por um tópico específico, a pós-graduação é o momento ideal para se aprofundar nesse tema.

Ser um especialista, então, permite que você mergulhe no assunto que tem afinidade e que consiga colocar esse conhecimento em prática.

4. Ajuda a explorar novas áreas

Talvez você não esteja plenamente realizado na sua área de formação. Assim, uma pós-graduação pode trazer outras possibilidades.

Com uma especialização, é possível fazer uma transição de carreira e assumir novas posições no mercado de trabalho através do conhecimento adquirido.

5. Amplia o networking

Ao fazer uma pós-graduação você amplia o seu networking, a sua rede de contatos profissionais, e tem maiores chances de conseguir boas oportunidades no mercado.

Isso porque você vai estar em contato com os seus professores, com os seus colegas e, ainda, com profissionais do mercado, através de eventos e palestras.

6. Assume cargos sênior

Para quem deseja assumir cargos mais sênior, como de especialista, ou cargos de gestão, a pós-graduação é uma excelente porta de entrada.

O Vagas.com mostrou que mais de 70% das oportunidades para quem tem pós-graduação ou superior são destinadas para nível sênior ou supervisão/coordenação.

7. Desenvolve habilidades socioemocionais

Independente do assunto você vai estudar, cursar uma pós-graduação permite que você desenvolva habilidades socioemocionais fundamentais para a sua carreira.

Isso porque você precisa desenvolver disciplina e motivação durante os seus estudos, bem como gerenciamento de tempo e habilidades organizacionais.

8. Realização pessoal

Além de todas as vantagens relacionadas à carreira, há uma grande recompensa por trás de fazer uma pós-graduação: a realização pessoal.

Afinal, o que é melhor do que adquirir conhecimento e acessar um universo de possibilidades?

9. Aumento da produtividade

Quando se é especialista em algo, existe maior confiança e autonomia sobre o trabalho. Assim, as demandas são executadas com mais agilidade.

Além disso, quanto mais conhecimento em algo, menor são as chances de erros e de possíveis remediações. Desse modo, o conhecimento contribuiu para o aumento da produtividade.

10. Atualização profissional

As tecnologias trouxeram diversas mudanças para a rotina das profissões e muitos setores agora podem contar (e precisam lidar) com softwares para a realização de tarefas.

Uma pós-graduação permite uma atualização profissional, que coloca você em encontro com as tendências da profissão e habilidades requeridas para o momento atual.

🔵 Leia também: O que vem depois da pós-graduação?

Onde fazer a sua pós-graduação

Gostaríamos de aproveitar esse momento para convidar você a conhecer nossas indicações de instituições de ensino onde fazer o seu curso de pós-graduação.

Abaixo, você encontra uma listagem com as principais instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos lato sensu com qualidade garantida e reconhecimento do MEC:

As especializações e MBA oferecidos seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar sus pós-graduação!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!